Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Esperança na bagagem

Depois de festejar o bicampeonato Mineiro, Atlético embarca para viagem de 19 horas ao México, onde quinta-feira enfrenta o Tijuana pelas quartas de final da Libertadores

postado em 21/05/2013 08:00 / atualizado em 21/05/2013 08:32

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O clima foi de festa. Sob o incentivo de cerca de 300 torcedores, os jogadores do Atlético embarcaram ontem para Tijuana, no México, a 9.705 quilômetros de Belo Horizonte. A delegação deve chegar no começo da tarde de hoje. A ordem será descansar para repor as energias depois do primeiro desafio, as quase 19 horas de viagem, para em seguida entrar no clima de mais uma decisão: o primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores, quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília). O duelo de volta será na outra quinta-feira, às 22h, no Independência. O Galo eliminou o São Paulo com vitórias por 2 a 1 e 4 a 1, enquanto o Tijuana bateu o Palmeiras, com empate por 0 a 0 em casa e vitória por 2 a 1 no Pacaembu.

Depois de comemorar até a madrugada o título de bicampeões mineiros sobre o Cruzeiro, os jogadores voltaram à Cidade do Galo no meio da tarde e às 18h seguiram para o aeroporto de Confins, onde chegaram às 19h. Lá foram recepcionados por atleticanos (muitos uniformizados) ainda empolgados pela conquista do Estadual. Houve cinco minutos de euforia. Desde a chegada do ônibus – Josué e Luan foram os primeiros a descer, e Ronaldinho e Jô, os últimos – à circulação rumo à sala de embarque. Richarlyson, com quadro alérgico e de sinusite, não viajou com o grupo. Ele deve ser substituído por Júnior César.

O ambiente era de muita confiança. A meta agora é chegar às semifinais, igualando a melhor campanha de sua história na competição, em 1978, quando o Galo disputou um triangular com a participação do Boca Juniors (foi o campeão) e do River Plate, ambos da Argentina. Terminou em segundo lugar. Na final, o Boca venceu o Deportivo Cáli, da Colômbia, depois de 0 a 0 na primeira partida e 4 a 0 na segunda.

Antes de partir para o México, Cuca deixou claro qual é a prioridade: “Libertadores”. Não citou que domingo, às 18h30, estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, em que terá uma formação basicamente mista. O armador Guilherme, recuperado de contusão, será um dos relacionados. “A gente fica orgulhoso quando vê como a equipe jogou. Mostra que estamos no caminho certo”, disse, referindo-se ao desempenho na decisão contra o Cruzeiro, mesmo com a derrota por 2 a 1 na última partida, mas que garantiu o bicampeonato, já que no Independência goleou por 3 a 0. Ele prevê dificuldades em Tijuana: “O caminho é difícil. Faltam mais quatro jogos e queremos ser campeões”.

Cuca destacou o que o torcedor mais gostou de ouvir: “O desempenho só tende a melhorar durante a temporada”, o que será necessário para chegar ao titulo inédito, porque o grau de exigência vai aumentar. “É natural que com dois anos de casa você saiba o caminho, os jogadores me conhecem e o futebol só tende a evoluir”. Para ele, não será problema jogar em grama sintética, porque vê o piso do Mineirão bem próximo do que terá na quinta-feira. O time fará uma preparação amanhã no local da partida: “Talvez esse não seja o principal adversário. Vamos precisar é de descansar muito até a hora do jogo”.

RECUPERAÇÃO

Além da ausência de Richarlyson, uma das mudanças na delegação em relação ao grupo relacionado para a decisão contra o Cruzeiro foi Pierre (estava suspenso por causa do terceiro cartão amarelo). Já Rosinei não embarcou, por cumprir suspensão automática devido à expulsão na vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo. O médico Rodrigo Lasmar afirma que Jô teve torção leve no tornozelo direito, mas iniciou o tratamento à base de gelo e ontem estava melhor, caminhando sem dificuldades.