Futebol Nacional
None

Variando de arsenal

Bola trabalhada em lances rasteiros deu origem a seis dos sete gols do Atlético na temporada, enquanto em 2012 as jogadas aéreas corresponderam a 26,5% do total

postado em 22/02/2013 08:00 / atualizado em 22/02/2013 08:18

EM/D.A Press
O Atlético apostou forte nas jogadas aéreas no ano passado, chegou a várias vitórias por meio delas e assim consolidou sua campanha para a conquista do vice-campeonato nacional. Dos 64 gols marcados, 17 (o equivalente a 26,5%) surgiram depois de cruzamentos, cobranças de escanteios ou faltas. Nesta temporada, pelo menos por enquanto a situação é distinta, já que o time de Cuca tem dependido menos das conclusões de cabeça e balançado as redes em lances trabalhados por baixo.

Dos sete gols, o único feito pelo alto foi do capitão Réver diante do São Paulo, na estreia na Copa Libertadores. E, dependendo menos dos grandalhões, apareceram oportunidades para outros jogadores marcarem, como Araújo, no clássico com o Cruzeiro, no Mineirão, e Rosinei, nos 2 a 1 sobre o Tombense. Para o desafio de terça-feira contra o Arsenal, às 21h45, no Estádio Julio Grondona, em Sarandí (Argentina) – no primeiro compromisso fora de casa pela competição internacional –, os atletas concordam que as variações de ataque podem ser o diferencial para triunfar.

Líder em assistências do Galo em 2012 (14), Ronaldinho Gaúcho acha imprescindível a equipe encontrar outras formas de pressionar o adversário: “Assim como na última temporada, estamos aprimorando a bola aérea e as jogadas para marcar mais gols de cabeça. Mas chegaram novos jogadores que trabalham a bola de outra forma e nossa equipe torna-se ainda mais versátil. Sabemos que vamos encontrar dificuldades, mas o Cuca já procurou passar algo para que nós conquistemos a vitória na Argentina”.

O craque ficou de fora de dois jogos do Campeonato Mineiro – nas vitórias sobre Tombense e Araxá (3 a 0), no Horto – e a equipe dependeu bem menos dos lançamentos na grande área. Diego Tardelli cumpriu a função do camisa 10 contra o Ganso e deu o passe (por baixo) para o gol de Jô, de 1,89m de altura. O camisa 9 procurou insistir nas triangulações e nos lances individuais.

Tardelli vê evolução no esquema tático do Galo e credita o bom momento à movimentação constante no setor ofensivo: “Costumo jogar com mais velocidade e isso é importante para dar mais qualidade ao time. O Atlético tem um estilo de atuar desde o ano passado e eu cheguei para ajudar e somar. Temos jogadores leves, como o Bernard e eu, e há uma intensa troca de posição, dando mais criatividade ao meio. Não temos uma posição fixa, mas quando entramos em campo, cada um faz um papel diferente”.

TREINAMENTO Contra o Araxá, Jô conseguiu até marcar com o pé direito, fato raro em sua carreira: “Dificilmente eu faço gol dessa maneira. Normalmente, o jogador canhoto sempre procura seu lado esquerdo. Devido aos treinamentos de finalização que o Cuca vem fazendo, a gente ganha mais confiança para chutar com o direito”. No Campeonato Brasileiro , ele marcou quatro de seus 10 gols de cabeça.

O time volta a treinar hoje, às 9h30, na Cidade do Galo. Amanhã, a atividade será à tarde. A delegação viaja para Buenos Aires no domingo, às 11h52, com chegada prevista para as 20h35. Na segunda-feira, a equipe faz treino de reconhecimento do gramado do Estádio Julio Grondona, com capacidade para 16,3 mil torcedores.

E MAIS...
Três poupados
Os volantes Rosinei e Leandro Donizete e o atacante Araújo não treinaram nessa quinta-feira por causa de dor muscular. O departamento médico recomendou que fossem poupados da atividade tática comandada por Cuca, que formou três equipes com 10 jogadores cada uma. Araújo se machucou na quarta-feira em jogo-treino contra o Progresso, de Angola. O trio voltará a treinar hoje.

Uruguaio no apito
O uruguaio Martin Vazquez será o árbitro do confronto entre Arsenal e Atlético, terça-feira, às 21h45, no Estádio Julio Grondona, em Sarandí, na Argentina, pela segunda rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Os auxiliares serão Miguel Nievas e Carlos Changalas, também uruguaios.