Futebol Nacional
None

AMÉRICA

À espera do STJD

Julgamento do Icasa é adiado, mas situação do time cearense pode interferir na definição do último time a subir. América e Boa aguardam

postado em 27/11/2014 09:05

Estado de Minas /

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O América entra em campo sábado, às 16h20, no Independência, contra o Sampaio Corrêa, para tentar conquistar a volta à elite do futebol brasileiro, mas novamente poderá depender do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Dessa vez nada de perder pontos, como foi o caso do lateral-esquerdo Eduardo, em que a equipe perdeu seis pontos por escalá-lo de forma irregular. A diretoria está de olho no julgamento do Icasa, no Rio de Janeiro, que pode fazer o time subir para a quinta posição da Série B e aumentando as chances do Coelho. Previsto para hoje, o julgamento foi retirado da pauta no fim da tarde.

Mesmo já rebaixado, o time cearense pode mudar a tabela da Série B. O clube será julgado por ter entrado na Justiça Comum reivindicando uma vaga na Série A de 2014. Na ocasião, o time de Juazeiro do Norte, quinto da Segunda Divisão de 2013 (59 pontos), atestou uma irregularidade na escalação do volante Luan, do Figueirense, que subiu em quarto (60 pontos). Se apenada, a agremiação catarinense poderia perder pelo menos seis pontos – três pela lei e três pela vitória contra o América, por 4 a 2, em que ocorreu a irregularidade . Porém, antes que todas as instâncias da Justiça Desportiva fossem esgotadas, a equipe do Nordeste brasileiro buscou recurso na Justiça Comum.

O Icasa conseguiu liminar para jogar a Série A, mas a CBF conseguiu cassá-la antes do início da competição. Em 29 de agosto, o clube foi julgado e punido, por três votos a um, com a exclusão da Série B. Um efeito suspensivo, no entanto, manteve o clube na disputa da Série B até a última rodada.

As possibilidades Caso a exclusão invalide todos os resultados do Icasa na competição, a equipe menos prejudicada seria a Portuguesa, que não teria nenhum ponto retirado. Só que a Lusa não veria tanto efeito na suposta decisão, pois já está rebaixada. Outros clubes não tão afetados seriam América e Atlético-GO, com um ponto perdido cada. Vasco, Oeste e Santa Cruz, com dois pontos perdidos cada, sofreriam poucos danos. Por outro lado, Avaí, Sampaio Corrêa, Paraná Clube e América-RN perderiam seis pontos cada, já que venceram os dois duelos. Em outro cenário, todas as equipes seriam declaradas vencedoras diante do Icasa. Logo, Portuguesa (6 pontos), América (5 pontos), Vasco (4 pontos) e Santa Cruz (4 pontos) se viriam beneficiadas. Há também a possibilidade de o STJD se aproveitar do rebaixamento antecipado da equipe de Juazeiro do Norte e aplicar somente uma multa. Assim, o clube jogaria a última rodada contra o Boa Esporte e cumprira tabela junto aos demais.