Futebol Nacional
None

AMÉRICA

Laterais roubam a cena e são responsáveis por mais de um terço dos gols do América na Série A

Jonas, Danilo e Gilson marcaram, juntos, sete dos 19 gols do Coelho no Brasileiro

postado em 25/09/2016 08:30

Carlos Cruz/América FC
Se muitas equipes colocam a responsabilidade dos gols nos ombros de um camisa 9, no América são os jogadores que atuam na lateral os responsáveis por grande parte das bolas na rede no Campeonato Brasileiro. Três jogadores da posição já deixaram suas marcas na competição: o destro Jonas e os canhotos Danilo e Gilson. Os sete gols dos alas representam mais de um terço dos 19 do clube na elite nacional (0,36%).

Entre os laterais-artilheiros, Jonas é quem vem chamando mais atenção. É justamente por causa dos gols do camisa 2 que o Coelho não perde há quatro jogos. No empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, em Campinas, ele se aproveitou de bola mal afastada pelo adversário e bateu na saída do goleiro Aranha. Diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli, um belíssimo chute de fora da área ajudou a iniciar a reação que também terminou em igualdade: 2 a 2. Por fim, nesse sábado, contra o Botafogo, Jonas recebeu cruzamento de Ernandes e finalizou de primeira para fazer o gol da vitória no Independência.

O discurso do atleta sobre o bom momento foi carregado de humildade e pés no chão. “Vamos devagar fazendo o nosso trabalho. Muita gente fala que, quando é o América, vai fazer três pontos. Então é melhor deixar eles falarem e continuar fazendo nosso trabalho para vencer”, disse Jonas, que deu o cruzamento para o atacante Michael marcar o gol da vitória sobre o Internacional, na segunda-feira passada.

Danilo também merece destaque. Detentor de bom chute de longa distância, o camisa 14 foi o “homem-gol” do Coelho nas derrotas por 2 a 1 para Ponte Preta, no Independência (5ª rodada), e Vitória, no Barradão (22ª rodada), além de ter marcado no empate por 1 a 1 com o Sport, na Ilha do Retiro (18ª rodada). Na temporada, o lateral-esquerdo revelado na própria base americana tem nove gols e é o artilheiro do elenco no geral.

Por fim, Gilson, que está no departamento médico, anotou um gol em cobrança de pênalti na derrota por 2 a 1 para a Chapecoense, pela 21ª rodada, no Independência.

Independentemente de quem seja o artilheiro, o América precisa manter a série invicta para ter mais chances de sair da zona de rebaixamento da Série A. O time continua na lanterna, com 21 pontos, a oito do 16º colocado Vitória. No dia 3 de novembro (segunda-feira), às 21h, o adversário será o Coritiba, no Couto Pereira, na capital paranaense.

Gols do América na Série A (por posição):

Zagueiro – 2 gols (Adalberto)
Laterais – 7 gols (Jonas, 3; Danilo, 3; Gilson, 1)
Volantes – 2 gols (Juninho, 2)
Meias – 3 gols (Osman, 2; Rafael Bastos, 1)
Atacantes – 5 gols (Victor Rangel, 2; Bruno Sávio, Borges e Michael, 1 cada)

Tags: futnacional interiormg seriea gols laterais zagueiros volantes meias atacantes Jonas Danilo Gilson