Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Diplomacia só fora de campo

Homenageado pelo governo de La Paz, Atlético agradece a recepção calorosa, mas promete buscar a vitória; expectativa é pelo desempenho alvinegro na altitude

postado em 13/03/2013 08:00 / atualizado em 13/03/2013 08:37

Roger Dias/EM/D.A Press
La Paz – Assim como quando foi à Argentina e goleou o Arsenal de Sarandí, por 5 a 2, na província de Avellaneda, o Atlético teve uma recepção de respeito e cordialidade em La Paz, onde enfrenta o Strongest nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, pela Copa Libertadores. O desempenho do time de Ronaldinho Gaúcho tem sido assunto nas rodas de conversas dos bolivianos, que consideram o Galo favorito ao título por contar justamente com o diferenciado camisa 10. As pessoas o veem como um craque inquestionável e uma pessoa humilde, que atende aos fãs e está sempre com o sorriso aberto.

Até o governador do departamento de La Paz, Cesar Cocarico, tornou-se fã do Atlético. Ontem à tarde, ele prestou homenagem ao grupo no Hotel Radisson, onde a delegação alvinegra está hospedada desde sábado. Ronaldinho Gaúcho ganhou típicos trajes bolivianos (um poncho e um gorro de frio), além de uma flauta e um barco, produtos do artesanato local. Cuca e o capitão Réver também receberam presentes. O treinador retribuiu entregando ao político uma camisa do Galo personalizada com o nome do craque alvinegro. Em seguida, Cuca representou o Atlético em outra homenagem, na Câmara dos Deputados.

Em espanhol, Ronaldinho, que interrompeu o almoço para receber os presentes, agradeceu rapidamente as palavras do mandatário boliviano: “ É uma honra receber este presente. Fico muito feliz”. Quando voltou para a refeição, ainda vestido com o poncho, foi recebido com risos pelos companheiros, sobretudo o zagueiro Leonardo Silva e os atacantes Jô e Diego Tardelli.

No mesmo hotel, estavam concentrados também os jogadores do Millonarios, da Colômbia, que vão encarar o San José, amanhã, em Oruro. Entre eles, o atacante Rentería, que teve passagem sem brilho pelo Atlético entre 2009 e 2010.

TREINO Na noite dessa terça-feira, os jogadores do Galo tiveram o único contato com o palco da partida, cuja estrutura agradou, especialmente o gramado. A grande preocupação é mesmo em relação à altitude de 3,6 mil metros de La Paz. As estratégias de Cuca não foram reveladas, já que a imprensa não teve acesso à atividade.

A pressão da torcida deve ser grande, embora exista grande distância entre as arquibancadas e o campo – separados por uma pista de atletismo. A previsão é que todos os 34 mil ingressos sejam vendidos.

Caso derrote o Tigre, o Galo estará garantido na segunda fase da Libertadores e manterá os 100% de aproveitamento no Grupo 3. Autor do primeiro gol na vitória por 2 a 1 sobre o Strongest, no Independência, na semana passada, o atacante Jô defende que a equipe tem de explorar as armas dos últimos jogos, mesmo diante das adversidades: “Nossas principais características são a inteligência e a velocidade. Temos malandragem na hora de atacar. Tocar bem a bola é fundamental para não gastar o fôlego e cansar o adversário. Esperamos que dê tudo certo”.

Diego Tardelli acredita que o contra-ataque pode ser fundamental para o Galo. “Vamos jogar da mesma forma que o Strongest em Belo Horizonte, bem fechado e explorando as saídas de bola com velocidade. Por isso, temos jogadores rápidos, como Bernard, que podem ser fundamentais”.

Sem problemas de contusão ou suspensão, Cuca mandará a campo o time que jogou na semana passada. A previsão de temperatura na hora do jogo é de 16 graus, bem acima daquela que antecedeu a partida – os termômetros chegaram a marcar 8 graus no começo da tarde de segunda-feira.

ENQUANTO ISSO...

...Fantasmas
Há uma lenda curiosa sobre o estádio do jogo desta noite, contada pelos bolivianos. Em 2002, seguranças do estádio afirmaram ter visto vultos nas ruas ao redor da arena, que acreditaram ser fantasmas. O fato foi notícia em todos os jornais locais na época e, desde então, tem aterrorizado os moradores mais supersticiosos. “Eu mesmo nunca vi. Tomara que isso não ocorra nunca mais”, conta o taxista Alberto Enriquez Gutiérrez, de 42 anos, que há 16 dirige constantemente pelas ruas próximas ao Hernando Siles.

The Strongest x Atlético

The Strongest
Vaca; Diego Bejorano, Méndez, Barrera e Torrico; Veizaga, Soliz, Chamacero e Cristaldo; Pablo Escobar e Reina
Técnico: Eduardo Villegas

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli, Jô e Bernard
Técnico: Cuca

Estádio: Hernando Siles
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Júlio Quintana (PAR)
Assistentes: Carlos Cáceres e Eduardo Cardozo (PAR)
TV: Globo e FX

A CHAVE DO JOGO
A cada partida na nova função, Diego Tardelli vem conquistando a confiança da torcida alvinegra e o prestígio com o treinador Cuca. Na altitude, sua função será marcar as perigosas saídas de bola dos bolivianos, além de municiar o ataque do Galo.

Tags: atletico galo libertadores blolivia la paz the strongest