Futebol Nacional
None

CONFUSÃO NO INDEPENDÊNCIA

Especialistas acreditam que Atlético não corre risco de punição da Conmebol

Arsenal pode ter sanção severa, mas Galo pode se manter tranquilo sobre o caso

postado em 05/04/2013 08:11 / atualizado em 04/04/2013 19:40

REUTERS/Bruno Cantini

O Arsenal já aguarda alguma punição da Conmebol pelo fato de ter entrado em choque com a Polícia Militar de Minas Gerais, quarta-feira, no Independência, pela Copa Libertadores. Já o Atlético se diz tranquilo em relação ao ocorrido. Especialistas em direito esportivo acreditam que o clube alvinegro teve uma conduta adequada antes, durante e depois do jogo.

Como não teve participação no incidente, o Galo não deve ser punido. “Estive no estádio. Na minha opinião, o Atlético não falhou em termos de estrutura, segurança e logística. Não vi falha do Atlético que poderia dar uma responsabilidade da ação da polícia para o mandante. O Atlético é detentor da praça de desporto, tudo o que pode acontecer no Independência é responsabilidade do Atlético. Torcedor é responsabilidade do clube, por exemplo. Agora, ato de policial, em tese, não é competência do clube. Clube não tem competência de coibir a ação policial. O clube contrata para que a polícia aja no regimento dela”, afirma ao Superesportes Paulo Bracks, auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

A competência para analisar e julgar os acontecimentos no Independência é da Conmebol, organizadora da Copa Libertadores. O tribunal da entidade é novo, criado em janeiro. Segundo Paulo Bracks, a falta de um histórico de atuação do mesmo dificulta a previsão do que poderá acontecer.

Apesar de considerar que o Atlético não deve ser punido, Bracks ressalta: “O clube é responsável pela segurança e ordem no interior e nas imediações do estádio. Se a Conmebol quiser imputar o Atlético do que aconteceu, pode. Seria justo? Acho que não”.

O secretário-geral da Conmebol, José Luis Meiszner, condenou a atuação da PMMG e disse que o tribunal da entidade poderá dar punições muito severas, sem especificar a quem.

Mas o presidente do Tribunal Disciplinar da Conmebol, Caio Rocha, diz que o Galo deve manter a tranquilidade em relação ao caso. No entanto, ele não participará da questão por ser brasileiro.

“Pelo o que eu vi dos acontecimentos, acredito que não. O Atlético não contribuiu. Pelo contrário, jogou futebol, ganhou a partida por 5 a 2 e acho que o Atlético, nesse caso, não corre nenhum tipo de risco”, disse à Rádio Itatiaia.

Arsenal


O clube argentino, por outro lado, deve ser punido. O regulamento disciplinar da Conmebol condena, eu seu Artigo 5, denominado “Princípios de conduta”, a confusão do Arsenal no Horto. O Artigo 10 mostra qual sanção o time de Julito Grondona pode ter.

Artigo 5 – Princípios de conduta

Comportar-se de maneira agressiva ou insultante
Cometer um ato de violência ou agressão

Artigo – 10 Infrações e sanções por comportamentos impróprios

Suspensão de pelo menos cinco partidas da competição ou por um período de tempo específico por uma agressão ou depreciação que seja considerado como grave pelos órgãos disciplinares.