Futebol Nacional
None

1 A 0

América surpreende Palmeiras, sustenta a pressão e vence primeiro jogo na Série B

Gol de Nikão, aos 37 minutos do primeiro tempo, garantiu o triunfo alviverde em Itu

postado em 01/06/2013 18:14 / atualizado em 01/06/2013 21:58

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Foi com muito sofrimento, suor e dramaticidade, mas a primeira vitória do América na Série B do Campeonato Brasileiro finalmente aconteceu. Na tarde deste sábado, em Itu, no interior paulista, o Coelho levou a melhor sobre o Palmeiras, por 1 a 0, e quebrou a sequência de dois reveses que tanto incomodava no início da competição. O único gol da partida foi marcado por Nikão, aos 37 minutos do primeiro tempo.

Durante boa parte do jogo, o Coelho apresentou uma postura defensiva, de muita marcação, que dificultou os lances de ataque do Palmeiras. Firmes, os zagueiros Vitor Hugo e Jaílton não hesitavam ao darem chutões na bola, assim como o lateral-direito Leandro Silva. Substituto de Neneca, Matheus fez boas intervenções e impediu que o time da casa pudesse empatar ou até mesmo virar a partida. Na raça, os comandados de Comelli levaram os três pontos para Belo Horizonte.

Pela rodada seguinte da Série B, o América, que pulou para a 12ª posição, também joga fora de casa. Na próxima terça-feira, o Coelho estará na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, onde enfrenta o Icasa a partir das 21h50. No mesmo dia, o Palmeiras, agora quarto colocado, recebe o Avaí, também em Itu, às 19h30.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO

América joga recuado, mas sai em vantagem

Apesar de ser considerado a “zebra” do confronto, o América começou melhor do que o Palmeiras e pressionou durante os 10 primeiros minutos. A primeira boa oportunidade do time foi criada por Danilo, que chutou de pé esquerdo de fora da área. Atento ao lance, Bruno conseguiu defender bem no canto. O Coelho ainda criou outra chance com Doriva, mas novamente foi impedido pela excelente intervenção do arqueiro palmeirense.

Os momentos de pressão do América diminuíram durante a sequência do primeiro tempo. Em casa, o Palmeiras conseguiu equilibrar as ações e tentou implementar seu ritmo de jogo. Aos 19', Vinícius cruzou do lado esquerdo e a bola foi na cabeça de de Henrique. O zagueiro palmeirense deu leve desvio e Matheus, que substituiu o goleiro Neneca, protagonizou uma defesa espetacular. O jovem arqueiro americano ainda interviu no cruzamento de Ayrton, aos 22 minutos.

Aos 24', o América perdeu Fábio Júnior, sua principal referência, por conta de lesão no joelho. Willians entrou para fazer a função de atacante. Só que o Coelho passou a ficar mais recuado e, de certa forma, abandonou o 4-5-1 e passou a jogar no 4-6-0. Isso fez com que o Palmeiras avançasse ainda mais e criasse outras duas oportunidades de gol, todas elas defendidas por Matheus.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DA PARTIDA EM ITU

Sem o centroavante, o América dependia das boas intervenções dos armadores Rodriguinho e Nikão, principais criadores de jogadas do time. E a boa trama entre eles aconteceu aos 37 minutos do primeiro tempo. O camisa 10 e capitão recebeu cobrança de lateral de Danilo e deu bom passe para o meia-atacante, que chutou cruzado no canto esquerdo de Bruno: 1 a 0.

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO



Atordoado por ter levado o primeiro gol em casa, o Palmeiras partiu para cima e sufocou o Coelho, mas de maneira desorganizada. A marcação com os volantes Doriva, Andrei Girotto e Claudinei foi eficiente e os zagueiros Jaílton e Vitor Hugo não tinham vergonha de dar chutões na bola quando necessário. Assim, os mineiros conseguiram segurar a vantagem no primeiro tempo.

“Venho treinando todos os dias essa bola cruzada. É manter o mesmo ritmo para sair com a vitória”, disse Nikão, autor do gol do América, no intervalo da partida.

Palmeiras pressiona muito e Matheus segura o placar


Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Palmeiras teve uma chance claríssima para empatar. Caio, que havia entrado no lugar de Wesley, recebeu passe de Ayrton, driblou o goleiro Matheus, mas ficou sem ângulo e chutou a bola para fora. Poucos instantes depois, o camisa 29 do Verdão teve mais uma boa chance, porém finalizou ao lado da meta americana.

O Palmeiras continuou na pressão. Aos 13', Ayrton cobrou falta com perigo, por cima do gol. O Coelho tentou responder com Claudinei, que bateu de fora da área, mas sem assustar a meta guardada por Bruno. Na sequência, os donos da casa voltaram ao ataque e Leandro arriscou da meia-lua, exigindo boa defesa de Matheus.

Durante todo o segundo tempo, o América se apresentou bem na defesa e barrou os principais recursos ofensivos do Palmeiras. O time da casa insistia muito nas jogadas pelo meio, com Leandro, Caio e Thiago Real, mas acabou fortemente marcado pela linha de marcação implementada por Paulo Comelli. Diferentemente da partida anterior, contra o Figueirense, os zagueiros Jaílton e Vitor Hugo foram firmes na frente da área. Com muita personalidade, o goleiro Matheus não sentiu a pressão por substituir Neneca e fez ótimas defesas.

Nos últimos instantes do jogo, o América ainda teve uma grande oportunidade para fazer o segundo gol. Nikão recebeu ótimo passe em profundidade, ganhou no corpo a corpo da marcação, mas acabou finalizando em cima de Bruno. A partir deste momento, o Coelho limitou-se a defender e conseguiu segurar toda a pressão exercida pelo Palmeiras. A vitória sobre o favorito ao título serve não somente para afastar a má fase, mas também para dar ânimo por uma boa sequência na Série B do Brasileiro.

PALMEIRAS 0X1 AMÉRICA


PALMEIRAS
Bruno; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley (Caio) e Thiago Real (Ronny, aos 21 do 2ºT); Leandro e Vinícius (Maikon Leite, aos 21 do 2ºT)
Técnico: Gilson Kleina

AMÉRICA

Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto, Doriva, Rodriguinho (Bady, aos 15 do 2ºT) e Nikão (Kaio, aos 42 do 2ºT); Fábio Júnior (Willians, aos 24 do 1ºT)
Técnico: Paulo Comelli

Motivo: terceira rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: sábado, 1º de junho de 2013

Gol: Nikão, aos 37' 1ºT

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Zanotti (ambos do ES)

Cartões amarelos: Danilo, aos 8', Willians, aos 13', Nikão, aos 39', Leandro, aos 42', e Matheus, aos 45' do 2ºT

Público: 7.747 pagantes
Renda: R$ 231 mil