Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Réver confirma fase de artilheiro e R10 sacramenta vitória do Galo no interior

Zagueiro chega a 19 gols pelo Atlético e craque deixa sua marca em Teófilo Otoni

postado em 20/03/2013 21:29 / atualizado em 20/03/2013 22:14

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Ronaldinho Gaúcho havia jogado no interior de Minas apenas com a camisa do Flamengo, em jogos do Brasileiro'2011, em Sete Lagoas. Porém, nesta quarta-feira, o armador fez sua “estreia” fora da capital, mas dessa vez com a camisa do Atlético. Com uma assistência e um gol, o meia ajudou o Atlético a vencer o América-TO e se consolidar na vice-liderança do Campeonato Mineiro.

Em jogos em que tem dificuldade para balançar as redes, o Atlético tem um arma surpresa que tem feito a diferença: o zagueiro Réver. Depois de fazer três gols no Coelho, no último domingo, o defensor fez o primeiro tento da vitória alvinegra. Esse foi o 19º gol dele pelo Galo. O segundo gol foi de R10, que completou cruzamento de Richarlyson.

O triunfo em Teófilo deixou o Alvinegro com 15 pontos, no segundo lugar do Estadual, um atrás do Cruzeiro. Antes do duelo no Vale do Mucuri, Atlético e América-TO tinham um jogo a menos em relação aos demais. Contando Libertadores e o Estadual, essa é a nona vitória consecutiva do Atlético.

A presença de Ronaldinho Gaúcho em Teófilo Otoni causou comoção na cidade. Apesar do time da casa estar na lanterna, o público compareceu em peso ao Nassri Mattar. Na próxima rodada, o Atlético encara o Nacional, em Patos de Minas, e o América-TO visita o Tupi.

Primeiro tempo

Assim que o árbitro deu o apito inicial, o América-TO tentou a primeira jogada ofensiva com Grafite, mas a zaga cortou. A irregularidade do gramado do Nassri Mattar deixava os jogadores com dificuldade de domínio em alguns jogadas. O primeiro lance de perigo do Atlético foi aos cinco minutos, mas Bernard não conseguiu alcançar o lançamento de Marcos Rocha.

Por meio de bola, o Galo ameaçou o gol do Dragão com Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10 chutou da intermediária, mas Rafael espalmou para a linha de fundo. Com Giovanni no lugar de Victor, os atletas do América-TO arriscaram alguns chutes de fora da área para testar o goleiro alvinegro.

Aos 13 minutos, o zagueiro Leonardo Silva quase fez gol contra. Depois de cruzamento de Luciano Mourão, o defensor cortou de cabeça, mas a bola passou rente à trave. No lance, Leo Silva reclamou que foi empurrado pelo atacante Grafite.

Em jogada individual, Bernard sofreu entrada forte de Rodrigo Sena, e o defensor foi amarelado. O técnico Cuca já havia reclamado do excesso de faltas por parte dos donos da casa. Na cobrança, Leonardo Silva usou a cabeça, dessa vez contra o gol certo, mas ele jogou para fora.

Disposto a pagar com a mesma moeda, o América foi ao ataque e Grafite cabeceou com perigo, mas Giovanni defendeu. Aos 19, Rodrigo Sena bateu falta com força, mas sem direção.

Na metade do primeiro tempo, os jogadores alvinegros tinham dificuldade para penetrar na área do Dragão. A resposta dos mandantes vinha nos contra-ataques. Em alguns lances, o Galo insistia nos lançamentos longos para minimizar as dificuldades do gramado.

Em jogada pela esquerda, Tardelli driblou o marcador e cruzou, mas o goleiro tirou da cabeça de Jô. Numa jogada rápida, o atacante Luciano Mourão entrou pela direita da defesa e finalizou, porém, Giovanni defendeu com segurança.

A melhor chance do primeiro tempo veio aos 30 minutos. Ronaldinho fez jogada de pivô e deixou Tardelli de frente para o gol, mas ele parou em Rafael. Em outra disputa dos dois, Tardelli finalizou de fora da área, mas, novamente, o goleiro levou a melhor. O duelo entre os dois aconteceu pela terceira vez seguida no jogo. Após cruzamento batido por R10, Réver escorou e o camisa 9 cabeceou, mas o goleiro pegou firme.

No fim da primeira etapa, R10 teve chance de falta e isolou. Um lance polêmico do goleiro Giovanni causou reclamação por parte do Atlético. Em jogada desnecessária, o goleiro pegou uma bola que deixou dúvida se estava dentro ou fora da grande área. Porém, o América-TO não aproveitou a cobrança.

Segundo tempo


O técnico Cuca voltou para a parte final com duas alterações: Luan e Richarlyson. Saíram Junior Cesar e Pierre. Assim, o Atlético passou a ter apenas um volante de ofício: Leandro Donizete. O Dragão retornou com a mesma formação do primeiro tempo.

Na primeira chance da segunda etapa, Tardelli reencontrou Rafael, e o goleiro salvou o América-TO. Em falta batida por Luizinho, Giovanni fez a primeira intervenção após o intervalo.

O poder de assistência de R10 apareceu novamente aos três minutos. Após deixar Bernard sozinho no meio da área, o meia-atacante chutou, mas o goleiro defendeu. O armador tentou tabela com Bernard, mas o passe foi curto.

O meia Bernard faz jogada pela esquerda e, na sequência da jogada, Jô ficou com a bola, que foi cortada pela defesa. No escanteio, R10 bateu e Réver marcou: 1 a 0. Esse foi o quarto gol do zagueiro nos últimos dois jogos.

O América-TO tentou empatar com Grafite, mas Giovanni segurou firme. O segundo gol do Atlético foi aos 27 minutos. Em cruzamento de Richarlyson, Ronaldinho empurrou para as redes: 2 a 0. Na comemoração, o craque homenageou o companheiro Jô, que completa 26 anos. Nesta quinta-feira é a vez do R10 celebrar seu aniversário.

Os jogadores do Atlético pediram pênalti em Luan, mas o árbitro Igor Benbevenuto mandou seguir. Minutos depois foi a vez de Grafite pedir a marcação de uma penalidade. Aos 36, R10 perdeu chance incrível. Ele driblou o goleiro, mas enfeitou e viu a defesa ficar com a bola.

AMÉRICA-TO 0 X 2 ATLÉTICO

AMÉRICA-TO
Rafael Barrios; Iran, Araújo, Rancharia (Tiago), Luizinho e Rodrigo Sena; Felipe Dias, Leandrinho (Flávio Lopes), Luciano Mourão (Edílson); Daniel e Grafite – Técnico: Gilmar Estevam

ATLÉTICO
Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior César (Richarlyson); Pierre (Luan), Leandro Donizete, Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard (Guilherme) ; Jô. Técnico: Cuca

Motivo:
5ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MG)
Data e hora: Quarta-feira, 20 de março, às 19h30
Gols: Réver, aos 15 minutos; Ronaldinho, aos 27 minutos (Segundo Tempo)
Árbitro: Igor Junio Benbevenuto
Auxiliares: Marcus Vinicius Gomes e Marconi Helbert Vieira
Cartão Amarelo:
Rodrigo Sena, Luciano Mourão, Luizinho (América-TO); Pierre e Leandro Donizete (Atlético)
Cartão Vermelho:
Pagantes: 3.050 torcedores
Renda:

Tags: rever ronaldinho atletico mineiro