Futebol Nacional
None

Verdão é o Coelho

América se impõe, mesmo jogando fora de casa, e vence o Palmeiras por 1 a 0, garantindo primeiro triunfo do time na competição

postado em 02/06/2013 08:31

(MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO)

A exemplo do que aconteceu no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, em Florianópolis, quando todos imaginavam que o América perderia para o Avaí, vencedor no Independência por 1 a 0, o Coelho mais uma vez surpreendeu. Naquela oportunidade, o Coelho bateu o time catarinense por 3 a 0, e ontem, a equipe do técnico Paulo Comelli, jogando no Estádio Novelli Júnior, em Itú, bateu o Palmeiras, pela 3ª rodada da Série B. Seu rival vinha com 100% de aproveitamento, depois das vitórias por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, e 3 a 0, na Asa, enquanto o Coelho não sabia o que era vencer, com as derrotas para o Guaratinguetá, por 1 a 0, e Figueirense, por 4 a 2. A previsão era a mais pessimista possível, e muitos previam que o time americano sofreria uma goleada para o Verdão, mas em campo o que se viu foi outra realidade: um time seguro e que finalmente obteve a vitória, resultado justo pelo que apresentou durante toda a partida. Nem nos momentos de pressão do adversário, perdeu o controle do jogo. Icasa, na terça-feira, em Juazeiro do Norte, serão os próximos desafios

O América soube jogar. Mostrou uma tranquilidade que não havia demonstrado nos outros jogos. A grata surpresa foi o goleiro Matheus, que barrou Neneca e mostrou que, mais uma vez, a categoria de base do alviverde sabe revelar. Fez pelo menos três grandes defesas e nas outras participações, por estar bem colocado e atento, não teve dificuldades para segurar com firmeza a bola. Empolgados pelos bom desempenho nos primeiros jogos, o Palmeiras partiu para cima logo de cara. Mas teve problemas, porque encontrou um Coelho muito bem postado na defesa.

Ainda no primeiro tempo, a estratégia armada pelo técnico Paulo Comelli deu certo. Num rápido contra-ataque pela esquerda, Nikão recebeu bom passe de Rodriguinho e deslocou o goleiro Bruno, com um preciso chute. O arqueiro palmeirense não gostou das criticas recebidas no intervalo, e quando questionado por um repórter foi curto: "Não falhei. Agora vocês falam o que quiserem”. Depois do jogo também teve atritos com os torcedores. Na segunda etapa, o Palmeiras manteve a segurança, enquanto o América fazia o jogo que lhe garantia. Caio perdeu dois gols (ele havia entrado no lugar de Wesley, tornando a equipe mais ofensiva), mas aos poucos o Coelho foi se fechando para garantir a vantagem.

Além da boa presença de Matheus, outro fator importante foi a aplicação de toda a equipe. Aos 23 minutos, Fábio Júnior saiu, com uma distensão na coxa direita. Entrou Willians, que se preocupou muito em defender, o que é fundamental na Série B. Quando todos os jogadores auxiliam na marcação, tem grandes possibilidades para que sua equipe seja a vencedora. Foi esta a prova do América ontem.

EM BRAGANÇA

No outro jogo da tarde de ontem, o Bragantino venceu Guaratinguetá por 2 a 0, gols de Lincom e Raphael, na estreia do técnico Vagner Benazzi, em sua terceira passagem pelo clube, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Depois de duas derrotas, a diretoria do alvinegro dispensou Mazola Júnior, e recorreu a Benazzi. Mais uma vez deu certo.

Galo Carijó estreia com vitória

O Tupi brilhou em sua estreia no Grupo A6 da Série D, ao derrotar o Aracruz por 5 a 3, no Estádio Eugênio Bitti, em Aracruz (ES). O jogo agradou pela movimentação e os gols, marcados por Ademilson, Fabrício Soares, Núbio Flávio, Henrique e Rafael Estevis para o Galo Carijó de Juiz de Fora, enquanto Bombom fez três gols dos capixabas.. Jogando em casa, no Estádio Fausto Alvim, o Araxá foi surpreendido pelo Nova Iguaçu, e acabou derrotado por 1 a 0, gol de Jorge Felipe logo no começo da partida. O Ganso pressionou, mas mesmo com apoio da torcida, não conseguiu nem o gol de empate. Já pela Série C, o Betim conseguiu um bom resultado, ao empatar por 0 a 0 com o Crac, o mesmo que o eliminou na Copa do Brasil. O jogo, muito fraco tecnicamente, foi no Estádio Genervino Fonseca, em Catalão. Na próxima rodada o time de Betim vai receber o Caxias, dia 9, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.