Futebol Nacional
None

Galo e Tijuana 100%

Apenas o time mineiro e o estreante mexicano venceram todos os seus jogos até agora na competição

postado em 09/03/2013 09:10

Apenas Atlético e Tijuana conseguiram atingir 100% de aproveitamento na primeira metade da fase de grupos da Copa Libertadores, encerrada neste meio de semana – duas partidas já foram disputadas pelo returno, nos grupos 4 e 8. A melhor campanha é do estreante mexicano apenas por um gol de diferença no saldo: seis contra cinco do Galo.

As duas equipes fizeram dois jogos em casa e um fora. O Atlético derrotou São Paulo e The Strongest por 2 a 1, no Independência, e goleou o Arsenal por 5 a 2, em Sarandí, na Argentina. O Tijuana estreou vencendo o Millonarios por 1 a 0, em Bogotá, e depois, em casa, goleou o San José por 4 a 0 e venceu o Corinthians por 1 a 0, mantendo sua defesa invicta.

Outras quatro equipes também não perderam ainda na Libertadores. O Nacional de Montevidéu e o Libertad, do Paraguai, que lideram seus grupos com sete pontos, e Real Garcilaso, do Peru, e Santa Fé, da Colômbia, curiosamente, ambos do Grupo 6.

A campanha dos brasileiros, a exceção do Atlético, está deixando a desejar. Reconhecidamente o mais fraco dos representantes do país na competição, o Palmeiras ocupa a terceira posição no Grupo 2, com apenas uma vitória, em casa sobre o Sporting Cristal. No returno, terá dois jogos como mandante para conseguir superar o time peruano ou o Libertad.

O São Paulo também decepciona no Grupo 4, a cinco pontos do líder, Galo. Depois de perder na estreia no Independência, o tricolor paulista fez dois jogos em casa e conseguiu vencer apenas um (2 a 1 no Strongest), empatando quinta-feira com o Arsenal (1 a 1). Agora, terá de buscar a classificação nos jogos na Argentina e na Bolívia – na última rodada, recebe o Atlético, no Morumbi.

O Corinthians entrou na competição com o status de campeão mundial, mas venceu apenas uma partida, 2 a 0 sobre o Millonarios, no Pacaembu, no jogo sem torcida. Na estreia, empatou por 1 a 1 com o San José, na partida em que o torcedor boliviano Kevin Estrada foi atingido por um sinalizador e morreu. Na rodada passada, perdeu para o líder, Tijuana, por 1 a 0, no México. No returno, terá a volta da torcida para ajudar a derrotar Tijuana e San José em casa.

O Fluminense até lidera o Grupo 8, mas já disputou quatro partidas e tem pior aproveitamento que o Grêmio. Outro ponto preocupante para o tricolor carioca é o fraco desempenho em casa: perdeu para o time gaúcho e empatou com o Huachipato. O Grêmio, depois de estrear perdendo para o time chileno em casa, recuperou-se com vitórias sobre o Flu, no Engenhão, e Caracas, em Porto Alegre.

ARGENTINOS

O desempenho dos argentinos também está abaixo da média histórica. Apenas o Vélez Sarsfield lidera seu grupo, mesmo assim com a mesma pontuação de Peñarol e Emelec. O tradicional Boca Juniors venceu apenas uma vez, curiosamente fora de casa, em Guayaquil, contra o Barcelona. E perdeu as duas na Bombonera: Toluca (1 a 2) e Nacional (0 a 1). Os demais são lanternas: o estreante Tigre no Grupo 2, o Arsenal no 3, do Atlético, e o Newell’s Old Boys no 7.

A má campanha de brasileiros e argentinos pode proporcionar confrontos interessantes nas oitavas de final, quando os primeiros colocados dos oito grupos enfrentam os segundos colocados, na ordem inversa da campanha. O time de melhor desempenho na fase de grupos jogará contra o classificado de pior aproveitamento, o segundo melhor primeiro colocado enfrentará o segundo pior entre os segundos colocados e assim por diante.