Futebol Nacional
None

MUDANÇAS

Cuca procura alternativas táticas para não deixar Galo pragmático em 2013

Habituado ao esquema 4-2-3-1, treinador já fez variações em jogos e treinamentos

postado em 08/02/2013 18:28

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A manutenção de uma base de jogadores no elenco facilita o trabalho do Atlético para 2013, principalmente em termos de entrosamento. Por outro lado, ela cria o desafio de trabalhar alternativas táticas, como o técnico Cuca vem fazendo no início da temporada.

Habituado ao esquema 4-2-3-1, o time alvinegro já fez variações em treinamentos e jogos nesta temporada. O objetivo é confundir os adversários e não virar um time fácil de ser decifrado.

“Você fica pragmático. No futebol, todo mundo estuda todo mundo. ‘Vem marcar esse, aquele, diminui aqui’. Você tem que ter alternativa”, ressalta Cuca.

O Galo já testou um esquema com três zagueiros em treinamentos, por exemplo. “Trabalhamos bem com Gilberto Silva e três zagueiros, liberando os alas. Você deixa eles mais incisivos no ataque”.

Na partida da quarta-feira passada, contra o Tombense, a tática da vez foi o 4-4-2. “Tivemos dois atacantes enfiados e dois meias com liberdade para criar, que eram Bernard e Araújo. Requer um tempo para um costume maior”, analisa o treinador.

Outra variação acontece dentro do próprio 4-2-3-1. “Mudamos os lados dos extremos. São situações que vamos usar durante o ano. Não tenho duvida”, diz Cuca.

A chegada de reforços para 2013 facilita o trabalho do treinador. “A gente fortaleceu o grupo para ter essas opções”.