Futebol Nacional
None

SÉRIE B

América mantém bom retrospecto fora de casa, afunda Paysandu e fica perto do G-4

Com gols de Vitor Hugo e L. Ferreira, Coelho venceu 4º jogo como visitante no torneio

postado em 06/08/2013 23:44 / atualizado em 07/08/2013 15:26

Marcelo Seabra/Futura Press/Folh

Gramado ruim, encharcado por conta da chuva e uma torcida barulhenta no Estádio da Curuzu, em Belém (PA). O América enfrentou todos esses desafios no confronto desta terça-feira, contra o Paysandu, pela 13ª rodada da Série B do Brasileiro. Mesmo com tais adversidades, o Coelho conquistou sua quarta vitória fora de casa na competição graças aos gols de Vitor Hugo, aos 47 minutos do primeiro tempo, e Leandro Ferreira, aos 31 da etapa final: 2 a 0.

O resultado fez o América subir para sexto lugar na Série B, com 22 pontos – dois a menos do que o quarto colocado Sport. Na próxima sexta-feira, o Coelho, que está invicto há 10 jogos na competição, fecha a sequência como visitante diante do ASA-AL, às 19h30, em Arapiraca.

Já o Paysandu, que perdeu pela segunda vez no Estádio da Curuzu em 2013, segue em situação complicadíssima na Segunda Divisão. Com apenas 12 pontos, o Papão conheceu sua sétima derrota e permaneceu na vice-lanterna, acima somente do ABC-RN, com sete.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DA PARTIDA EM BELÉM

Além do adversário, Coelho supera gramado ruim

O péssimo estado do gramado do Estádio da Curuzu atrapalhou os desempenhos de Paysandu e América. Cada vez que os jogadores tentavam conduzir a bola, eram “desarmados” pelo lamaçal proporcionado pela chuva na cidade de Belém. Com isso, as equipes apostaram muito em lançamentos longos, chutes de longa distância e bolas aéreas.

O Paysandu esteve mais próximo de abrir o placar nos primeiros instantes do jogo. Marcelo Nicácio, goleador da equipe, chegou a driblar Matheus aos 11 minutos, mas perdeu o ângulo e acabou chutando para fora. Pouco antes, ele havia cabeceado fraco, no centro da baliza, permitindo defesa fácil do arqueiro alviverde.

Carlos Cruz/América Futebol Clube
Depois de muito tempo sem nenhum lance de perigo, o América assustou em duas oportunidades. Na primeira, Rodriguinho viu o goleiro Marcelo adiantado e tentou toque por cobertura. Diego Bispo salvou em cima da linha. Na sequência, aos 30 minutos, Gualberto foi acionado em cobrança de falta e cabeceou para o fundo das redes, mas o árbitro Rodrigo Nunes de Sá assinalou impedimento.

O jogo continuou à base de chutões e bolas paradas. Zê Antônio deixou a torcida no Estádio da Curuzu com grito de gol engasgado na garganta ao testar firme na rede de Matheus, mas pelo lado de fora. Já Vitor Hugo, do América, não perdeu a oportunidade de abrir o marcador. Aos 47', ele apanhou de cabeça o rebote da finalização de Nikão e mandou para o fundo das redes: 1 a 0.

Os dois primeiros terços da etapa final ficaram marcados pelas entradas mais violentas dos jogadores das duas equipes. O árbitro Rodrigo Nunes de Sá acabou punindo quatro atletas com cartão amarelo, sendo que o lance mais perigoso aconteceu no carrinho de Zé Antônio em Doriva. Apesar da tensão pelas faltas, era o Coelho quem ditava o ritmo do jogo com toque de bola mais qualificado.

Na primeira oportunidade clara de gol do segundo tempo, o América praticamente matou a partida em jogada protagonizada por dois volantes reservas. Aos 31 minutos, Doriva deu ótimo cruzamento do lado direito de ataque para Leandro Ferreira, que, sozinho, dominou a bola no peito com categoria e colocou no canto direito de Marcelo: 2 a 0. O Paysandu ainda tentou diminuir, mas não teve nenhuma criatividade na construção dos lances e a contagem do placar permaneceu inalterada.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

PAYSANDU 0X2 AMÉRICA

PAYSANDU
Marcelo; Yago Pikachu, Fábio Sanches, Diego Bispo e Pablo; Zé Antônio, Esdras (Alex Gaibu, aos 30 do 2ºT), Diego Barboza (João Neto, aos 13 do 2ºT) e Eduardo Ramos (Tales, aos 13 do 2ºT); Heliton e Marcelo Nicácio
Técnico: Arturzinho

AMÉRICA
Matheus; Leandro Silva, Gualberto, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto (Doriva, aos 22 do 2ºT), Kleber (Leandro Ferreira, aos 26 do 2ºT), Rodriguinho e Willians (Tiago Alves, aos 29 do 2ºT); Nikão
Técnico: Paulo Comelli

Motivo: 13ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio da Curuzu, em Belém (PA)
Data: terça-feira, 6 de agosto de 2013

Gols: Vitor Hugo, aos 47 do 1ºT; Leandro Ferreira, aos 31' do 2ºT

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Luís Cláudio Rodrigues da Costa (AM) e Jander Rodrigues Lopes (AM)

Cartões amarelos: Diego Bispo, aos 39, Yago Pikachu, aos 44 do 1ºT; Rodriguinho, aos 17, Andrei Girotto, aos 18, Leandro Silva, aos 24, Zé Antônio, aos 27, e Vitor Hugo, aos 35 do 2ºT