Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Antes questionado, hoje peça fundamental

Jô se transforma numa das principais armas do Atlético e mesmo nas partidas em quen não marca gols vem se especializando como garçom, ajudando time a balançar as redes

postado em 05/04/2013 08:15 / atualizado em 05/04/2013 09:01

Se no ano passado ele foi bastante criticado pelas atuações no returno do Campeonato Brasileiro, o centroavante Jô agora vive fase destacada no Atlético. O jogador adaptou-se muito bem à função de pivô e tem sido fundamental para o alvinegro neste início de temporada. Diante do Arsenal de Sarandí, em jogo de volta do Grupo 3 da Copa Libertadores, no Independência, na quarta-feira, ele não marcou gols. Mas participou da maior parte das jogadas que resultaram na goleada do Galo por 5 a 2 até ser substituído por Alecsandro no segundo tempo.

Jô remete aos companheiros e, especialmente, ao técnico Cuca, a responsabilidade pelo bom momento na Libertadores e no Campeonato Mineiro. Segundo o atacante, a mudança de postura da equipe e o novo estilo implantando pelo treinador são os segredos do sucesso atleticano. “Acho que é resultado da inteligência da nossa equipe, que divide responsabilidades. Ontem (quarta-feira), eu não consegui fazer o gol, mas ajudei com passes e com o que eu pude fazer de melhor. Estamos nos movimentando mais neste ano e essa movimentação acaba confundindo o adversário. Essa rotatividade tem sido importante. Não manter uma posição fixa nos dá possibilidades de jogadas e o time, graças a Deus, está muito bem.”

Já classificado para as oitavas de final, com 100% de aproveitamento e 15 pontos, o Galo assegura a liderança geral do torneio com pelo menos um empate diante do São Paulo, dia 17, no Morumbi. Jô afirma que não esperava campanha tão brilhante na competição, mas que o título sempre fez parte dos planos do alvinegro. “Quando nos apresentamos no início do ano, sabíamos que nosso grupo era forte. Claro que não imaginávamos uma campanha tão boa, mas queremos entrar para a história do Atlético. Então, a gente tem de pensar em ganhar sempre para isso acontecer.”

O jogador só lamenta que o triunfo de quarta-feira tenha sido ofuscado pela confusão entre os argentinos e a Polícia Militar logo depois da partida. “Lamentável. Pelo futebol que a gente jogou, pela vitória, tudo isso ficou muito apagado. A catimba dos argentinos é histórica e teve mais um episódio. Eles têm de ser punidos, e a gente tem de ter frieza. Precisamos continuar com essa inteligência. O brasileiro sempre foi mais inteligente. Não por acaso o Brasil é cinco vezes campeão do mundo. Se eles querem brigar, deveriam ir para o UFC.”

Estadual O Galo volta as atenções agora para o Campeonato Mineiro. Vai enfrentar o Boa, domingo, às 16h, no Independência. Cuca, que já não contará com o armador Ronaldinho Gaúcho e zagueiro Réver, convocados para o amistoso contra a Bolívia, no sábado, em Santa Cruz de la Sierra, perdeu o atacante Diego Tardelli. O jogador machucou a coxa direita na partida contra os “hermanos”. Fez exame de imagem ontem à noite. Hoje os médicos avaliarão a extensão da lesão no músculo posterior e indicarão o tratamento que será feito e o tempo que o jogador ficará parado. Ele está vetado para o confronto do Estadual.

R10 e Réver seguem hoje para o Rio, onde se apresentarão ao técnico Luiz Felipe Scolari. Cuca vai definir os substitutos dos três jogadores em treino na Cidade do Galo nesta tarde. Luan permanece no lugar de Bernard, que se recupera de luxação no ombro esquerdo.

Reconhecimento da Fifa
O site da Fifa se ateve ao que de melhor ocorreu no Horto e foi só elogios aos 100% de aproveitamento do Atlético na Libertadores. “A melhor campanha, o ataque mais produtivo (16 gols), o futebol mais vistoso, impecável até o momento”, descreve o texto. “É nesta passada que vai o Atlético Mineiro no torneio continental, vencendo o Arsenal de Sarandí novamente por 5 a 2, no Independência, onde o time se comporta praticamente de forma imbatível”, sintetizou a nota. O informe aponta Ronaldinho Gaúcho novamente como o destaque do Galo, “marcando dois gols – o segundo deles, uma pintura”. O texto observa que o alvinegro, ao somar 15 pontos, restando apenas uma rodada para a conclusão da fase de grupos, só pode ser superado no primeiro lugar geral pelo Vélez Sarsfield-ARG, com 12. O clube argentino, também classificado para as oitavas de final, receberá o Emelec em Buenos Aires, enquanto o Galo sai para enfrentar o São Paulo.