Futebol Nacional
None

Laboratório valendo pontos

Com jogadores na Seleção e atletas contundidos, Cuca usa partida de amanhã contra o Boa para testar novo meio campo e formação diferente no ataque atleticano

postado em 06/04/2013 09:01

Se as partidas da Copa Libertadores não permitem testes ou erros, o técnico Cuca aproveita o Campeonato Mineiro para ensaiar novas formações desde que chegou ao Atlético há um ano e sete meses. Ele usará o duelo de amanhã contra o Boa, às 16h, no Independência, para ver em ação pela primeira vez o trio de volantes Pierre, Leandro Donizete e Josué. No setor ofensivo, o treinador escalará outro tripé, formado por Luan, Jô e Guilherme, que terá a missão de manter a média de três gols por partida na temporada.

O time alvinegro ainda sonha com o primeiro lugar na classificação geral do Estadual, até para ter vantagem de jogar por dois empates nas semifinais e finais ou mesmo por vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Para isso, teria de torcer contra o líder, Cruzeiro, que vai enfrentar o América. No ano passado, o Galo conquistou o Mineiro depois de fazer a melhor campanha na fase inicial.

“Nos últimos anos, a maioria das equipes que tiveram o melhor aproveitamento chegou ao título. É uma vantagem importante e precisamos lutar por ela até o fim”, ressalta o atacante Guilherme, que começou como titular na goleada sobre o América por 5 a 2, no Horto, e agora vive a expectativa de conquistar a confiança de Cuca e ter a chance de estrear na Copa Libertadores. “Tenho de aproveitar essas oportunidades para melhorar as condições físicas e técnicas”, diz o jogador.

O Galo terá quatro desfalques diante do time de Varginha: o zagueiro Réver e o armador Ronaldinho Gaúcho defenderão a Seleção Brasileira hoje no amistoso contra a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, e os atacantes Diego Tardelli e Bernard estão no departamento médico. O camisa 9 sofreu estiramento na coxa direita e ficará de 10 a 15 dias ausente dos gramados. Sua presença é incerta no confronto com o São Paulo, dia 17, no Morumbi, pela Libertadores.

Cuca entende que a equipe deve sempre trabalhar as variações táticas: “Precisamos pensar em partidas futuras e decisivas e hoje fiz um trabalho tático e escalo uma formação diferente, pouco usada. A gente tem trabalhado o time de forma homogênea, tentando suprir a carência com atletas da mesma característica, mas é importante mudar conforme nossa necessidade. É claro que falta ritmo a alguns, mas acredito que o time está arrumadinho e pronto para encarar os desafios”.

MOTIVAÇÃO

 

A preparação tática de ontem na Cidade do Galo foi prejudicada pela chuva. Cuca treinou o grupo apenas por 30 minutos, com titulares e reservas separados. Hoje a atividade será pela manhã.

O treinador quer que os atletas tenham a mesma motivação da Libertadores, em que o Galo mantém 100% de aproveitamento e está classificado à segunda fase como primeiro lugar do Grupo 3: “Se vacilarmos, seremos prejudicados no futuro. Nossa responsabilidade é grande e ninguém ganhou nada ainda. Estamos mostrando um futebol bonito e se mantivermos esse nível temos chance de ter êxito no ano”.