Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Guilherme deixa o banco de reservas e lidera vitória do Atlético sobre o Nacional

Armador substituiu Luan no intervalo, fez o primeiro gol e inciou a jogada do segundo, marcado por Bernard. Alecsandro fechou a conta e Caleb descontou para o Nacional

postado em 24/03/2013 20:31 / atualizado em 25/03/2013 15:24

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


Foi bastante sofrido, mas os três pontos vieram. Na noite deste domingo, o Atlético bateu o Nacional por 3 a 1, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas, e manteve a distância de um ponto para o líder Cruzeiro na classificação do Campeonato Mineiro. Mesmo com um homem a mais desde os 11 minutos do primeiro tempo – Kanu foi expulso após cometer falta em Bernard –, o Galo esbarrou na forte marcação da defesa do Búfalo e nas boas intervenções de Rodrigo Posso, que impediram um placar mais elástico pela sétima rodada do Estadual.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO CAMPEONATO MINEIRO DE 2013


O grande nome da partida veio do banco de reservas. O armador Guilherme, que entrou no lugar de Luan no intervalo do jogo, foi o principal responsável pela construção dos gols alvinegros. O primeiro foi do próprio jogador, logo a um minuto do segundo tempo. O Nacional empatou com Caleb, que recebeu passe de Marcinho e finalizou com o gol praticamente vazio aos 12’. Porém, aos 33, Guilherme apareceu novamente e participou do lance que originou o desempate, com Bernard. Ainda houve tempo para o terceiro do Galo, aos 47', marcado por Alecsandro.

Com 18 pontos – um a menos do que o Cruzeiro – Atlético segue na briga pela liderança do Campeonato Mineiro. No próximo domingo, o Galo recebe o Tupi de Juiz de Fora no Estádio Independência, a partir das 16h. No mesmo horário, o Nacional, sétimo colocado com oito pontos, volta à sua antiga casa, Nova Serrana, para enfrentar o Guarani de Divinópolis. As duas partidas são válidas pela oitava rodada do Estadual.

Galo domina primeiro tempo, mas não marca


Mesmo com quatro titulares poupados, o Atlético entrou uma equipe bastante consistente e que procurou dominar a posse de bola desde o início da partida. O Nacional, por sua vez, apostou na forte marcação para anular uma das principais jogadas alvinegras, que é a bola aérea. As ações, no entanto, quase caíram por terra aos oito minutos, quando Diego Tardelli cobrou escanteio e Réver cabeceou a bola nas mãos do goleiro Rodrigo Posso.

O lance que praticamente definiu como seria o confronto entre Nacional e Atlético aconteceu aos 11 minutos. Ao tentar tomar a bola de Bernard, o atacante Kanu deu um carrinho violento em Benrard e foi expulso de maneira justa pelo árbitro Émerson de Almeida Ferreira. A partir desse momento, o Galo se manteve no campo de ataque durante quase todo o primeiro tempo.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
O Atlético criou a primeira jogada de perigo aos 13 minutos. Após cruzamento de Carlos César, a defesa do Nacional afastou parcialmente para a entrada da área. Na sobra, Luan serviu Diego Tardelli, que, de primeira, bateu colocado para o gol. Rodrigo Posso se esticou, mas não conseguiu encontrar a bola. Para a sorte do goleiro do Nacional, ela tocou no travessão e saiu pela linha de fundo.

Três minutos depois, o Galo voltou a assustar. Richarlyson foi acionado pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para a grande área. Ao tentar cortar a bola, Luizão acabou desviando em direção ao gol, mas Rodrigo Posso estava atento e conseguiu segurar firme no canto esquerdo.

Mesmo com um jogador a mais desde os 11 minutos, o Atlético demorou a criar outra chance de perigo no primeiro tempo. Ela só veio aos 34’, com boa triangulação entre Luan, Alecsandro e Leandro Donizete. O lance terminou em finalização do camisa 8 da entrada da área e Rodrigo Posso voltou a fazer boa intervenção ao espalmar  a bola para o lado.

Nos instantes finais do primeiro tempo, o Atlético voltou a criar boa chance para abrir o marcador em Patos de Minas. Aos 46’, o zagueiro Réver recebeu a bola de costas e fez trabalho de pivô para Alecsandro. Na finalização, o atacante bateu no canto esquerdo e viu Rodrigo Posso bem posicionado para mandar a bola à linha de fundo.

