Futebol Nacional
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EM ASCENSÃO

Tijuana, de apenas seis anos, tem cinco lojas oficiais e programa de sócio-torcedor

Abraçado pela cidade, clube se consolida com projeto mercadológico atuante

postado em 21/05/2013 09:48 / atualizado em 21/05/2013 11:19

Thiago Castro/EM/D. A Press


Thiago de Castro

Enviado especial a Tijuana, no México

Fundado em 2007, o Tijuana mostra franca ascensão no futebol mexicano e internacional. A rápida expansão dentro de campo é acompanhada por um trabalho de fortalecimento da marca atuante nos bastidores.

Na capital da Baixa Califórnia, já são cinco lojas oficiais com diversos produtos licenciados do Tijuana. Desde a camisa oficial do clube até produtos mais baratos, como caneta, pen drive, adesivo, canecas e roupas de passeio são encontrados.

Além de apostar nas lojas oficiais, o Tijuana já conta com programa de sócio-torcedor, chamado "Xolopass", que tem benefícios como possibilidade de compra antecipada de ingressos para jogos. O clube não informa quantos sócios tem.

Para o jogo desta quinta-feira, por exemplo, contra o Atlético, os donos do cartão "Xolopass" puderam comprar os ingressos entre os dias 17 e 20 deste mês de forma exclusiva. A partir desta terça-feira, os torcedores "comuns" conseguem os bilhetes.

“Antigamente, a cidade era voltada para o beisebol. Mas foi criado o clube, há seis anos. A população se entregou de uma forma muito intensa. A cidade para quando o Tijuana joga e o estádio fica sempre lotado. Já estão querendo aumentar a capacidade, porque muita gente fica fora”, afirma Felipe Jimenez, de 34 anos, especialista em logística.

Diversos bares e restaurantes usam o clube local como atrativo, com faixas anunciando que transmitem as partidas ao vivo. Apesar de jovem, o Tijuana tem grande apreço da população.