Futebol Nacional
None

No estilo rolo compressor

Atlético busca contra o Nacional sua décima vitória seguida na temporada. Ronaldinho está entre jogadores poupados por Cuca diante de equipe que ainda não perdeu em casa

postado em 24/03/2013 08:50

ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS -

Se a pretensão é aprimorar o entrosamento e dar variedade às opções táticas, o Atlético promete esforço extra para bater o Nacional hoje, às 18h30, em Patos de Minas, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro: seria a décima vitória consecutiva na temporada. Depois de estrear com derrota para o Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão, a equipe emplacou a série de resultados positivos e está em lua de mel com a torcida, tanto no Estadual, quanto na Libertadores.

Diante do Búfalo, o time alvinegro tenta encaminhar a classificação às semifinais do Estadual (ainda sonhando com as vantagens do primeiro lugar), para se dedicar com mais tranquilidade à Copa Libertadores, já que a competição internacional é a grande prioridade do Galo no primeiro semestre. O time não terá seu principal astro em cena. Pelo Estadual, o craque Ronaldinho só participou do duelo com a Raposa e da vitória sobre o América-TO por 2 a 0, em Teófilo Otoni, onde foi decisivo ao dar assistência para o primeiro gol, do capitão Réver, e ao marcar o segundo em belo chute.

O atacante Bernard vê o jogo contra o Nacional como oportunidade de melhorar o rendimento individual na temporada. Depois de balançar as redes três vezes contra o Arsenal de Sarandí, ele não conseguiu marcar mais pela equipe, com jejum de cinco jogos (duas contra o Strongest, Guarani, América e América-TO). “Não existe time bobo e é preciso ser humilde e saber enfrentar os adversários com inteligência. Sei que posso melhorar, já que ainda não rendi o que mostrei no ano passado. É interessante ter uma sequência de partidas para adquirir forma física e entrar em sintonia com o restante do grupo.”

O técnico Cuca avisou que poupará alguns titulares no Alto Paranaíba, pois jogadores reclamaram de cansaço muscular. É certo que Ronaldinho não vai a Patos de Minas, mas o treinador pode dar descanso ao lateral-direito Marcos Rocha, ao zagueiro Réver, ao volante Leandro Donizete e ao atacante Jô, que estiveram presentes nos 10 duelos de 2013. Pelo menos dois deles serão poupados. Os demais estarão em campo, até para que a comissão técnica dê sequência ao trabalho de avaliar alterações táticas.

Depois de ficar de fora na partida anterior por causa de dor na coxa direita, o goleiro Victor deve reassumir a posição, embora Giovanni tenha sido elogiado por Cuca e aplaudido pela torcida. O camisa 1 acredita que a versatilidade do alvinegro nas jogadas de ataque tem feito a diferença: “Além da qualidade dos jogadores, temos a bola parada muito forte, decisiva, e são situações que o Cuca gosta de trabalhar. A prova disso é que os gols de bola parada têm sido fundamentais nas competições que estamos disputando. Mas começamos a fazer gols por baixo também”.

TIME IDEAL O time viajou ontem para o Alto Paranaíba. Cuca entende que a equipe está “próxima do ideal” e que os atletas atingiram um certo grau de maturidade em campo. “Com o passar do tempo, eles pegaram confiança e conjunto. O importante é construir os resultados com paciência. Se não conseguimos marcar no primeiro tempo, o importante é não estar perdendo”, disse o treinador, que citou exemplo da partida contra o América-TO: o Galo teve dificuldade para passar pela retranca do adversário, mas dominou o segundo tempo e construiu a vitória.

O adversário
Pela invencibilidade
O Nacional ainda não perdeu em casa no Estadual e não quer dar espaço ao Atlético, já que ainda briga para entrar no grupo dos quatro primeiros. Depois de empatar sem gols com o Villa Nova no Bernard Queiroz, o Búfalo goleou o América-TO por 4 a 0 e bateu o Tupi por 2 a 1, na última rodada. Diante do Galo, o técnico Alexandre Grasseli poderá contar com três reforços importantes. O atacante Marcinho, que ficou de fora da vitória sobre o Tupi, com dor na coxa direita, retorna à equipe. Além dele, o zagueiro Wellington, liberado pelo departamento médico após se recuperar de lesão na panturrilha, e o goleiro Rafael Córdova, regularizado na CBF e na Federação Mineira, devem ser novidades.

FICHA
Nacional x Atlético

Nacional
Rodrigo Posso; Luisinho, Claudão, Luizão e Wanderson; Mancuso, Jailton, Thiago Santos e Kanu; Caleb e Vanderlei
Técnico: Alexandre Grasseli

Atlético
Victor; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Réver (Gilberto Silva) e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete (Serginho) e Luan; Diego Tardelli, Jô (Alecsandro) e Bernard
Técnico: Cuca

Estádio: Bernardo Queiroz
Horário: 18h30
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Vieira Rodrigues
TV: Pay per view

 

A CHAVE DO JOGO

ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS -

O Galo tem chegado às vitórias com jogadas por baixo e por cima. Em Patos de Minas, o técnico Cuca pode explorar outra vez os cruzamentos e os escanteios. O zagueiro Leonardo Silva (foto), que ainda não marcou gols em 2013, será muito acionado. Ele é especialista em balançar as redes pelo alto e espera que seu ponto forte seja determinante para mais um resultado positivo do Galo.