Guilherme inicia caminhada da vitória e Alecsandro finaliza placar

E a expulsão de Kanu no primeiro tempo fez muita diferença a favor do Atlético. O Galo, que dominou todas ações no início da partida, seguiu em cima na etapa complementar. E primeiro gol veio com Guilherme, com pouco mais de um minuto. Ele aproveitou o rebote de Rodrigo Posso, que tentou cortar cruzamento de Richarlyson, e mandou a bola no ângulo esquerdo. Festa atleticana em Patos de Minas: 1 a 0.

Com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o Nacional foi ao ataque criou a primeira chance de perigo na partida somente aos oito minutos do segundo tempo. O volante Mancuso recebeu passe na intermediária do campo de ataque e bateu rasteiro no canto esquerdo. Victor, bem colocado, conseguiu alcançar a bola e a colocou pela linha de fundo.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
E mesmo com menos atletas em campo, o Nacional chegou ao empate em Patos de Minas aos 12 minutos. Após um passe errado seguido de descuido na marcação do Atlético, o atacante Marcinho, que substituiu Vanderlei no intervalo, deixou Réver e Pierre para trás e tentou colocar por cima de Victor, que defendeu no primeiro lance. Porém, na seqüência, o arqueiro atleticano não pôde evitar a finalização de Caleb, que emendou a bomba no meio do gol vazio: 1 a 1.

O Galo voltou a criar jogadas e teve duas chances seguidas para fazer o segundo gol. Na primeira, Guilherme soltou a bomba de fora da área e a bola passou por cima. Depois, aos 16’, Carlos César deu bom passe pala Alecsandro, que finalizou fraco à direita de Rodrigo Posso.

O jogo seguiu burocrático por bastante tempo. O Atlético tentava, a todo o momento, lançamentos longos, que eram facilmente cortados pela dupla de zagueiros Luizão e Cláudio Luís, do Nacional. Quando o Galo resolveu colocar a bola no chão, deu certo. E foi dos pés de Guilherme que surgiu a jogada do segundo gol, aos 33 minutos. Ele deu bom passe para Alecsandro, que dividiu com a defesa e viu a bola sobrar limpa para Bernard. O camisa 11 dominou com tranquilidade e tocou na saída de Rodrigo Posso: 2 a 1.

Tranquilo na partida, o Atlético não teve dificuldades para fazer o terceiro gol. Morais deu excelente passe para Bernard, que, do lado direito da grande área, encontrou Alecsandro de frente para o gol. O centroavante só teve o trabalho de empurrar a bola para a rede e fechar o marcador em Patos de Minas: 3 a 1.


NACIONAL 1X3 ATLÉTICO

NACIONAL
Rodrigo Posso; Luizinho (André aos 39 do 2ºT), Cláudio Luís, Luizão e Anderson; Mancuso (Maranhão aos 43 do 2ºT), Marcão, Thiago Santos e Caleb; Vanderlei (Marcinho, no intervalo) e Kanu
Técnico: Alexandre Grasselli

ATLÉTICO
Victor; Carlos César (Michel aos 27 do 2ºT), Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete (Morais aos 19 do 2ºT), Diego Tardelli, Luan (Guilherme, no intervalo) e Bernard; Alecsandro
Técnico: Cuca

Motivo:
sétima rodada do Campeonato Mineiro de 2013
Local: Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas
Data: domingo, 24 de março de 2013

Gols
Guilherme a 1 do 2ºT (Atlético)
Caleb aos 12 do 2ºT (Nacional)
Bernard aos 33 do 2ºT (Atlético)
Alecsandro aos 47 do 2ºT (Atlético)

Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Vieira Rodrigues

Cartões amarelos
Mancuso aos 14 do 1ºT (Nacional)
Guilherme aos 5 do 2ºT (Atlético)
Leonardo Silva aos 8 do 2ºT (Atlético)
Pierre aos 19 do 2ºT (Atlético)
Réver aos 36 do 2ºT (Atlético)

Cartão vermelho

Kanu aos 11 do 1ºT (Nacional)

Público e renda:
7.270 pagantes e R$ 232.105,00

Tags: guilherme alecsandro tardelli bernard minas de patos nacional mineiro campeonato interiormg