Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Com a assinatura do craque

Ronaldinho Gaúcho causa alvoroço em Teófilo Otoni e retribui carinho dos torcedores

postado em 21/03/2013 08:30 / atualizado em 21/03/2013 08:39

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Teófilo Otoni – A terra das pedras preciosas e da carne de sol se preparou durante toda a semana para receber o badalado Atlético, dono de 100% de aproveitamento na Copa Libertadores e que vem fazendo boas partidas em 2013. O entusiasmo maior era pela presença de Ronaldinho Gaúcho, que atuava pela primeira vez no interior de Minas e causou um verdadeiro alvoroço na pacata Teófilo Otoni. E o craque, que nesta quinta-feira completa 33 anos, não decepcionou, sendo decisivo na vitória do Galo por 2 a 0 sobre o América-TO, lanterna do Campeonato Mineiro, no Estádio Nassri Mattar. Com o triunfo, a diferença do Galo para o líder, Cruzeiro, caiu para um ponto.

“Diante das dificuldades que tivemos foi um resultado muito importante. Nosso objetivo era a vitória”, afirmou Ronaldinho, que dedicou o gol ao atacante Jô, que completou 26 anos ontem. “Hoje, as palmas são para ele. Mas valem para mim também”, brincou.

Desde as primeiras horas do dia, o torcedor do Vale do Mucuri exibia as camisas do Galo, esperançoso em ver Ronaldinho. Bandeiras alvinegras eram expostas na praça e nos parques de Teófilo Otoni. Pelo menos 70 policiais militares garantiram a tranquilidade da chegada da delegação atleticana ao estádio. O camisa 10 foi o último a deixar o ônibus rumo ao vestiário. Uma legião de fãs o aguardava.

Natural de Itabirinha, também no Vale do Mucuri, a estudante de engenharia Ingrid Fernandes, de 17 anos, estava ansiosa para ver o astro de perto: “A vinda dele representa alegria para os habitantes de Teófilo Otoni. Todos o conhecem no mundo inteiro e hoje (ontem) é uma chance única para aplaudi-lo”. Com uma câmera digital, um policial registrou os movimentos do R10 durante o aquecimento, à beira do campo.

Nas arquibancadas, a maioria era atleticana, até porque o Dragão vive má fase e nem de longe lembra a equipe sensação do Estadual de 2011, quando terminou em quarto lugar a fase de classificação e avançou às semifinais. Todos se acomodaram bem, já que o Corpo de Bombeiros diminuiu a capacidade do Nassri Mattar de 5 mil para 3.970 pessoas – a maioria dos ingressos foi vendida antecipadamente. Segundo estimativas da polícia, cerca de 400 torcedores ficaram do lado de fora do estádio, aguardando o fim da partida para ver o Gaúcho.

MARCAÇÃO Ronaldinho sabia que seria o jogador do Galo mais caçado em campo. Seguido de perto pelo volante Felipe Dias, ele se movimentou muito. Levantou a torcida em cobranças de faltas, duas delas bem defendidas por Raphael Barrios.

O ataque alvinegro encontrou dificuldades no primeiro tempo, principalmente devido à retranca do Dragão. Diego Tardelli (três vezes) e Bernard também tiveram chance para marcar, mas o goleiro do América-TO estava em dia inspirado, fazendo defesas espetaculares.

A persistência atleticana surtiu efeito na etapa final. Em escanteio cobrado por Ronaldinho Gaúcho, o zagueiro Réver testou com precisão para abrir o placar – foi o quarto gol do capitão no Estadual. Depois foi a vez de Ronaldinho se confirmar como o protagonista da partida. Servido por Richarlyson, que deu o passe na medida, ele completou de primeira para o fundo das redes, retribuindo todo o carinho do torcedor no Vale do Mucuri.

América-TO 0 x 2 Atlético

América-TO
Raphael Barrios; Iran, Rancharia (Thiago 26 do 2º), Araújo e Rodrigo Sena; Luizinho, Felipe Dias, Leandrinho (Flávio Lopes 34 do 2º)e Luciano Mourão (Edílson 40 do 2º) ; Daniel e Anderson Grafite
Técnico: Gilmar Estevam

Atlético
Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César (Ricarlyson, intervalo); Pierre (Luan, intervalo), Leandro Donizete e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli, Jô e Bernard (Guilherme 33 do 2º)
Técnico: Cuca

Estádio:
Nassri Mattar
Gols: Réver 15 e Ronaldinho Gaúcho 26 do 2º
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Marconi Helbert Vieira
Cartão amarelo: Rodrigo Sena, Luciano Mourão, Pierre, Leandrinho, Leandro Donizete e Luizinho
Pagantes: 3.050
Renda: R$ 95.845

VIVA

Para o goleiro Raphael Barrios, que salvou o América-TO de levar uma goleada do Galo

VAIA
Para a iluminação do Nassri Mattar. Os quatro refletores não são capazes de gerar boa visibilidade para jogadores e torcida

HERÓI DO JOGO

Ronaldinho se poupou, evitando choques com o adversário e lesões musculares no acanhado estádio. Ainda sim, teve momentos de brilho, participando dos dois lances que garantiram o importante triunfo do Galo no Vale do Mucuri

Tags: atletico galo ronaldinho gaucho campeonato mineiro