Futebol Nacional
None

Com o calor da massa

Torcedores acompanham cada movimento do Atlético em Buenos Aires e prometem seguir a delegação em carreata até o Estádio Julio Grondona para jogo com Arsenal

postado em 26/02/2013 08:36 / atualizado em 26/02/2013 09:05

Roger Dias
Buenos Aires – O caminho do Hotel Madero, onde o Atlético está hospedado em Buenos Aires, até o Estádio Julio Grondona, em Avellaneda, durou 40 minutos. Torcedores mais fanáticos se arriscavam no congestionado trânsito da capital argentina para ver os jogadores do Galo de perto, nem que fosse por um segundo. Eles seguiam para o único treino do alvinegro em território portenho antes do confronto contra o Arsenal nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), em Sarandí, pela segunda rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Em qualquer lugar na terra de Maradona, os atleticanos garantem se sentir em casa, tamanha a confiança da massa.

A torcida promete repetir nesta terça um ritual que já faz nos grandes jogos em BH: acompanhar o ônibus da delegação até o estádio. É o que pretendem fazer cerca de 200 torcedores, que marcaram de se encontrar no Obelisco, tradicional ponto turístico de Buenos Aires.

Nessa segunda-feira, o Atlético seguiu para o Julio Grondona às 17h30. Uma hora antes, o empresário Carlos Loyola, de 55 anos, e o filho, Luís Guilherme Loyola, de 23, já estavam na porta do hotel, aguardando ansiosamente por uma foto e autógrafo de Ronaldinho Gaúcho. Ele se surpreendeu quando viu o astro deixar o saguão do hotel antes dos companheiros. Não por acaso. O camisa 10 estava participando de gravações para o seu filme, que será lançado em julho pela Movimento Filmes, produtora baiana. “Ele estava de cara amarrada, mas deu o autógrafo”, contou Carlos.

Ronaldinho teve recepção de ídolo desde a chegada do Atlético ao aeroporto de Ezeiza e encontrou dificuldade para controlar o assédio no caminho até o ônibus da delegação. Ontem, ele não enfrentou esse problema, pois a diretoria do Arsenal proibiu torcedores de assistirem ao treino de reconhecimento do gramado, apesar da autorização da cúpula atleticana – a atividade dos argentinos também foi fechada. A atitude frustrou dois jovens que estavam do lado de fora do estádio com a camisa do Milan, ex-clube do craque.

Gaúcho mostrou-se tranquilo no treino e até fez comentários a respeito do campo com os companheiros. “O gramado é bom, o estádio é charmoso”. No domingo, ele já havia firmado compromisso com a massa: “Fico agradecido com todas as manifestações de carinho. É muito gratificante jogar com todo esse apoio”. Como de costume, depois de observar as condições do campo, o armador treinou faltas.

TÁTICA O zagueiro Leonardo Silva tentou traçar uma estratégia para que o Galo conquiste três pontos na Argentina: “Temos de nos superar com organização tática e vontade. Será uma partida diferente daquelas que tivemos até agora. O desafio é anular a bola aérea do adversário, que deve utilizar esse meio durante toda a partida”.

Já o treinador Cuca pouco falou em Sarandí, mas fez fotos com os torcedores. Ele ficou algum tempo observando as dimensões do campo, que são parecidas com as do Independência: 103m x 67m contra 105m x 68m do Horto.

A rápida atividade foi acompanhada por 22 jornalistas, sendo sete de veículos de imprensa da Argentina

E MAIS...
Sem o presidente
O presidente Alexandre Kalil não está com a delegação na Argentina. Ele viajou ao Rio de Janeiro para o arbitral do Campeonato Brasileiro. Em Buenos Aires, o Galo está sendo liderado pela diretora-executiva Adriana Branco e pelo diretor jurídico Lásaro Cunha.


ARSENAL X ATLÉTICO

Arsenal
Olivero; Nervo, López, Braghero e Cuesta; Carbonero, Ortíz, Marcone e Kruspzky; Espinoza e Furch
Técnico: Gustavo Alfaro

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli, Jô e Bernard
Técnico: Cuca

Estádio: Julio Grondona (Sarandí)
Horário: 21h45
Árbitro: Martín Vázquez
Assistentes: Miguel Nievas e Carlos Changalas
TV: FOX Sports

Chave do jogo
Com três gols nos quatro jogos na temporada, o atacante Jô tem sido um dos pontos fortes do Galo. Em Sarandí, ele tentará fazer com que o jogo aéreo do time alvinegro surta efeito para buscar os primeiros três pontos fora de casa.