Futebol Nacional
None

Um torcedor do coração

Pai de Bernard prevê que atacante vai render mais quando melhorar condicionamento. Comerciante revela sondagens da Europa e afirma que o filho quer ficar no Atlético

postado em 28/02/2013 08:09 / atualizado em 28/02/2013 09:00

(Foto: EM/D.A Press)
A família do atacante Bernard viveu na terça-feira mais um dia de alegria diante da atuação de gala do baixinho contra o Arsenal Sarandí, na Argentina. O atleticano, que já está na mira do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Fellipe Scolari, marcou três gols no triunfo de goleada (5 a 2) sobre o rival fora de casa pela segunda rodada do Grupo 3 da Libertadores.

A família Duarte reuniu-se anteontem em casa, na Região do Barreiro, sem muito alarde, para assistir ao primeiro confronto internacional de Bernard, de 20 anos, como profissional. Ao lado da esposa, dona Nélia, da filha e do genro, o pai do jogador, o comerciante Délio, recordava a caminhada sofrida do filho até chegar ao time principal do alvinegro e comemora a boa fase do atacante, que era armador de origem. “O Atlético fechou as portas para Bernard duas vezes. Ele só subiu depois de muita luta”, relembra.

Rápido e inteligente, o atacante soube explorar a deficiência defensiva da equipe argentina para levar o Galo a mais um triunfo no torneio continental. Para Délio, porém, Bernard pode render ainda mais, porque alcançará sua forma plena nas rodadas seguintes. “Foi ótimo vê-lo em ação. O Bernard ainda não está 100% fisicamente, no mesmo ritmo que terminou o ano passado. Mas está quase lá. Como ele não havia tirado férias há muito tempo, aproveitou bastante as que teve depois do Brasileiro do ano passado.”

O comerciante revela o nervosismo da esposa, Nélia. Mais contida e avessa a entrevistas, ela preferiu que o marido fosse o porta-voz da família. “Minha mulher estava muito ansiosa pela estreia dele na Libertadores, era um grande sonho nosso vê-lo jogando nessa competição. Agora queremos vê-lo na Seleção Brasileira e jogando na Copa do Mundo. Confiamos nele e sabemos que ele chegará lá. Bernard é um garoto muito focado e sofre demais nas derrotas.”

PROPOSTAS Depois da Seleção, a Europa. Esse seria o desejo do atleticano, segundo o pai, admitindo que o filho recebeu muitas propostas de clubes europeus após ter sido eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2012. Mas preferiu não revelar nomes.

Ele sabe que a saída de Bernard do Galo depende do desejo do presidente Alexandre Kalil. Por outro lado, no fim da temporada passada o técnico Cuca revelara em entrevista coletiva que o atacante permaneceria no alvinegro pelo menos até o fim da Libertadores. “Ele pensa em jogar na Europa e dou todo o apoio. Acho que o Bernard está muito bem preparado. Mas está muito feliz pelo reconhecimento e pela valorização que teve no Atlético, por o clube ter se classificado para a Libertadores e, se perguntarem para ele se gostaria de sair do Galo hoje, muito provavelmente a resposta seria não.”

ENQUANTO ISSO...
...Censura à violência
Não foi só a atuação do Atlético na goleada sobre o Arsenal que chamou a atenção da imprensa mundial. O pênalti cometido por Diego Braghieri em Ronaldinho Gaúcho também mereceu manchetes. A voadora do zagueiro com as duas pernas na canela direita do craque atleticano foi condenada pelo Telegraph, da Inglaterra: “Ronaldinho sobrevive a lance de horror”. O também inglês Daily Mail destacou: “Ronaldinho foi vítima de uma das piores faltas de todos os tempos em terrível voadora do zagueiro do Arsenal”. Na Espanha, o Marca classificou o lance como “selvagem”. O site do jornal português A Bola classificou a entrada de Braghieri de “criminosa”.