Futebol Nacional
None

Atlético vira o ano com o menor índice de reformulação do time da "era Kalil"

Para começar 2013, clube segurou todos os titulares e a maioria dos reservas imediatos, além de buscar contratações pontuais para o elenco

postado em 31/12/2012 17:09 / atualizado em 31/12/2012 17:42

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Mais que uma base de time, o Atlético tem uma base de elenco definida para a temporada 2013, quando voltará a disputar a Copa Libertadores. A diretoria resistiu às primeiras investidas do mercado e segurou todos os jogadores considerados titulares da equipe vice-campeã brasileira, além da maioria dos reservas imediatos e do técnico Cuca. Desde que Alexandre Kalil assumiu o clube, no fim de 2008, a reformulação do time não tinha sido tão pequena na virada de ano.

“Chegar hoje e trazer um jogador para jogar no Atlético é muito complicado. Você escala o time do Atlético do goleiro ao ponta esquerda e vai ver que tirar alguém é difícil. Tem de ser muito cirúrgico”, disse Kalil, há alguns dias, em entrevista à rádio Itatiaia, ao analisar a montagem do elenco para a próxima temporada.

Por enquanto, todos os considerados titulares (o goleiro Victor, os zagueiros Réver e Leonardo Silva, os laterais Marcos Rocha e Junior César, os volantes Pierre e Leandro Donizete, o armador Ronaldinho e os atacantes Bernard e Jô) seguem no Atlético em 2013.

O 11º jogador da equipe, o atacante Guilherme, mas que não conseguiu se firmar, também deve se apresentar na Cidade do Galo no dia 7 próximo.

Dos reservas mais acionados pelo técnico Cuca, apenas o meia argentino Escudero e volante Fillipe Soutto já acertaram a saída. O primeiro voltou para o Boca Juniors. O segundo foi emprestado ao Vasco, mesmo destino que deve ter o atacante Leonardo, que ainda não acertou salários com o clube carioca. Já os volantes Serginho, que teve proposta recusada, e Richarlyson, que renovou, são presenças certas em 2013.

As contratações são pontuais. Até agora, quatro: o zagueiro/volante Gilberto Silva, que veio do Grêmio; o volante Rosinei, que estava no América-MEX; e os atacantes Alecsandro, do Vasco, e Luan, que defendeu a Ponte Preta e ficará cerca de 90 dias se recuperando de lesão antes de estrear. O clube ainda tenta um grande nome para 2013. O preferido é Diego Tardelli.

Muitas mudanças nos anos anteriores

Alexandre Kalil assumiu o Atlético no fim de outubro de 2008. Para começar 2009, o presidente não renovou com o técnico Marcelo Oliveira. Liberou ainda vários atletas, como César Prates, Jael, Nen, Castillo, Elton, Beto, Vinícius, Danilo Rios e Sérvulo. Os primeiros contratados foram o técnico Leão e o volante Junior Carioca, além das voltas de Thiago Feltri e Éder Luís. Outros reforços estavam nos planos para encorpar o elenco.

Já na virada de 2009 para 2010, mais alterações. Saíram o técnico Celso Roth e atletas como Tchô, Márcio Araújo, Éder Luís, Thiago Feltri, Marcos, Pedro Oldoni, Rafael Miranda, Eduardo e Renan. Vanderlei Luxemburgo assumiu o time. Os primeiros reforços foram Leandro e a volta de Fabiano. Sem um grupo pronto, Luxemburgo passaria quase todo período no Galo contratando.

Entre 2010 e 2011, o Atlético liberou Aranha, Fabiano, Fernandinho, Ale e Rafael Jataí e já sabia que Edson Mendez, Cáceres e Jairo Campos desejam deixar o clube. Novamente sem um elenco definido, várias contratações ocorreram. Os primeiros foram: Patric, Toró, Richarlyson, Magno Alves, Wesley e Jóbson.

A mudança de filosofia para a montagem do elenco começou na virada de 2011 para 2012. Já com Cuca no comando, a maioria dos atletas do ano anterior estava nos planos para a nova temporada. Os que saíram foram Magno Alves, Renan Oliveira, Leandro e Marquinhos Cambalhota. O Atlético também abriu mão de Daniel Carvalho, mas a troca por Pierre, do Palmeiras, avançou alguns dias em janeiro. Leandro Donizete, Danilinho e a volta de Marcos Rocha abriram os reforços para 2012.