Futebol Nacional
None

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Taiti treinará no Lanna Drumond e deve enfrentar o América no fim de semana

Campeã da Copa das Nações da Oceania, a Seleção do Taiti, que está no Grupo B da Copa das Confederações, fará a sua preparação no CT do América durante seis dias

postado em 05/06/2013 17:21 / atualizado em 05/06/2013 17:49

GREGORY BOISSY/AFP PHOTO

Presente no Grupo B da Copa das Confederações, a Seleção do Taiti desembarcará em Belo Horizonte na noite desta quinta-feira, às 23h20, no Aeroporto Internacional de Confins. No dia seguinte, a delegação iniciará um período de seis dias de treinamento no CT Lanna Drumond, pertencente ao América. É provável que no próximo sábado ocorra um jogo-treino entre o atual campeão da Copa das Nações da Oceania e o Coelho.

O período de treinos do Taiti em Belo Horizonte não faz parte do calendário da Fifa. Entretanto, a delegação da Seleção, que é composta em sua maioria por jogadores amadores, pretende explorar ao máximo os métodos de trabalho do futebol brasileiro, conforme destacado pelo goleiro Mikael Roche. “Cada minuto no gramado é um tempo que temos para nos preparar para a disputa no Brasil e todos estamos conscientes disso”, afirmou o atleta, que trabalha como professor de ensino médio no país.

Único jogador profissional do Taiti, o atacante Marama Vahirua, que passou pelos clubes franceses Nantes, Lorient e Nancy e hoje defende o Panthrakikos, da Grécia, também ressaltou a possibilidade de jogar em solo brasileiro. “É uma oportunidade única de elevar o nível de nosso futebol, de mostrar que ele mira cada vez mais longe”, disse.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Assim, o Taiti treinará no CT Lanna Drumond entre 7 e 12 de junho. Nas vésperas da estreia contra a Nigéria, no dia 17, no Mineirão, o selecionado fará sua preparação no SESC Venda Nova. Os outros adversários dos taitianos são contra a Espanha, no Maracanã (RJ), dia 20, e Uruguai, na Arena Pernambuco, dia 23.

Parceria entre América e Taiti


O superintendente geral do América, Alexandre Faria, explicou que será estabelecida uma espécie de parceria para o desenvolvimento do futebol no Taiti. Desta forma, é provável que a relação entre o clube mineiro e a seleção se estenda mesmo após o término da Copa das Confederações.

“O Taiti fará um intercâmbio de treinamento no CT Lanna Drumond. Eles chegarão um pouco antes em Belo Horizonte justamente para acompanhar a preparação de uma equipe profissional. O América continuará treinando normalmente no CT e a comissão técnica deles será orientada durante todo o período”, frisou Faria, em contato com o Superesportes.

O América abriu as portas para possíveis períodos de intercâmbio de jogadores do Taiti na equipe profissional. “Não está descartada uma experiência de alguns atletas de destaque no time do Taiti aqui no América. Podemos fazer a mesma coisa em relação ao Nakazawa, zagueiro japonês que defendeu o clube em 1997 e disputou duas Copas do Mundo por sua seleção. É uma possibilidade”, ponderou. Citado pelo dirigente, Nakazawa defendeu o time júnior do América no fim da década de 1990 e, posteriormente, disputou os Mundiais de 2006 e 2010 pela Seleção do Japão.

Caso confirme a atividade contra os profissionais do América, o Taiti fará o seu segundo jogo-treino antes de disputar a Copa das Confederações. O primeiro aconteceu contra a Seleção Sub-20 do Chile e o time do técnico Eddy Etaeta foi goleado por 7 a 0.

Tags: confederações das copa semana de fim américa drumond lanna taiti