Futebol Nacional
None

Sem deixar cair o ritmo

Nem temporal suspende treino na Cidade do Galo. Cuca dá pistas de que o volante Josué estreará domingo, contra o Tupi, e deve promover também o retorno de Ronaldinho e Jô

postado em 29/03/2013 08:24

RODRIGO CLEMENTE/EM/D.A PRESS %u2013 17/2/13
O feriado prolongado da semana santa na Grande BH começou com chuva, frio e, na Cidade do Galo, muito trabalho. Com os rostos encharcados pela tempestade da tarde de ontem, os jogadores deram sequência à preparação para o duelo com o Tupi, domingo, às 16h, no Independência, pelo Campeonato Mineiro. O técnico Cuca não sinalizou se poupará algum titular para dar prioridade ao jogo de quarta-feira contra o Arsenal, também no Horto, pela Copa Libertadores.

Hoje pela manhã o treinador começa a definir quem estará em campo diante do time de Juiz de Fora. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Pierre levaram o terceiro cartão amarelo e não enfrentam o Galo Carijó. Enquanto Gilberto Silva foi confirmado na zaga, o recém-chegado Josué tem boas chances de ser escalado no meio campo. Ele participou do treino tático de ontem ao lado de Leandro Donizete, deixando Rosinei e Serginho – que também concorrem à vaga – entre os reservas.

“ Josué é um jogador rodado, de Seleção Brasileira, muito técnico e firme na marcação. Tenho certeza de que ele fará um grande jogo se for escalado. Estou feliz de poder jogar com ele e é uma caminhada longa. Ele fará a função do primeiro volante e eu jogarei pela direita como sempre faço. Amanhã teremos uma atividade tática para ver isso melhor. Posiciona-se superbem, é volante mais habilidoso, é um líder”, elogia Donizete, que, como o capitão Réver, participou dos 11 jogos da equipe em 2013.

Cuca tem o hábito de não perder tempo em escalar logo os jogadores que indicou à diretoria, como é o caso de Josué. Em 16 de agosto de 2011, o volante Pierre chegou ao clube mineiro e três dias depois foi escalado na derrota para o Botafogo (3 a 1), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O mesmo caso ocorreu com o goleiro Victor, com o armador Ronaldinho Gaúcho e com o atacante Diego Tardelli, que tiveram prazo curto para se ambientar ao Galo e logo foram convocados para jogar.

Josué se considera pronto para atuar quando a comissão técnica decidir: “É evidente que terei problemas de adaptação, mas tudo dependerá do Cuca. Aquele que estiver em melhor momento vai jogar. Haverá disputa de vaga em todos os setores e cabe a nós continuar treinando forte e contribuir para o time”.

SECAR A RAPOSA Antes de pegar o Tupi, os jogadores do Atlético admitem que vão torcer por tropeço do Cruzeiro diante do Villa Nova, amanhã, em Nova Lima, para terem a chance de assumir a liderança do Estadual. O atacante Bernard não fez rodeios: “Sempre vou secar o Cruzeiro. Isso é muito normal. Tanto Atlético como Cruzeiro costumam secar o rival. Temos de estar atentos à partida do nosso adversário, mas queremos fazer nossa parte também. Mas esperamos que venha uma derrota ou empate, porque o jogo deles será bem difícil”.

Poupados na vitória sobre o Nacional por 3 a 1, em Patos de Minas, os laterais Marcos Rocha e Júnior César, o armador Ronaldinho Gaúcho e o atacante Jô devem voltar à equipe.