Futebol Nacional
None

Tardelli contra a retranca

Atacante marca duas vezes na vitória do Galo por 3 a 1 sobre o Guarani, no quinto triunfo seguido do alvinegro este ano. Quinta-feira, desafio será o Strongest

postado em 04/03/2013 08:00 / atualizado em 04/03/2013 08:42

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A torcida do Atlético foi ao Independência nesse domingo para dar continuidade à lua de mel que vive com o time, e mais uma vez fez a festa na vitória por 3 a 1 sobre o Guarani, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, com dois gols de Diego Tardelli (ambos de pênalti) e um de Richarlyson. Sem o volante Pierre e o armador Ronaldinho Gaúcho, poupados, o atacante Bernard, com inflamação na garganta, e o zagueiro Leonardo Silva, suspenso, o time alvinegro teve dificuldade para furar a forte retranca armada pelo Bugre. Na partida, ainda perdeu Luan e Réver, machucados. Mas somou mais três pontos, importantes para ficar tranquilo no Estadual e se concentrar só na Copa Libertadores.

É pela competição continental que o Galo voltará a campo quinta-feira, novamente no Horto, onde receberá o Strongest. Como no dia 13 enfrentará novamente o time boliviano, só que na Bolívia, o jogo contra o América, em Teófilo Otoni, marcado inicialmente para domingo, será adiado pela Federação Mineira de Futebol, permitindo aos alvinegros viajar para La Paz no sábado.

A partida de ontem serve como lição para o time atleticano, já que na quinta-feira os bolivianos deverão atuar tão fechados quanto a equipe de Divinópolis. Mesmo que o Galo tenha muito mais qualidade técnica que o adversário, é preciso ter paciência para furar o bloqueio e alcançar o objetivo.

Nesse domingo, o alvinegro começou a todo vapor e poderia ter marcado aos 5min, com Marcos Rocha, que obrigou Leandro a grande defesa. Aos 11min foi a vez de Luan – que já estava com a cabeça enfaixada depois de um choque com o volante Éder – arriscar de fora da área, para outra importante intervenção do goleiro. Mas mesmo tendo domínio total, o Atlético acabou diminuindo o ritmo.

Já o Guarani só ameaçou aos 27min, em falta na ponta direita. Houve disputa na área, Victor conseguiu rebater cabeçada fraca de Éder, contudo o rebote ficou com Lucas Newton, que chutou por cima.

Mesmo encontrando problemas para vencer a forte marcação, o Galo terminou o primeiro tempo em vantagem graças a pênalti de Adalberto em Diego Tardelli, aos 44min. O próprio atacante bateu e abriu o placar.

MAIS GOLS
O Galo voltou para o segundo tempo com Neto Berola no lugar de Luan, que levou quatro pontos e foi encaminhado para um hospital para exames neurológicos. O time ainda perdeu o capitão Réver em lance semelhante, aos 6min. O zagueiro cortou o supercílio e também foi levado para um hospital, para avaliação médica mais minuciosa.

O Atlético conseguiu transformar sua superioridade técnica em mais um gol aos 32min, com Richarlyson. Ele aproveitou rebote do goleiro depois de conclusão de Diego Tardelli e comemorou imitando o pai, o ex-jogador Lela, antes de abraçar o irmão, Alecsandro. A equipe do interior ainda conseguiu diminuir quatro minutos mais tarde, em belo gol de Eric, que aproveitou lançamento, driblou Victor, deixou Gilberto Silva no chão e mandou para a rede.

Mas o alvinegro fechou o placar aos 45min, com Tardelli cobrando outro pênalti, desta vez sofrido por Neto Berola. A torcida alvinegra deixou o Independência tão contente quanto quando chegou e na expectativa de assistir a mais uma vitória da equipe na quinta-feira.

Atlético 3 X 1 Guarani


Atlético
Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver (Rafael Marques 20 do 2º) e Júnior César; Serginho, Leandro Donizete, Richarlyson e Diego Tardelli; Luan (Neto Berola, intervalo) e Jô (Alecsandro 34 do 2º)
Técnico: Cuca

Guarani
Leandro; Henrique Choco (Sillas 12 do 2º), Adalberto, Asprilla e Rafael Estevan; André Silva, Éder, Rafael Pulga e Nando; Carlos Júnior (Jajá 20 do 2º) e Lucas Newiton (Eric, intervalo)
Técnico: Leston Júnior

Estádio: Independência
Gols: Diego Tardelli 45 do 1º; Richarlyson 32, Eric 36 e Diego Tardelli 45 do 2º
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Ricardo Junio Souza e Luiz Antônio Barbosa
Cartão amarelo: Adalberto, Neto Berola, Éder e Rafael Pulga
Cartão vermelho: Asprilla
Pagantes: 13.036
Renda: R$ 313.775

VIVA
Para o pronto atendimento médico oferecido pelo estádio, que tinha ambulâncias disponíveis, como determina o Estatuto do Torcedor

VAIA
Para a demora de Cuca em substituir Luan. O jogador saiu duas vezes durante o primeiro tempo para atendimento, deixando o Galo com 10 jogadores, o que poderia oferecer risco

HERÓI DO JOGO

Desde que voltou ao Atlético, Diego Tardelli tem jogado mais recuado, quase como um armador. Mas ontem ele relembrou seus tempos de artilheiro, marcando duas vezes e levando a torcida à loucura. Tudo isso sem deixar de armar jogadas e até ajudar na marcação, o que não era muito comum em sua primeira passagem