Futebol Nacional
None

Atacantes do Atlético em campo com um olho no gol e o outro na marcação

Esquema de Cuca faz com que homens de frente ajudem na recomposição defensiva

postado em 10/02/2013 10:30 / atualizado em 09/02/2013 19:03

Bruno Cantini/ Atlético
No Atlético, os atacantes buscam o gol, mas não escapam de obrigações defensivas. No atual esquema usado pelo técnico Cuca, os jogadores ofensivos de lado de campo têm papel importante no auxílio aos laterais na marcação.

No ano passado, Bernard e Danilinho cumpriram essa função durante a maior parte da temporada. Em 2013, o primeiro segue no time. Já o novo integrante é Diego Tardelli.

Bernard reforça que o futebol moderno exige dos atacantes participação defensiva. “Todos tem que se ajudar. No futebol, não existe jogador que só ataca ou só defende. Jogador tem que procurar ser completo”, diz.

O esquema do Galo promete ser bastante ofensivo, com Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Tardelli e Jô. A revelação alvinegra ressalta ainda que o atleta que se acomodar será superado pelo concorrente da posição:

“Se o jogador se acomoda, tem outro que procura melhorar dentro daquilo que precisa e vai passar por cima. Jogador tem que atacar e defender. Todos têm que ter o intuito de marcar. Na Libertadores, todos ajudam para marcar e tenho certeza que todos vão se sacrificar em prol do grupo.”

Em 2013, o que muda para Bernard é o lado de campo. Com a chegada de Diego Tardelli, ele passa a atuar mais pela direita.

“Todos os jogos, no ano passado, eu fiquei na esquerda do campo. Mas estou aqui para ajudar, somar, e, se precisar ir para a direita, vou procurar melhorar em todos os aspectos”, ressalta Bernard.