Futebol Nacional
None

Tropa de choque a postos

Cuca vê com otimismo a possibilidade de contar com quase todos os titulares diante do Strongest, amanhã, no Independência. Único que pode ficar de fora é o zagueiro Réver

postado em 06/03/2013 08:00 / atualizado em 06/03/2013 08:28

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
De uma hora para outra, os problemas podem dar lugar às soluções no Atlético. No quebra-cabeça do Galo, o treinador Cuca está otimista em contar com força máxima diante do Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30, no Independência, pela terceira rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Enquanto aguarda a recuperação do capitão Réver, que sofreu uma pancada na cabeça e precisou levar 26 pontos, o técnico teve três boas notícias no treino de ontem à tarde, já que peças importantes do esquema, como o volante Pierre, o armador Ronaldinho Gaúcho e o atacante Bernard, estiveram presentes e aumentaram as esperanças de serem relacionados.

Cuca ainda aguarda a palavra final do departamento médico acerca de Bernard, que contraiu uma amigdalite e ficou cinco dias de cama, tendo de tomar antibióticos e uma injeção de penicilina (benzetacil). “Se depender da minha vontade, vou tentar me recuperar da melhor forma possível e exercer minha função. As coisas têm dado certo e espero que eu possa estar presente de novo. Perdi três quilos em cinco dias e tentarei me recuperar para estar apto diante do Strongest”, disse o camisa 11, que desfalcou o alvinegro na vitória sobre o Guarani, de Divinópolis, por 3 a 1, pelo Campeonato Mineiro.

Pierre, Ronaldinho e Bernard conversaram reservadamente com Cuca a respeito de suas condições físicas. O volante e o camisa 10 se livraram de problemas musculares e têm escalação garantida. Na atividade, Gaúcho até trabalhou situações de marcação e chegou a cometer uma falta violenta por trás em Júnior César. “Para de reclamar, chorão! Ganhei na força”, disse, rindo, para o lateral-esquerdo. Os demais também acharam graça e riram do comportamento do craque atleticano.

O zagueiro Leonardo Silva, suspenso pelo TJD por dois jogos no Estadual, teve diminuída sua punição para uma partida e está liberado para enfrentar o América-TO. Seu companheiro de zaga, Réver, fez tratamento com gelo e logo voltou para o hotel. Se o capitão atleticano não puder jogar, Gilberto Silva reassume a vaga. O atacante Luan, que também sofreu uma pancada na cabeça na partida contra o Guarani e levou quatro pontos, já está vetado para o jogo contra os bolivianos.

EXCESSO DE VONTADE

Pierre acredita que o excesso de lesões na cabeça dos jogadores do Atlético é um aspecto normal de jogo. No ano passado, o zagueiro Rafael Marques sofreu um traumatismo craniano no empate com o Santos por 2 a 2, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, depois de se chocar com Leonardo Silva. “É difícil explicar esse tipo de lesão. Nossa equipe é muito forte por cima e, às vezes, o excesso de vontade acaba provocando isso. Temos jogadores altos que brigam por cima. É um fato corriqueiro, que vem ocorrendo com frequência.”

O alvinegro encerra sua preparação hoje à tarde, na Cidade do Galo. Na sexta-feira, haverá folga geral para que os jogadores possam se preparar para a viagem à Bolívia, pois a equipe voltará a encarar o Strongest no dia 13, desta vez em La Paz. A delegação embarca em Confins às 10h50 de sábado, passando por Cochabamba, em território boliviano, para depois desembarcar na capital do país.

Foi por pouco


O prata da casa Leleu por pouco não enfrentou uma situação constrangedora no treino de ontem, na Cidade do Galo. Ele foi cortar uma bola para a lateral e quase a acertou no presidente atleticano, Alexandre Kalil, que assistia à atividade ao lado do médico Rodrigo Lasmar e do diretor de futebol Eduardo Maluf, no banco de reservas. Por sorte, a bola subiu no barranco e correu para o lado da bandeira de escanteio. O atacante pediu desculpas ao presidente e continuou o trabalho. Do outro ladodo campo, o técnico Cuca começou a rir.

E MAIS...

SONHO
Em entrevista à imprensa boliviana, o lateral-esquerdo Jair Torrico, do Strongest, disse que realizará um sonho de infância amanhã: “Quando criança, eu sonhava em jogar contra ele (Ronaldinho). Será uma boa oportunidade para mostrar que na Bolívia há bons jogadores”. Ele pretende sair do Horto com uma lembrança especial do ídolo: “Quero a camisa do Gaúcho”.

TREINO
O Strongest chegou a Belo Horizonte no início da noite dessa terça-feira. O atacante Pablo Escobar, que jogou no Ipatinga em 2008, diz ter boas lembranças da passagem pelo estado: “Estou feliz por voltar a Minas, a comida daqui é muito gostosa”. Hoje à noite está programado um treino no Independência.