Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Histórico de vitórias do The Strongest na Libertadores mostra "peso" da altitude

Em 56 jogos, equipe boliviana perdeu 11; retrospecto contra brasileiros é positivo

postado em 08/03/2013 16:31 / atualizado em 08/03/2013 19:29

AFP PHOTO/Aizar Raldes

Um adversário com a força de 3.600 metros. O histórico de vitórias do The Strongest na Libertadores mostra o peso da altitude a favor da equipe boliviana. Na história da competição, o clube disputou 56 partidas em La Paz, venceu 32, empatou 13 e perdeu 11. Na próxima semana, o Atlético vai à Bolívia enfrentar o Tigre e o Galo terá o período de quatro dias de adaptação para tentar voltar com um resultado positivo. O time alvinegro viaja neste sábado e o jogo será na quarta-feira.

Depois de sair do Independência com vitória sobre os bolivianos, por 2 a 1, o técnico Cuca mostrou apreensão com as condições locais e comentou sobre a novidade de encarar um jogo na altitude, fato inédito em sua carreira.

“A gente viu a equipe deles, mas lá é outro jogo. Vamos viajar no sábado e vamos ter quatro dias para adaptar, mas não é o tempo ideal. Estamos levando 22 jogadores e será novidade para muitos jogadores, e até para mim. Eu nunca joguei/treinei em 3.600 metros de altitude”, disse o treinador.

Retrospecto contra brasileiros

Com 19 participações no torneio continental, o Strongest começou a sua história contra brasileiros na edição de 2000, em goleada sobre o Juventude (5 a 1). No mesmo ano, o Aurinegro superou o Palmeiras (4 a 1). Em 2003 e 2004, Corinthians e São Caetano, respectivamente, foram os únicos times nacionais a retornar de La Paz com vitória na Libertadores. Ambos os jogos com placar de 2 a 0.

A campanha boliviana de 2005 contou com um empate diante do São Paulo (3 a 3). No ano seguinte, o Tigre derrotou o Goiás por 1 a 0. Por fim, em 2012, o Strongest venceu o Santos ( 2 a 1) e ficou na igualdade com o Internacional (1 a 1). No geral, o aproveitamento do clube em casa no torneio, diante de adversários brasileiros, é de 58%.

Além de encarar o Atlético, o Strongest ainda enfrentará o São Paulo no Estádio Hernando Siles, que tem capacidade para 42 mil espectadores.

A primeira participação do Strongest na Libertadores foi em 1965. Se apresenta força nos jogos em seus domínios, a história é diferente fora da Bolívia. No retrospecto geral como visitante, a equipe venceu apenas quatro jogos em 58 partidas. Ao todo, o Strongest também trouxe sete empates quando atuou fora de casa.

Campanha

A atual classificação do Grupo 3 da Libertadores tem o Atlético na liderança, com nove pontos. O São Paulo é o segundo, com seis, e o Strongest soma três pontos. O Arsenal de Sarandí é o lanterna, com um ponto.Faltam três rodadas para o fim da primeira fase e os dois melhores avançam para as oitavas de final.