Futebol Nacional
None

Minha primeira Libertadores

Grupo de garotos atleticanos tinha entre 1 e 2 anos quando o time disputou a competição de 2000. Símbolo de esperança da massa, Tardelli é atração na estreia

postado em 13/02/2013 08:03 / atualizado em 13/02/2013 08:05

Marcos Vieira/EM/D.A Press
Treze anos depois de participar pela última vez da Copa Libertadores, o Atlético volta à competição. A estreia nesta quarta-feira, às 22h, no Independência, contra o São Paulo, pelo Grupo 3, provoca muita expectativa na massa alvinegra, carente de títulos importantes desde o Brasileiro de 1971. E a curiosidade de um grupo especial de torcedores, que jamais viu o Galo na mais importante disputa entre clubes do continente.

Os amigos Luís Fellipe Pinel Santos, Rafael Freitas, Matheus Gontijo e Isadora Neto tinham entre 1 e 2 anos quando o Atlético participou da Libertadores pela última vez. Em 2000, o alvinegro foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final depois de empatar por 1 a 1 no Mineirão e perder por 2 a 1 no Morumbi.

Os jovens atleticanos só conhecem a história do clube na competição por meio de vídeos e livros. “Muitas pessoas nunca viram o Galo disputar a competição, que ele nunca ganhou. Não vai ser fácil, considerando-se o nível de dificuldade. Os melhores da América estarão na disputa, mas é isso que faz a ansiedade aumentar”, comenta o estudante Rafael Freitas, que completou 15 anos em janeiro.

Luís Fellipe, de 14 anos, concorda, mas confia no grupo de Cuca, vice-campeão brasileiro. “Aposto na força do elenco para conquistarmos o troféu. Vai ser difícil, mas não temos motivos para desconfiar. Temos Ronaldinho Gaúcho, que pode não fazer nada um jogo inteiro, mas decide a partida num único lance”, comenta ele, que já assegurou lugar no estádio para esta noite.

Para Matheus, que completou 15 anos em novembro, o jogo contra o São Paulo será histórico. “A Libertadores é o campeonato de maior importância para o Atlético neste ano e nunca o vimos disputá-la. Você não imagina o que isso significa para nós, torcedores.”

PESO A ausência do Galo no torneio por 12 anos pode representar um peso extra para os jogadores, na opinião de Isadora, de 14 anos. Mas ela acredita que o time encontrará na massa a força suficiente para levantar o almejado troféu. “Ao mesmo tempo em que pressiona, a torcida empurra o time. Ainda mais agora, com a chegada do Diego Tardelli.”

O atacante, que retornou ao clube na semana passada, será titular diante do tricolor paulista, curiosamente o clube pelo qual conquistou seu único título de Libertadores. Fez até gol no jogo decisivo de 2005, na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR no Morumbi.

O goleador sabe da responsabilidade. “O Independência vai estar lotado e será um caldeirão bom para a gente. Vamos usar isso a nosso favor. Ainda mais na Libertadores, um campeonato curto e rápido. É uma responsabilidade muito grande. Principalmente porque a expectativa está sobre mim. Estou tentando ficar mais tranquilo.”

Fora do país há dois anos, Tardelli revelou que pediu a Cuca vídeos com lances de jogos do adversário. “Já faz um bom tempo que não acompanho o São Paulo jogar. Mas joguei lá, tive o privilégio de vencer a Libertadores e sei que ele gosta desse tipo de competição. Não será um jogo tão simples.”