Futebol Nacional
None

Bernard: da surpresa na promoção ao profissional à inesperada vaga na Seleção

Relembre a trajetória do atacante do Galo, convocado para a Copa das Confederações

postado em 16/05/2013 09:29 / atualizado em 15/05/2013 19:27

[COMPARACAO1]


Janeiro de 2011. Bernard se preparava para a disputa da Copa São Paulo. Antes de entrar no campo de treinamentos dos juniores, uma surpresa: acabara de ser chamado pelo técnico Dorival Júnior para integrar o grupo profissional do Atlético (Relembre: Surpreendido com promoção, Bernard promete dedicação máxima no profissional).

O misto de surpresa e alegria viria a se repetir dois anos e cinco meses depois. Na terça-feira passada, o jogador do Galo, que estava na casa de amigos em São Paulo, recebeu a notícia da convocação para defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações (Relembre: Copa das Confederações: Felipão chama Réver e Bernard; Ronaldinho está fora).

Entre esses dois episódios, muitos outros marcaram a curta carreira do atacante de 20 anos.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A estreia com a camisa alvinegra foi em 23 de março de 2011. No empate por 1 a 1 com o Uberaba, Bernard atuou improvisado de lateral-direito (Relembre: Jovem Bernard supera nervosismo e mostra personalidade na estreia no Galo).

Foi umas das vítimas da má fase da equipe no Campeonato Brasileiro. Perdeu espaço e só voltou a ganhar chances com a chegada de Cuca, em agosto (Relembre: Meia Bernard quer superar fase ruim do time e conquistar seu espaço).

Cresceu junto com a equipe. Rapidamente surgiu a primeira proposta, recusada (Relembre: Atlético recusa proposta de 4 milhões de euros por Bernard). Em novembro, os números subiram ainda mais, com nova recusa do clube (Relembre: Alexandre Kalil recusa proposta de sete milhões de euros por Bernard). Terminou a temporada valorizado (Relembre: Empresa de consultoria aponta valorização de Bernard superior a 500%).

Faltava marcar o primeiro gol pelo Atlético. Ele só saiu em 2012 (Relembre: Jovem Bernard desencanta e marca primeiro gol como profissional do Atlético). A primeira lesão séria o tirou dos gramados por dois meses (Relembre: Médico do Atlético explica lesão muscular incomum sofrida pelo armador Bernard).

A chegada de Ronaldinho Gaúcho, em junho do ano passado, elevou o futebol do jovem atacante. De fã, Bernard passou a ser parceiro de R10 (Relembre: Bernard, que já matou aula para ver R49 jogar, diz que vai correr pelo ídolo). Ronaldinho já previa o nascimento de um craque (Relembre: R49 exalta Bernard: 'Alegria participar do nascimento de mais um craque'). O reconhecimento internacional começava (Relembre: Revelação do Galo ganha destaque no site da Fifa: "Bernard, entre os grandes").

Os bastidores começavam a ficar mais agitados (Relembre: Bernard revela conversa com empresa 9ine, de Ronaldo, e tem novo empresário). As propostas não paravam (Relembre: Com proposta do exterior, Bernard deixa mensagem enigmática no Twitter).

AFP PHOTO / Juan Mabromata
Em novembro, a Seleção Brasileira virava realidade (Relembre: Atlético tem três convocados para a Seleção que vai encarar Argentina). A valorização não parava (Relembre: Estudo diz que Bernard é o jogador brasileiro com maior valorização em 2012). O assédio também não (Relembre: Ingleses apontam Bernard como um dos principais alvos na "janela 2013"). Foi eleito a revelação do futebol brasileiro em 2012 (Relembre: Galo tem quatro jogadores na seleção do Brasileirão e Bernard é eleito a revelação).

Mantido para a disputa da Copa Libertadores, o atacante se destacou no primeiro jogo fora do Brasil (Relembre: No primeiro jogo internacional pelo Galo, Bernard brilha com três gols marcados).

Uma luxação no ombro passou a ser o novo obstáculo (Relembre: Bernard sofre luxação no ombro e deve ficar fora dos jogos do Galo por 3 semanas). Nada que interrompesse a carreira do atacante e o assédio internacional (Relembre: Jornal alemão informa que Borussia ofereceu 12 milhões de euros por Bernard). Ele procurou manter-se afastado das especulações (Relembre: Bernard diz que saída é especulação e só vai conversar sobre 'algo definitivo').

E esta semana, festejou a convocação para a Copa das Confederações (Relembre: Meia-atacante Bernard dedica convocação ao Atlético e ao treinador Cuca).