Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Hora de mostrar serviço

Desfalque de Bernard abre oportunidade para o atacante Luan no time atleticano. Alagoano será titular na partida contra o Arsenal, no Independência, pela Libertadores

postado em 02/04/2013 08:30 / atualizado em 02/04/2013 08:32

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Com a ausência do xodó Bernard, que se recupera de luxação no ombro esquerdo, a oportunidade caiu no colo de outro jogador baixinho e arisco do Atlético: o alagoano Luan, de 22 anos. Ele será a aposta do Galo diante do Arsenal, de Sarandí, nesta quarta-feira, às 22h, no Independência, pelo Grupo 3 da Copa Libertadores. Testado como titular em duas partidas do Campeonato Mineiro, Luan vive a expectativa de começar jogando numa competição de maior visibilidade e quer aproveitar a ausência do dono da posição (que só deve voltar em três semanas) para mostrar seu valor ao técnico Cuca e à torcida alvinegra.

Fã de Ronaldinho Gaúcho e do espanhol Xavi, justamente pela boa fase do Barcelona nos últimos anos, o atacante sabe que a concorrência no grupo é grande e que, por isso, as chances não podem ser desperdiçadas. O contrato de cinco anos com o alvinegro é o primeiro salto na carreira do alagoano, que passou por clubes de menor expressão no Brasil (Sorocaba, Comercial-SP e Ponte Preta), além do Basel, da Suíça.

Luan está ciente de que será mais cobrado e lamenta a ausência de Bernard: “Jogador precisa ter a cobrança cedo e não sou diferente. Às vezes, gosto de ver os vídeos dos jogos para saber onde errei ou acertei. É importante ter uma autocrítica das atuações. Temos responsabilidade todos os dias quando chegamos para treinar, e precisamos estar bem sempre, com a autoestima em alta, para ajudar a equipe e estar à disposição. O time está bem e o Bernard é um grande jogador, que vem fazendo história no Galo. Espero que ele possa voltar jogo, porque é importante para a equipe”.

Ele despontou na Ponte Preta no Campeonato Brasileiro do ano passado (marcou dois gols) e foi o primeiro reforço anunciado pela diretoria atleticana para esta temporada – os valores não foram revelados. Aos poucos, supera as dificuldades e vai se adaptando ao clube e à pressão da torcida. Embora atue no setor ofensivo, Luan afirmou que seu principal objetivo não é balançar as redes: “Eu me sinto em casa e trabalho com dedicação para ajudar o grupo. Não sou de fazer muito gols e sim de ajudar a equipe de qualquer jeito. Quando o time ganha, o ambiente fica tranquilo e tudo se torna melhor”.

MUDANÇAS O volante Pierre retorna ao Galo diante do Arsenal. Ele cumpriu suspensão automática na goleada sobre o Tupi (4 a 1) e entrará no lugar de Josué, que não está inscrito nesta fase da Libertadores. Outra novidade é o retorno de Leonardo Silva à zaga, ao lado de Réver. Assim, o experiente Gilberto Silva volta ao banco de reservas.

Pierre alerta sobre as dificuldades e o estilo de jogar do Arsenal: “Contra o São Paulo, o adversário mostrou como ele se comporta fora de casa. É uma equipe fechada, mas que aposta nos contra-ataques e tem jogadores rápidos, que definem bem na frente. Precisamos de paciência e tranquilidade, porque sabemos encarar esses jogos de catimba. Não podemos entrar relaxados. Temos de estar preparados para a guerra”.

Na tarde dessa segunda-feira, os titulares fizeram apenas trabalho regenerativo, enquanto os demais participaram de treino tático, observado de longe por Cuca. Hoje, o treinador comanda um recreativo e confirmará os 11 titulares para a partida de de quarta-feira.

ENQUANTO ISSO...
...Confiança na recuperação
O atacante Bernard se submeteu a um exame de imagem ontem à noite para detectar a gravidade da lesão no ombro esquerdo, sofrida na vitória sobre o Tupi. O resultado deve sair hoje. Com semblante mais animado, ele esteve na Cidade do Galo à tarde – até saiu dirigindo o próprio carro – para iniciar o tratamento médico. Bernard não quis dar declarações, mas garantiu estar bem e confiante na recuperação. A previsão é de que o prata da casa fique pelo menos três semanas fora dos gramados, desfalcando o Galo, no mínimo, nas próximas cinco partidas.

O ADVERSÁRIO
Vencer ou vencer
Para continuar com chances de garantir a vaga nas oitavas de final da Libertadores, o Arsenal, de Sarandí, não tem outra opção senão bater o Atlético fora de casa. Com quatro pontos e em terceiro lugar no grupo (é superado pelo São Paulo), o time argentino encerrará a primeira fase enfrentando o Strongest, em Avellaneda. A delegação azul e roxa deixará Buenos Aires na manhã de hoje em voo fretado, com previsão de desembarque em Belo Horizonte no fim da tarde. Caso os atletas estejam em boas condições físicas, haverá treino de reconhecimento do gramado do Independência à noite. O técnico Gustavo Alfaro deve repetir os titulares que empataram por 1 a 1 com o Belgrano, em Córdoba, pelo Campeonato Argentino, com destaque para o zagueiro Braghieri (autor do gol do time de Sarandí) e para o armador colombiano Carbonero, que atravessa boa fase. O atacante Benedetto se recuperou de um problema no tendão direito e vai para o jogo contra o Galo.

Tags: atletico galo copa libertadores bernard luan