Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Artilharia pesada e diversificada

Atlético tem média de quase três gols por jogo na temporada e dos titulares apenas Júnior César e Pierre ainda não marcaram. Para Cuca, segredo está no alto número de jogadas criadas

postado em 19/03/2013 08:30 / atualizado em 19/03/2013 10:10

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Com 25 gols em nove jogos na temporada (média de 2,77 por partida), o setor ofensivo é um dos trunfos do Atlético no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores, ajudando a equipe a se manter na briga pelo título das duas competições. Depois da goleada por 5 a 2 sobre o América, no Independência, os jogadores firmaram pacto para manter o alto rendimento e não perder a concentração, pois consideram que os compromissos passarão a ser mais complicados daqui para a frente.

Os principais goleadores alvinegros em 2013 são os atacantes Jô e Diego Tardelli, com cinco gols cada. Dos titulares, somente o lateral-esquerdo Júnior César e o volante Pierre (além do goleiro Victor) não balançaram as redes ainda – Leandro Donizete desencantou contra o Coelho. O craque Ronaldinho Gaúcho fez só um: o segundo da vitória sobre o Strongest por 2 a 1, no Horto, pela Libertadores. E os reservas Alecsandro, Rosinei, Richarlyson e Araújo também já deixaram sua marca.

Empolgado com a fase do ataque este ano, o treinador Cuca acredita que o rendimento ofensivo do Galo melhorou graças à grande quantidade de chances criadas nos 90 minutos das partidas: “Está dando gosto de ver o time se aplicar em campo, se entregar, ocupar espaços no tempo certo e sem dar chance ao adversário. Sabemos que o América jogou bem e dificultou bastante nossas ações. Mas a gente vem finalizando muitas vezes e está evoluindo, como time e como grupo”.

Jô afirma que os companheiros estão se desdobrando em campo para que o Atlético possa marcar muitos gols: “Estamos aproveitando todas as chances. A cada treino, a cada jogo, todos se esforçam para fazer o melhor pela equipe e tudo vem dando certo. Isso é fruto de um trabalho árduo e benfeito”. O atacante passou em branco no domingo, mas vem sendo decisivo, sobretudo na Libertadores.

PRIMEIRA VEZ Contra o América, o zagueiro Réver marcou três gols, repetindo os passos de Bernard, que havia encantado os argentinos do Arsenal na goleada por 5 a 2, na província de Avellaneda. É a primeira vez na carreira que o defensor balança as redes três vezes, chegando a 18 com a camisa alvinegra. Réver é o terceiro zagueiro com maior número de gols pelo Galo: William, que jogou nas décadas de 1950 e 1960, com 19, e Luisinho, ídolo nos anos 1980, com 21, estão à frente na lista.

Réver se queixou de uma pancada no tornozelo direito diante do América. Se não estiver em condições de atuar amanhã, diante do América-TO em Teófilo Otoni, em jogo adiado da quinta rodada do Estadual, será preservado para que esteja 100% nos próximos compromissos. Ele é um dos atletas que mais sofreram com a maratona de jogos – esteve presente nas nove partidas de 2013 – e com a violência dos adversários.

Em relação à atuação no domingo, ainda ontem Réver demonstrava muita satisfação. “Não caiu a ficha sobre o episódio. É muito difícil um zagueiro fazer tantos gols. Acredito que isso não deva ocorrer tão cedo. Mas estou sempre pensando nos próximos compromissos. É melhor ter a zaga menos vazada do que tentar ser artilheiro de uma competição”, brincou.