Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

O dilema de Cuca

Com viagem marcada para o México, onde enfrentará o Tijuana na semana que vem pela Libertadores, Cuca avalia hipótese de poupar titulares na decisão com Cruzeiro

postado em 16/05/2013 08:00 / atualizado em 16/05/2013 08:47

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A confirmação de que o Tijuana (MEX) será o adversário do Atlético nas quartas de final da Copa Libertadores começa a provocar enormes dúvidas na cabeça do técnico Cuca. Ciente de que a longa viagem ao México será desgastante e que a prioridade do alvinegro é a competição internacional, o treinador convive com um dilema de peso: poupar ou não titulares na finalíssima do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro, domingo, às 16h, no Mineirão. O medo é perder peças importantes por contusão e a equipe viajar sem a mesma força dos últimos jogos. O confronto está inicialmente previsto para quarta-feira.

No Estadual, o Galo venceu o primeiro duelo por 3 a 0 e pode perder para a Raposa por dois gols de diferença que ainda assim conquistará o título. A vantagem é expressiva, mas, em se tratando de um clássico, o fato de entrar em campo com time misto divide opiniões entre os jogadores e no próprio clube. Até porque isso poderia ser interpretado como um “ato de desrespeito” por parte da diretoria e do grupo celeste. Mas existe o receio de prejudicar também a preparação para a partida internacional, frustrando a torcida e abalando a imagem da comissão técnica em caso de um eventual fracasso contra os mexicanos fora de casa.

Ídolo atleticano, Ronaldinho Gaúcho já tem sua convicção: “De jeito nenhum. A gente vem batalhando por título desde o início e tenta entrar para a história do clube. Vamos com força máxima. Começamos bem, mas faltam 90 minutos para ser campeão. Mas quem sabe se tem de poupar ou não é o Cuca”. Próximo de conquistar sua primeira taça pelo Galo, o craque afirmou ter atuado em gramados sintéticos nos tempos de Barcelona e nas tradicionais peladas de fim de ano e garantiu que os atletas não se abalarão diante das duas partidas complicadas.

Cuca não dá sinais do que pretende fazer no fim de semana, até porque somente hoje deve comandar um treino tático com vistas ao clássico. Quando o atacante Bernard machucou o ombro esquerdo na goleada sobre o Tupi e ficou quatro semanas de fora, o treinador mostrou-se arrependido por ter escalado força máxima no Estadual. “Fizemos o que achamos certo naquele momento”, justificou na época em que perdeu o prata da casa.

O atacante Jô compartilha da opinião do amigo Ronaldinho: “A nossa vantagem contra o Cruzeiro é boa e considerável, mas temos de mostrar total cuidado e cautela. Temos de pensar primeiramente neste compromisso, que é um jogo muito importante para nossa carreira. Podemos conquistar o título, o primeiro pelo clube. Fomos orientados pela comissão técnica a pensar assim e só depois nos concentrar na partida com o Tijuana. É óbvio que o clube está cuidado da parte de logística para que a viagem não seja tão desgastante”.

RETORNO

Leonardo Silva voltou aos treinos ontem à tarde, na Cidade do Galo. Ele usou uma proteção na mão direita, fraturada na goleada sobre o Tombense por 5 a 1 pelas semifinais do Campeonato Mineiro, há uma semana e meia. O atleta desfalcou o time mineiro nos dois jogos contra o São Paulo pelas oitavas de final da Libertadores, e contra o Cruzeiro no primeiro confronto da final mineira. Cuca ainda não antecipou o retorno do defensor, que pode ser preservado para o duelo com o Tijuana. Nesse caso, Gilberto Silva continuaria sendo o companheiro de Réver.

ENQUANTO ISSO...

...Plantão em Lourdes

Entusiasmados com a goleada alvinegra no jogo de ida por 3 a 0, no Independência, os atleticanos lotaram as filas da bilheteria da sede de Lourdes na manhã de ontem para comprar ingressos para a finalíssima de domingo contra Cruzeiro, no Mineirão. Os postos ficaram abertos desde as 10h. A venda ocorreu sem problemas. A vendedora Mayara Rayza (foto), de 26 anos, prevê que o Galo terá outra vitória expressiva diante do maior rival: "Estou confiante, sobretudo pelo futebol de primeira do time. Vai ser outro 3 a 0, sem dúvida, para coroar essa campanha maravilhosa". O atendimento será mantido hoje e amanhã das 10h às 20h. Os alvinegros que adquirirem bilhetes no setor corporativo da Minas Arena não poderão utilizar camisas da equipe, seguindo determinação da Polícia Militar.