Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Com muita autoridade, América coloca fim a jejum de gols e atropela o Avaí: 3 a 0

Com tentos de Fábio Júnior (2) e Leandro Ferreira, Coelho goleou em pleno Estádio da Ressacada e se classificou para enfrentar o Internacional na terceira fase do torneio

postado em 16/05/2013 21:28 / atualizado em 17/05/2013 00:10

Cristiano Andujar/VIPCOMM

Uma reação histórica, marcada pela valentia, determinação e obediência tática. É desta forma que se caracterizou a vitória do América sobre o Avaí, na noite desta quinta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Após ter perdido o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, por 1 a 0, no Independência, o Coelho não se intimidou e devolveu com sobras o resultado, pois fez três gols fora de casa. Além disso, o time de Paulo Comelli quebrou uma sequência de quatro partidas sem balançar a rede.

Como era de praxe, o grande protagonista da vitória do América foi Fábio Júnior, o “Eterno”. Ele fez dois dos três gols e ainda perdeu outro incrível, frente a frente com o arqueiro Diego. O volante Leandro Ferreira, que há muito tempo não figurava entre os titulares, também deixou a sua marca na Ressacada. Incrédulos, os torcedores do Avaí deixaram as dependências do estádio bem antes do término da partida.

Com a goleada fora de casa, o América se classificou à terceira fase da Copa do Brasil. O adversário será o Internacional, que eliminou o Santa Cruz, nessa quarta-feira, após vencer por 2 a 0, no Rio Grande do Sul. O jogo de ida, em Pernambuco, ficou empatado em 0 a 0.

Coelho passeia na Ressacada


Com a vantagem em mãos e o mando de campo, o Avaí começou melhor na partida e assustou o América em duas oportunidades nos 10 primeiros minutos. Roberson, aos cinco, parou na boa intervenção de Neneca. Na sequência, Higor finalizou com perigo ao lado esquerdo.

O América criou a primeira oportunidade com Fábio Júnior. Aos 11’, ele recebeu a bola pelo lado direito do ataque e finalizou cruzado, próximo à esquerda do gol defendido por Diego. Foi um dos raros momentos de ataque do Coelho na etapa inicial.

Com mais qualidade de toque de bola no meio-campo, o Avaí seguiu no comando das ações. A pressão, porém, era ineficaz, já que a linha defensiva do América conseguiu neutralizar boa parte dos lances. O goleiro Neneca também teve participação importante com boas defesas.

 EDUARDO VALENTE/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO
A má fase do ataque do América foi quebrada aos 28’ do primeiro tempo. Mesmo sem fazer um bom jogo até então, o Coelho abriu o placar com Fábio Júnior, que completou a finalização de Leandro Silva após cobrança de escanteio do armador Rodriguinho: 1 a 0.

Depois do gol, o América controlou a vantagem até o fim do primeiro tempo e contou com as boas participações de seus zagueiros, Vitor Hugo e Jaílton. Firmes na marcação, eles não se intimidavam quando, por exemplo, precisavam dar chutões na bola.

No segundo tempo, o América começou bem e finalizou com Tiago Alves, de fora da área, aos nove minutos. Diego defendeu bem. Na sequência, o Avaí respondeu com Reis, que cabeceou a bola na trave esquerda da baliza defendida por Neneca. Esse foi o último lance de perigo dos donos da casa.

Aos 12 minutos, o América ampliou a vantagem com gol de Leandro Ferreira. Após boa troca de passes na entrada da área, o camisa 8 finalizou e contou com a colaboração de Pablo, que desviou a bola no meio do caminho e enganou o goleiro Diego: 2 a 0.

O Coelho seguiu com muita disposição e qualidade técnica. Aos 32’, Fábio Júnior ficou com a meta escancarada após rebote de Diego em chute de Leandro Silva. O capitão, porém, não conseguiu finalizar bem e foi barrado pelo arqueiro do Avaí. A essa altura do jogo já era amplo o domínio americano.

Aos 35’, porém, Fábio Júnior não titubeou e garantiu a classificação para o América. Com muita categoria, ele cobrou pênalti sofrido por Willians e confirmou a soberana vitória alviverde em pleno Estádio da Ressacada: 3 a 0. O triunfo acontece em momento importante, já que o time, até então, se encontrava sob forte desconfiança por parte dos seus torcedores.

AVAÍ 0X3 AMÉRICA

AVAÍ

Diego; Arlan (Vinícius Bovi, aos 17' do 2ºT), Pablo, Leandro Silva e Julinho (Márcio Diogo, aos 16 do 2ºT); Alê, Eduardo Costa, Higor (Beto, aos 26' do 2ºT) e Marquinhos; Reis e Roberson
Técnico: Ricardinho

AMÉRICA
Neneca; Leandro Silva, Vitor Hugo, Jaílton e Danilo; Claudinei, Leandro Ferreira, Juninho (Doriva, aos 30 do 2ºT) e Rodriguinho; Tiago Alves (Willians, aos 16 do 2ºT) e Fábio Júnior (Nikão, aos 40 do 2ºT)
Técnico: Paulo Comelli

Motivo: jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: quinta-feira, 16 de maio de 2013

Gol: Fábio Júnior, aos 28 do 1ºT; Leandro Ferreira, aos 12’ e Fábio Júnior, aos 35 do 2ºT

Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)

Cartões amarelos: Fábio Júnior, aos 33’ e Vitor Hugo, aos 36’ do 1ºT; Tiago Alves, aos 15’, Higor, aos 25’ e Danilo’ aos 33’ do 2ºT