Futebol Nacional
None

LIBERTADORES

Arma na altitude, chute de fora da área é pouco aproveitado pelo Atlético

Time comandando por Ronaldinho se caracteriza por toque de bola e jogadas ensaiadas

postado em 11/03/2013 16:41 / atualizado em 11/03/2013 20:23

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Atlético é um dos destaques da Libertadores com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos da competição. Uma característica marcante do time é o toque de bola envolvente e as jogadas ensaiadas, que costumam resultar em gols dentro da área. Porém, para o compromisso da próxima quarta-feira contra o The Strongest, na altitude de 3.600 metros de La Paz, os arremates de fora da área podem ser importantes para o Galo.

Em levantamento feito pelo Superesportes constatou-se que na temporada 2013 o clube não marcou nenhum gol desse tipo. O último tento feito pelo Alvinegro nessa condição foi em agosto do ano passado durante o Brasileiro, marcado por Danilinho, no empate com a Ponte Preta, em lance em que a bola desviou na defesa e enganou o goleiro. Nos dados não foram considerados os gols de falta, sendo que o último marcado pelo clube foi de Bernard, na penúltima rodada do Brasileiro'2012, diante do Botafogo.

O técnico Cuca vê o pequeno aproveitamento nos chutes de longa distância normal. Para ele, os jogadores têm a característica de tocar a bola, além de cruzamentos para aproveitar a estatura de Jô e da dupla de zaga.

“Isso é uma característica dos jogadores e temos que respeitar. Não posso mudar. O que não quer dizer que, surgindo oportunidades, eles não vão arriscar chutes”, disse Cuca, em entrevista ao Superesportes. O técnico citou o volante Leandro Donizete e o atacante Diego Tardelli como exemplos de atletas que arrematam de fora da área.

Preocupação na defesa


Para se ter ideia, no último Nacional, além do jogo contra a Macaca, o Galo só marcou em chutes de fora na vitória sobre o Figueirense, com Ronaldinho, em finalização na lateral da área.

O goleiro Victor pode viver situação inversa na partida. Se o Atlético não tem como marca os arremates de longe, o The Strongest deve abusar da jogada. Para o camisa 1, o tempo de adaptação na Bolívia será essencial para todos os jogadores.

“A velocidade e a trajetória da bola ficam bastante diferente. A gente veio prevenido e esses dias de preparação serão importantes para adaptação ao tempo de bola”, disse.