Futebol Nacional
None

TUDO 'IGUAL'

Regra 'diferente' na terceira fase beneficia América contra o Inter pela Copa do Brasil

A partir desta etapa do mata-mata, o mandante não corre mais o risco de ser eliminado no primeiro jogo. Haverá, também, sorteio da CBF para definir a ordem dos confrontos

postado em 17/05/2013 19:27 / atualizado em 17/05/2013 21:23

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu as datas e horários dos confrontos entre América e Internacional, válidos pela terceira fase da Copa do Brasil. Uma coisa, porém, é certa: o regulamento que classifica o time visitante em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença no jogo de ida deixa de existir a partir desta etapa da competição. Assim, as equipes se enfrentam em condições similares.

No duelo com o Avaí, pela segunda fase da Copa do Brasil, o América foi o mandante do primeiro jogo e quase viu a possibilidade de classificação ir por água abaixo no Estádio Independência. As esperanças só foram mantidas porque Neneca executou excelentes intervenções e manteve a diferença em um gol. Se o time catarinense tivesse ampliado a vantagem, eliminaria a segunda partida.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Na partida de volta, nessa quinta-feira, em Florianópolis, o América entrou em campo desacreditado, mas conseguiu fazer 1 a 0 no primeiro tempo, mesmo sem praticar um grande futebol. Após retornar do intervalo, o time de Paulo Comelli encaixou melhor os seus ataques e balançou a rede por mais duas vezes, surpreendendo a todos os presentes no Estádio da Ressacada e vencendo por 3 a 0.

Classificado à terceira fase, o América enfrentará o Internacional em duas partidas. Se por um lado o Coelho não conta com a mesma força de elenco do Colorado, por outro entrará no confronto em condições idênticas de regulamento da Copa do Brasil, pois a possibilidade de o time de posição inferior no ranking da CBF ser eliminado na primeira partida, independentemente do resultado, deixará de valer.

A regra é benéfica ao América, já que também haverá sorteio da CBF para definir quem será o mandante do primeiro jogo. Desta forma, o Coelho conta com a possibilidade de fazer o confronto da volta no Independência, em Belo Horizonte. A Confederação aguarda o fechamento completo da segunda fase da Copa do Brasil para resolver os detalhes do mata-mata seguinte.

A terceira fase da Copa do Brasil só deverá acontecer após o término da Copa das Confederações, pois algumas datas de meio de semana entre o fim de maio e o início de junho estarão reservadas aos jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O torneio entre seleções acontece entre os dias 15 e 30 do próximo mês.

Reprodução/CBF