Futebol Nacional
None

NO CAMINHO CERTO

Para ser o número 1

Com sequência de 10 vitórias na temporada e sensação da Copa Libertadores, jogadores do Atlético não se iludem e sabem que precisam se desdobrar em campo pelo título

postado em 27/03/2013 08:00 / atualizado em 27/03/2013 08:57

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Números podem não ganhar jogo, mas são um excelente referencial para entender as conquistas no futebol. E os jogadores do Atlético, mesmo com os pés no chão, festejam a boa fase em 2013 e tentam fazer dela um estímulo para triunfar no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores. No curto prazo, o time alvinegro trabalha com ênfase em dois confrontos importantes no Independência em menos de uma semana: contra o Tupi, domingo, às 16h, pelo Estadual, e diante do Arsenal de Sarandí, na próxima quarta-feira, às 22h, pela competição internacional.

Com 10 vitórias consecutivas na temporada, a última sobre o Nacional (3 a 1), em Patos de Minas, a missão do grupo é ter tranquilidade e administrar o entusiasmo e a euforia da torcida. A marca é expressiva e faz lembrar o embalo de 1976, quando o Galo chegou a uma série ainda maior: 18 vitórias consecutivas no primeiro semestre, nas campanhas da Taça Minas Gerais e da extinta Taça Governador do Estado. O time comandado pelo técnico Barbatana contava com destaques como o zagueiro Vantuir, o volante Toninho Cerezo, o armador Paulo Isidoro e o atacante Reinaldo.

Sempre atento às estatísticas, o técnico Cuca pode quebrar seu próprio recorde no comando alvinegro. Na última temporada, a equipe venceu as 10 primeiras partidas pelo Campeonato Mineiro e pela Copa do Brasil, mas teve a sequência quebrada no empate com o Cruzeiro por 2 a 2, na Arena do Jacaré, pelo Estadual. “O time está encaixado e mantém uma base construída, acrescida de jogadores que deram melhor rendimento, como é o caso do Diego Tardelli. É evidente que o caminho ainda é longo para conquistarmos nossos objetivos, que é sermos campeões, mas estamos satisfeitos com o trabalho feito até aqui”, afirma o treinador.

Para o volante Gilberto Silva, a equipe chegou a um nível de maturidade que conquistou aos poucos, primeiramente com a manutenção de todo o grupo de 2013: “O time tem um conjunto pronto desde o ano passado. É coisa rara no Brasil manter a equipe e o clube conseguiu isso. Os dirigentes trabalharam bem e ainda conseguiram trazer reforços de peso. Esse é o segredo.”

Na tarde de terça-feira, o Atlético apresentou o volante Josué, de 33 anos, que deve ser o último reforço para o ano. Ele chega com a indicação do treinador, com quem trabalhou no Goiás em 2003, e atendeu a um desejo do pai, José Anunciado de Oliveira, admirador do Galo e de Reinaldo nos anos 1970. O atleta estava no Wolfsburg-ALE e retorna ao Brasil depois de cinco anos. “É uma readaptação. O estilo é diferente, mas em questão de dias poderei ser o Josué de antigamente e ter bom desempenho. Não quero tomar lugar de ninguém. Cheguei para contribuir e fazer o Atlético ficar ainda mais forte.”

O atleta já está registrado no Boletim Informativo Diário (BID) e à disposição de Cuca para o jogo contra o Tupi, em que Pierre estará suspenso: “Ele tem o perfil de um jogador vencedor, títulos que todos queriam ter na carreira. Tentamos trazê-lo em janeiro, mas não conseguimos. Agora, houve a expectativa e obtivemos êxito”, afirma o diretor de futebol Eduardo Maluf.

SEQUÊNCIA
O Atlético terá mudanças para pegar o Tupi. Punido com o terceiro cartão amarelo, o zagueiro Leonardo Silva cumprirá suspensão automática e Cuca adiantou que Gilberto Silva formará dupla com Réver. O experiente jogador comemora a sequência de jogos como titular. “É impossível jogar todas as partidas, por cartão, suspensão e problemas físicos. É bom sempre estar atuando para adquirir ritmo. O entrosamento com o Réver não é problema.” O armador Ronaldinho Gaúcho e o atacante Jô, poupados contra o Nacional, também retornam, a exemplo dos laterais Júnior César e Marcos Rocha.

Tags: atletico galo copa libertadores campeonato mineiro