Futebol Nacional
None

REFORÇO

Mais experiência no meio

Atlético acerta por dois anos com o volante Josué, de 33 anos, que estava no Wolfsburg, da Alemanha. Jogador será inscrito pelo clube para a segunda fase da Copa Libertadores

postado em 21/03/2013 09:00 / atualizado em 21/03/2013 09:12

Ronny Hartman/AFP
Com currículo recheado de títulos importantes no cenário mundial, como a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes de 2005, além da Copa América de 2007e a Copa das Confederações de 2009 com a Seleção Brasileira, o volante Josué, de 33 anos, é a nova contratação do Atlético para a sequência da temporada 2013. O acerto foi confirmado ontem, primeiramente pela diretoria de seu ex-clube, o Wolfsburg, da Alemanha, e, em seguida, pelo presidente atleticano Alexandre Kalil.

O jogador era um sonho antigo da diretoria alvinegra, que o enxerga como um atleta experiente, com bagagem e ideal para liderar a equipe na campanha em busca do título inédito da Copa Libertadores. Ele chega no início da semana, assinará por dois anos e será inscrito para a segunda fase da Libertadores. No alvinegro, reencontrará o técnico Cuca, com quem trabalhou no Goiás, em 2003, e no São Paulo em 2005.

Nessa quarta-feira, Josué nem participou do treino do Wolfsburg e se despediu dos companheiros. Pelo clube, o volante foi campeão alemão na temporada 2008/2009. “É claro que estou triste de sair agora, mas a mudança para o Atlético é um grande desafio para minha carreira. Foram tempos maravilhosos no Wolfsburg. Sempre guardarei este clube no meu coração, já que fui muito bem recebido aqui quando cheguei. Desejo muito êxito à equipe daqui para a frente ”, disse o atleta, que deve chegar ao Brasil neste fim de semana para realizar exames médicos e assinar contrato.

“Josué é um dos jogadores mais bem-sucedidos que passou pelo Wolfsburg. Esta mudança é, para ele, uma oportunidade interessante, que nós permitimos porque ele tem dado grandes contribuições ao clube. Vamos continuar em contato com Josué e lhe desejamos boa sorte para os seus futuros empreendimentos”, frisou o gerente do Wolfsburg, Klaus Allofs.

O Atlético ainda aguarda a chegada da documentação do jogador para registrá-lo na CBF. Em janeiro, o jogador estava nos planos do presidente Alexandre Kalil, que apresentou proposta oficial aos alemães. Entretanto, o negócio não evoluiu, já que havia interesse do Wolfsburg na permanên cia do volante. A conversa entre as partes, porém, continuou, e o entendimento ocorreu agora, faltando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase da Libertadores – os mineiros, líderes do Grupo 3, estão garantidos nas oitavas de final.

Josué é o oitavo jogador contratado pelo Galo em 2013. Os outros são o zagueiro Gilberto Silva, o volante Rosinei, o armador Morais e os atacantes Diego Tardelli, Alecsandro, Luan e Araújo. Desses, o único titular é Tardelli, já que Cuca manteve a base do time que foi vice-campeão brasileiro no ano passado. Mesmo satisfeito com o grupo, o treinador já havia pedido à diretoria a contratação de um volante pegador, com força na marcação.

EQUIPE DE QUALIDADE Agora, Cuca considera que a equipe está pronta para encarar os desafios que terá pela frente: “Nosso grupo é forte e tem ótimas peças de reposição. É claro que um time que foi bem no ano passado tem de continuar jogando. Mas aos poucos vamos observando os jogadores que estão chegando para reforçar o time. O ideal é que eles continuem treinando forte para buscar seu espaço gradativamente”. (Com Superesportes)

ANÁLISE DA NOTÍCiA
Antecipando soluções
Daniel Seabra
A contratação de Josué é a antecipação da solução de um problema corriqueiro que deve se repetir no Atlético ao longo da temporada. Dificilmente os volantes passarão ilesos, principalmente de suspensões pelos cartões, nas competições que o Galo disputará neste 2013. Contando no elenco com jogadores de qualidade, que possam suprir a necessidade da posição, entre eles o igualmente experiente Gilberto Silva, que tanto pode atuar na zaga quanto no meio-campo, Cuca terá o trabalho facilitado.

PERFIL
Josué Anunciado de Oliveira
» Nascimento: 19/7/1979, em
Vitória de Santo Antão (PE)
» Altura e peso: 1,69m e 68kg
» Posição: volante
» Clubes: Goiás (1996 a 2004);
São Paulo (2005 a 2007); Wolfsburg (2007 a 2013); e Atlético (2013)
» Títulos: Campeonato Goiano'1997,
1998, 1999, 2000 e 2003, Série B do Brasileiro'1999, Copa Centro-Oeste'2000, 2001 e 2002; Campeonato Paulista'2005, Copa Libertadores'2005, Mundial de Clubes'2005, Série A do Brasileiro'2006 e 2007, Campeonato Alemão'2008-2009, Copa América'2007, Copa das Confederações'2009

Na Seleção Brasileira
» Jogos: 28
» Gols: 1

Tags: atletico galo volante josue copa libertadores campeonato mineiro