Futebol Nacional
None

14ª RODADA

Irreconhecível em Alagoas, América perde sequência invicta na Série B para o ASA

Coelho sentiu falta de Rodriguinho e praticamente não incomodou no revés por 2 a 0

postado em 09/08/2013 21:22 / atualizado em 09/08/2013 23:22

Carlos Cruz/América Futebol Clube

Caiu a invencibilidade de 10 jogos do América na Série B do Brasileiro. Nesta sexta-feira, em Arapiraca (AL), o time sentiu bastante a ausência de Rodriguinho, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e perdeu para o ASA por 2 a 0, em duelo válido pela 14ª rodada. Elionar Bombinha, aos 32', e Wanderson, aos 37 minutos do primeiro tempo, decretaram a vitória dos mandantes no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

Além de quebrar a sequência invicta de mais de dois meses, o resultado adverso deixa o América na sétima colocação da Série B, com 22 pontos em 13 partidas. Na próxima terça-feira, às 19h30, o time de Paulo Comelli tenta a reabilitação diante do São Caetano, no Independência.

Já o ASA deu um enorme salto na tabela e passou da 16ª para a 10ª posição. Também na terça-feira, às 19h30, o Alvinegro estará em Santa Catarina para enfrentar o Avaí.

Tanto América quanto ASA ainda podem perder posições, já que a 14ª rodada da Série B será finalizada neste sábado.

Irreconhecível em campo, Coelho é facilmente dominado

O América entrou em campo muito desligado. Logo no primeiro minuto de jogo, o ASA abriu o placar com gol em cruzamento que passou por toda a defesa alviverde. Contudo, a auxiliar Katiuscia Berger Mendonça assinalou impedimento em lance duvidoso que gerou reclamações por parte dos donos da casa.

O lance de perigo foi apenas uma prévia do que seria o primeiro tempo. O ASA jogou totalmente no ataque e sufocou bastante o América, que sentiu dificuldades sem a presença do meia Rodriguinho, seu principal jogador.

Foram pelo menos três chances perigosas para a equipe de Arapiraca durante os 20 primeiros minutos. A melhor delas foi quando Osmar chutou cruzado e Didira tentou, sem sucesso, alcançar a bola de carrinho.

Insatisfeito com a marcação na entrada da área, Paulo Comelli substituiu Andrei Girotto por Jaílton e o América passou a jogar no 3-5-2. Contudo, os três defensores formaram uma linha na frente da grande área e o ASA passou a pressionar ainda mais.

A única oportunidade criada pelo Coelho aconteceu aos 30 minutos. Willians recebeu passe de Nikão e chutou em cima de Gilson. O ASA respondeu aos 32', porém com gol. Didira cobrou falta com perfeição e Elionar Bombinha cabeceou para as redes: 1 a 0.

Cinco minutos depois, o ASA ampliou o marcador após falhas de marcação de Vitor Hugo e Jaílton. O atacante Wanderson, que não tinha nada a ver com isso, tocou com categoria por cima de Matheus: 2 a 0. O time alagoano quase ampliou aos 40', em falta cobrada por Thalysson.

No segundo tempo, o América criou uma boa chance aos oito minutos, com Leandro Silva. Porém, no contra-ataque seguinte puxado por Elionar Bombinha, o ASA esteve próximo de ampliar o marcador. Quase na marca do pênalti, Wanderson chutou a bola por cima do gol de Matheus.

Apesar do mau rendimento de sua equipe, o técnico Paulo Comelli não abriu mão do esquema tático 3-5-2 e promoveu a estreia de Marcão no lugar de Nikão. O atacante chegou a finalizar com perigo em cruzamento de Leandro Silva, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Na sequência da etapa complementar, o ASA diminuiu o ritmo e passou a administrar o jogo. Comelli tentou sua última cartada ao colocar Fábio Júnior no lugar de Willians aos 25 minutos, porém em nada acrescentou ao América. A partida seguiu tranquila para o time mandante até os últimos instantes.

ASA-AL 2X0 AMÉRICA

ASA-AL
Gilson; Osmar (Michael, aos 39 do 2ºT), Micael, Fabiano e Samuel; Jorginho, Rudiero, Thallyson e Didira; Elionar Bombinha (Jefferson Maranhense, aos 43 do 2ºT) e Wanderson.
Técnico: Leandro Campos

AMÉRICA
Matheus; Leandro Silva, Gualberto, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto (Jaílton, aos 28 do 1ºT), Doriva, Kleber e Willians (Fábio Júnior, aos 25 do 2ºT); Nikão (Marcão, aos 10 do 2ºT)
Técnico: Paulo Comelli

Motivo: 14ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca (AL)
Data: sexta-feira, 9 de agosto de 2013, às 19h30

Gols:
Elionar Bombinha, aos 32, e Wanderson, aos 37' do 1ºT

Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE)
Assistentes: Katiuscia M. Berger Mendonça (ES) e Ricardo Aragão Lima de Melo (SE)

Cartões amarelos: Jorginho, aos 6, Kleber, aos 18 do 2ºT
Público e renda: 1.341 pagantes e R$ 12.070,00