Futebol Nacional
None

Discretos, mas vitais

Sem aparecer para a torcida, Leandro Donizete e Júnior César vêm desempenhando papel elogiado por Cuca. Além da proteção à defesa, ambos se arriscam no ataque

postado em 23/03/2013 09:27 / atualizado em 23/03/2013 11:09

(RODRIGO CLEMENTE/EM/D.A PRESS)

Se o quarteto ofensivo formado por Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Jô e Bernard se tornou essencial nas últimas partidas do Atlético, há quem venha fazendo um trabalho de apoio em campo, contribuindo para o equilíbrio fundamental à equipe: os coadjuvantes. Elogiados pelo técnico Cuca, o lateral-esquerdo Júnior César e o volante Leandro Donizete assumiram funções específicas, tiveram atuações consistentes e ajudaram a garantir tanto a tranquilidade na retaguarda quanto funcionaram como peças ofensivas.

Com a liberdade de aparecer à frente quando o time tem a posse de bola, Leandro Donizete conseguiu marcar seu primeiro gol pelo Galo nos 5 a 2 sobre o América, no fim de semana, no Independência. Antes, já havia sido importante na assistência para Diego Tardelli fazer o segundo gol contra o Arsenal de Sarandí, em 26 de fevereiro, pela Copa Libertadores, em Avellaneda – o Galo goleou os argentinos por 5 a 2.

O volante quer apenas curtir a boa fase e se esquecer dos incidentes que ocorreram em casa. Na quinta-feira, no Bairro Castelo, o apartamento dele foi invadido por ladrões, que levaram relógio, computador e câmera fotográfica. No mês passado, a residência do jogador já havia sido alvo de criminosos. Uma mulher que estava no local foi rendida e os bandidos roubaram R$ 40 mil entre joias e relógios.

Mesmo que o assédio da torcida seja mais intenso com os jogadores do ataque, o volante, que completará 31 anos em maio, está satisfeito com seu rendimento na temporada. “Cheguei ao clube quieto, sem barulho, assim como o Júnior César. Ajudamos na marcação, que é nossa função mais importante, mas depois conseguimos sair para o jogo, como elemento surpresa. O nosso time é muito técnico e, por isso, conseguimos criar bastantes jogadas de ataque. O importante é manter a confiança no momento de atacar e ajudar a equipe”.

O meio-campo ainda não sabe se será poupado no compromisso diante do Nacional, amanhã, às 18h30, em Patos de Minas, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. O técnico Cuca tem a intenção de poupar os titulares mais desgastados fisicamente, mas não adiantou quem fica de fora. Somente três atletas participaram dos 10 jogos neste ano: Donizete, Marcos Rocha, Réver e Jô.

Júnior César fez 42 partidas pelo Galo, mas ainda não conseguiu balançar as redes – da formação titular, somente ele e o volante Pierre não marcaram com a camisa do Galo. O lateral explica que fazer gols não é sua função e que ele está cumprindo um papel tático importante: “O Cuca gosta de trabalhar com dois jogadores abertos, conforme a gente joga, com o Ronaldo vindo de trás, o Bernard e o Tardelli abertos e o Jô centralizado. Tem de ter uma consistência maior atrás. Ele libera mais o Marcos Rocha e eu dou uma segurada e um apoio para o Bernard ter mais liberdade. Por isso, é mais difícil subir ao ataque”. Ele deu uma assistência em 2013, para o gol de Jô contra o Arsenal.

MISTO

Apenas os reservas foram para o campo ontem à tarde, na Cidade do Galo. Como tiveram folga na quinta-feira à tarde, os que participaram do jogo em Teófilo Otoni ficaram na academia. Ronaldinho Gaúcho participou de um documentário da Fifa sobre a Copa das Confederações, cuja próxima edição será no Brasil. O camisa 10 ficará em Belo Horizonte e não irá para o Alto Paranaíba. Cuca disse que mais dois titulares (a escolha está entre Donizete, Jô, Marcos Rocha e Réver) serão poupados no jogo de amanhã.

ENQUANTO ISSO...

...fabuloso está fora

O atacante Luís Fabiano está fora do confronto com o Atlético, no Morumbi, pela última rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. O jogador foi suspenso por quatro partidas pela Conmebol pelos insultos ao árbitro Wilmar Roldan no empate com o Arsenal de Sarandí por 1 a 1, no Pacaembu. Ele levou também uma multa de cerca de R$ 10 mil. O São Paulo promete entrar com recurso para tentar reduzir a pena, mas admite que é difícil.