Futebol Nacional
None

28ª RODADA

América vacila e deixa vitória sobre a Chapecoense escapar no fim do jogo: 1 a 1

Coelho perdeu boa chance de se aproximar do grupo dos quatro primeiros da Série B

postado em 08/10/2013 21:27 / atualizado em 09/10/2013 01:13

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O América não conseguiu emplacar sua terceira vitória seguida e ficou apenas no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, nesta terça-feira, no Independência, pela 28ª rodada da Série B. O time alviverde até começou bem a partida, dominando todo o primeiro tempo e abrindo o marcador com o meia Elvis. Contudo, a postura recuada na etapa final castigou o Coelho, que sofreu gol de Bruno Rangel aos 37 minutos.

O empate foi muito ruim para as pretensões do América na reta final da Segundona. O time, que ainda sonha com o acesso à elite do futebol brasileiro, alcança a marca de 43 pontos na oitava posição na tabela de classificação. O Coelho não vence em casa há um mês, mas terá nova oportunidade na próxima sexta-feira, também às 19h30, diante do Boa Esporte.

A Chapecoense, por sua vez, segue em situação bastante tranquila na Série B. Com 53 pontos, os catarinenses estão cada vez mais próximos do inédito acesso à Primeira Divisão. No sábado, o compromisso será fora de casa, contra o Avaí, às 16h20, em Florianópolis.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DO JOGO NO INDEPENDÊNCIA

Domínio total do Coelho no primeiro tempo

Em ascensão, o América entrou em campo para quebrar a fama de “pé frio” em casa e reforçar o sonho pelo acesso à elite. E o bombardeio alviverde perdurou durante todo o primeiro tempo. Somente nos 10 primeiros minutos, Bady e Nikão finalizaram com perigo e exigiram boas defesas de Nivaldo. A Chapecoense permanecia acuada no campo de defesa e saía pouco para o jogo.

Aos 16 minutos, o Coelho sofreu uma baixa. Em dividida com Alemão, Wéverton sentiu a coxa e não suportou por muito tempo. Xodó da torcida alviverde, Alessandro foi chamado pelo técnico Silas e entrou em cena pouco depois, permanecendo isolado no ataque. O esquema tático no meio continuou o mesmo, com Elvis e Nikão caindo pelas pontas e Bady mais centralizado.

O América, que chegou a ter 64% de posse de bola em determinado momento do primeiro tempo, sentiu um pouco de dificuldade para penetrar na área da Chapecoense, porém não desperdiçou a chance mais clara que teve. Aos 40 minutos, Nikão encarou três adversários e, inteligentemente, percebeu a penetração de Elvis na grande área. Sozinho, o armador bateu na saída de Nivaldo e ainda viu a bola tocar na trave antes de entrar: 1 a 0.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

Postura defensiva castiga o América no fim

Nos 45 minutos finais, o América fez o inverso em relação ao primeiro tempo e manteve uma postura um pouco mais defensiva. Isso chamou a Chapecoense para o ataque e as jogadas pelo lado esquerdo através do lateral Fabinho Gaúcho passaram a ser exploradas com muita intensidade. Os catarinenses também conseguiram diminuir a desvantagem na posse de bola.

Recuado, o América levou vários sustos, principalmente quando a Chape executava cruzamentos que passavam por toda a extensão da grande área, deixando os torcedores bastante tensos na arquibancada. Nos momentos em que conseguia avançar, o Coelho desperdiçava as chances. Como aconteceu aos 26 minutos, quando Nikão limpou o lance e deixou Elsinho cara a cara com Nivaldo. O camisa 2 acabou chutando torto para fora.

A pressão catarinense era grande. Depois dos 30 minutos, o Coelho não conseguiu emplacar nenhuma jogada de contra-ataque e acabou castigado no fim da partida. Aos 36 minutos, Danilo cometeu pênalti em Wanderson. Na cobrança, Bruno Rangel mostrou porque é o artilheiro isolado da Série B. Com muita categoria, ele deslocou o goleiro Matheus e confirmou seu 27º gol no campeonato: 1 a 1.

AMÉRICA 1X1 CHAPECOENSE

AMÉRICA
Matheus; Elsinho, César Lucena, Vitor Hugo e Danilo; Gualberto, Leandro Ferreira (Juninho, no intervalo), Elvis (Tiago Alves, aos 32 do 2ºT), Bady e Nikão; Wéverton (Alessandro, aos 21 do 1ºT)
Técnico: Silas

CHAPECOENSE
Nivaldo; Alemão, Rafael Lima, Tiago Saletti e Fabinho Gaúcho (Radar, aos 28 do 2ºT); Wanderson, Paulinho Dias, Augusto (Potita, aos 16 do 2ºT) e Athos; Tiago Luís (Soares, aos 16 do 2ºT) e Bruno Rangel
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Motivo: 28ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: terça-feira, 8 de outubro de 2013, às 19h30
Gols: Elvis, aos 40 do 1ºT; Bruno Rangel, aos 37 do 2ºT
Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo
Assistentes: Ciro Chaban Junqueira e Anderson Silva Ribeiro
Cartões amarelos: Fabinho Gaúcho, aos 35 do 1ºT; Gualberto, aos 39, e Radar, aos 46 do 2ºT
Público e renda: 708 pagantes e R$ 12.380,00

Tags: elvis tropeço independência g-4 chapecoense américa bruno rangel série b