Futebol Nacional
None

VEXAME DO COELHO

América é dominado pelo Figueirense no Horto e perde o segundo jogo na Série B

Coelho se apresentou muito mal e por pouco não foi derrotado por um placar maior

postado em 28/05/2013 23:49 / atualizado em 29/05/2013 02:53

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O América entrou em campo com o objetivo de conquistar a primeira vitória na Série B do Brasileiro, mas não foi páreo diante de tamanha superioridade do adversário na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte. Pela segunda rodada da competição, o Coelho apresentou um futebol muito ruim, de pouca criação ofensiva e acabou derrotado pelo Figueirense, por 4 a 2, no Estádio Independência. O placar só não foi maior porque o time catarinense administrou a vantagem a partir do momento em que chegou ao quarto gol.


Rafael Oliveira, Maílson, Ricardinho e Douglas Silva anotaram os tentos do Figueirense, enquanto Willians e Laércio fizeram os gols do América. O resultado deixa o time catarinense na vice-liderança da Série B, com seis pontos e três gols de saldo. Nos critérios de desempate, o primeiro colocado é o Palmeiras. Já a equipe de Paulo Comelli está na zona de rebaixamento, ainda sem pontuar, em 18º lugar.

No próximo sábado, às 16h20, o América enfrenta o Palmeiras pela terceira rodada da Série B no Estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior paulista. O Figueirense, por sua vez, recebe o Sport na sexta-feira, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 21h50.

Vexame americano no Independência

Apesar dos relâmpagos e trovões, o jogo no Independência começou com tempo seco. Porém, nos primeiros minutos, a forte chuva desabou sobre o estádio. O fenômeno oriundo dos céus foi muito ruim para o América, que não conseguiu se encontrar em campo e cometeu muitos erros.

Neneca já havia falhado contra o Guaratinguetá, na derrota por 1 a 0. Diante do Figueirense, a história se repetiu. Aos 10 minutos, ele rebateu o chute fraco de Ricardinho nos pés do atacante Rafael Costa, que não titubeou e mandou a bola para a rede: 1 a 0.

Três minutos depois foi a vez do zagueiro Vitor Hugo falhar. Sozinho, ele se atrapalhou ao tentar dominar uma bola de cabeça e ainda por cima escorregou no gramado molhado. Ficou para trás. Maílson não quis nem saber, roubou a bola e tocou na saída de Neneca: 2 a 0.

E os visitantes continuaram em cima. Aos 20’, Maílson, em outra oportunidade, acertou bolada em Neneca, que pediu atendimento médico. Na sequência do lance, o arqueiro do Coelho desabou na linha lateral do campo após cortar uma bola e deixou a baliza desprotegida. Por sorte, Jaílton conseguiu evitar o terceiro gol catarinense.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Melhor no jogo, o Figueirense quase ampliou a vantagem em chute perigoso de Wellington Saci, que mandou a bola rente à trave esquerda do Coelho, aos 34 minutos.

O América, que até então nem sequer havia ameaçado o gol de Ricardo, conseguiu diminuir o prejuízo aos 44 minutos. A jogada que começou com Leandro Silva e passou por Fábio Júnior terminou em conclusão de Willians. O camisa 11 teve de chutar duas vezes para balançar a rede de Ricardo: 2 a 1.

No início do segundo tempo, o América mostrou uma postura mais ofensiva até mesmo pelo fato de estar em desvantagem no placar. Logo no primeiro minuto, Willians bateu com perigo por cima do gol. Aos seis, Doriva, que entrou no lugar de Leandro Ferreira, soltou a bomba de longe e a bola passou ao lado direito de Ricardo.

Justamente no raro instante em que foi melhor no jogo, o América levou um balde de água fria. No primeiro ataque do Figueirense no segundo tempo, Ricardinho tabelou com Pablo e chutou forte, no ângulo esquerdo, aos 14’: 3 a 1. Cinco minutos depois, Douglas Silva se aproveitou de falha da defesa do Coelho e completou cruzamento de escanteio para as redes: 4 a 1.

A partir do momento em que fez o quarto gol, o Figueirense passou a jogar com tranquilidade. O time era comandado pela boa coordenação de Maílson, principal articulador na criação de lances pelo meio. Por sua vez, o técnico Paulo Comelli, do América, tentou dar novo gás à sua equipe com as entradas de Sérgio Mota e Laércio.

Em um lance de bola aérea, o América diminuiu a desvantagem aos 31 minutos. Após chutão de Neneca, Fábio Júnior desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Laércio, que de dentro da área bateu na saída de Ricardo. O gol, porém, não foi suficiente para acarretar em uma reação maior do Coelho, que seguiu inofensivo. Assim, o time caiu no Independência por 4 a 2.

AMÉRICA 2X4 FIGUEIRENSE

AMÉRICA
Neneca; Leandro Silva, Vitor Hugo, Jaílton e Wanderson; Claudinei, Leandro Ferreira (Doriva, no intervalo), Rodriguinho e Nikão (Sérgio Mota, aos 29 do 2ºT); Willians (Laércio, aos 23 do 2ºT) e Fábio Júnior
Técnico: Paulo Comelli

FIGUEIRENSE
Ricardo; André, Thiego, Douglas Silva e Wellington Saci; William Magrão (Luan, aos 21 do 2ºT), Ronaldo, Tinga e Maylson; Ricardinho (Danilinho, aos 17 do 2ºT) e Rafael Costa (Pablo, no intervalo)
Técnico: Adílson Batista

Motivo: segunda rodada da Série B
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: terça-feira, 28 de maio de 2013

Gols: Rafael Oliveira, aos 10’, Maílson, aos 13’, e Willians, aos 44 do 1ºT; Ricardinho, aos 14’, Douglas Silva, aos 19 e Laércio, aos 31’ do 2ºT

Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Alberto Poletto Masseira (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)

Cartões amarelos: Ricardo, aos 15’, Ricardinho, aos 17, Laércio, aos 26’, e Doriva, aos 36 do 2ºT

Público: 682 pagantes e R$ 8.530,00