Futebol Nacional
None

AMÉRICA

'Esquecido' no Mineiro, Xavier reaparece no Brasileiro e ganha sequência com Givanildo

Jogador se mostrou mais defensivo, mas prometeu ganhar confiança para atacar

postado em 30/05/2016 08:00 / atualizado em 29/05/2016 21:42

Ramon Lisboa/EM D.A Press
Participativo na reta final da Série B de 2015, em que o América garantiu o quarto lugar, com 65 pontos, e subiu para a Primeira Divisão, o meia Xavier passou por momento complicado durante o Campeonato Mineiro de 2016. Embora tenha sido relacionado para todas as partidas, o jovem de 21 anos não entrou em campo uma vez sequer na campanha do título estadual. Depois de cinco meses, o técnico Givanildo Oliveira enfim utilizou Xavier nos instantes finais da derrota para o Fluminense por 1 a 0, na estreia do Campeonato Brasileiro, no dia 15 de maio. Dez dias depois, o camisa 17 apareceu como titular na lateral esquerda e atuou durante os 90 minutos do empate por 1 a 1 com o Vitória. No último sábado, contra o Cruzeiro, Givanildo repetiu a dose e manteve Xavier. Ao que tudo indica, o jogador ganhará sequência no decorrer da Série A.

Contra o Vitória, Xavier se arriscou algumas vezes no ataque. Já diante do Cruzeiro, optou por defender em função da velocidade do meia-atacante Elber, que sempre caía pelo lado direito de ataque. Segundo o Footstats, o prata da casa do Coelho desarmou cinco vezes o setor ofensivo da Raposa, ficando atrás somente de Leandro Guerreiro (6) entre os americanos.

Feliz com a sequência de jogos dada por Givanildo, Xavier afirmou que, no andamento do Brasileiro, deixará de ser um lateral marcador e passará a procurar mais o ataque. Ele destacou a parceria com o colega Danilo, que sempre lhe dá cobertura na retaguarda quando necessário.

“No ano passado joguei muito tempo na lateral. Agora, com a dobra que estamos fazendo com Danilo, está dando certo. Tenho ficado mais na marcação e o Danilo de meia, mas ele me ajuda muito quando foi à frente. Acredito que, com os passar dos jogos, estarei ainda melhor adaptado”, frisou o atleta, já pensando na partida de quinta-feira, às 19h30, contra a Ponte Preta, no Independência.

No ano passado, Xavier jogou 17 partidas na Série B, das quais 16 foram como lateral-esquerdo. Com ele em campo em 2015, o Coelho venceu oito vezes, empatou quatro e perdeu cinco.

Tags: xavier coelho américa interiormg futncional seriea