Futebol Nacional
None

MERCADO

Elenco do América sofre desvalorização e passa a ser o nono mais caro da Série B

Valor de mercado dos atletas caiu 32% em relação ao mesmo período do ano de 2012

postado em 23/05/2013 08:30 / atualizado em 23/05/2013 00:55

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

A Série B do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana. Dentro de campo, 20 clubes disputam o título e uma das quatro vagas de acesso à elite da competição nacional. Fora dos gramados, a Pluri Consultoria levantou o valor de mercado das agremiações e colocou o América como a nona marca mais valiosa da Segundona.

Apesar de estar entre os 10 primeiros, houve uma queda de 32% de valor do elenco do América em relação a 2012. Nessa temporada, o preço do grupo de atletas girava em torno de R$ 37,3 milhões e ocupava a quinta colocação na Série B. Em 2013, porém, os números diminuíram para R$ 26,3 milhões.

A queda do Palmeiras da Série A para a Série B parece não ter afetado tanto o valor de mercado de seu elenco. Pelo contrário, já que o preço total do grupo subiu de R$ 115,3 milhões em 2012 para R$ 121,4 milhões neste ano.

Além do Alviverde paulista, os clubes que estão à frente do América são Sport (R$ 42,6 mi), Atlético-GO (39,6 mi), Avaí (R$ 36,1 mi), Figueirense (R$ 35,4 mi), Ceará (R$ 33,3 mi), Paraná (R$ 28,9 mi) e Joinville (R$ 26,5 mi).

Os quatro elencos mais baratos são os de América-RN (R$ 14 mi); ABC-RN (R$ 13,5 mi); Boa Esporte (R$ 13,3 mi) e Guaratinguetá (R$ 12,7 mi).

O time que apresentou o maior crescimento de mercado de 2012 para 2013 foi o Paraná, com 66%. Por sua vez, o Guaratinguetá foi o grande desvalorizado, com queda de 39% do valor de seu grupo de atletas.

Para chegar ao valor de mercado dos elencos, a Pluri considera 77 critérios de avaliação divididos em 18 itens: idade; fundamentos; qualidade técnica e encantamento; capacidade de definição de jogo; aspectos táticos; força e condicionamento físico; disciplina e espírito de equipe; condição clínica; titularidade; posição em que joga; nível dos campeonatos que atua (efeito vitrine); experiência internacional; convocações para seleção; conquistas; capacidade de retorno de marketing; potencial de valorização; capacidade de adaptação e demanda atual de mercado.

Confira a lista completa dos valores dos elencos da Série B

(Foto: Reprodução)