Futebol Nacional
None

NA ESTREIA

Cuca vai de mistão

Atlético esquece, temporariamente, a Copa Libertadores e técnico já prepara time sem alguns titulares para estreia neste domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira

postado em 25/05/2013 07:54 / atualizado em 25/05/2013 08:09

Thiago de Castro/EM/D.A Press


Thiago de Castro
Enviado especial a Tijuana, no México

Tijuana (MEX) – Passado o sufoco diante do Tijuana, o Atlético agora volta, parcialmente, suas atenções para a estreia no Campeonato Brasileiro, que acontece amanhã, às 18h30, diante do Coritiba, no Couto Pereira. De olho no título inédito da Copa Libertadores, o técnico Cuca, no entanto, não esconde que a prioridade do alvinegro no momento é o torneio continental. Por isso pretende poupar titulares na primeira rodada da competição nacional.

Ronaldinho Gaúcho, Jô e Bernard, que sentiu uma fisgada na coxa esquerda diante do time mexicano, devem ser preservados. Já o volante Serginho e os armadores Leleu e Guilherme foram chamados pelo treinador para completar o grupo que seguiu do México direto para Curitiba ontem.

O embarque dos atleticanos na capital da Baixa Califórnia com destino ao Paraná foi bem mais tranquilo do que a chegada. Poucos torcedores e curiosos despediram-se da equipe de Cuca, que arrancou um empate heroico por 2 a 2 com o Tijuana, quinta-feira, no Estádio Caliente, na partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores – na volta, no Independência, o Galo pode empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 que se classifica. Alguns até conseguiram tirar a sonhada foto com o astro R10, que desceu sorridente do ônibus da delegação alvinegra.

Sem Ronaldinho e Bernard diante do Coxa, Cuca pode optar por escalar três volantes. O atacante Diego Tardelli, que tem sido um dos principais nomes do alvinegro na Libertadores, neste caso, deve ser o responsável pela criação. A chance também pode ser dada, outra vez, a Guilherme, pouco aproveitado na temporada. Apesar da mudança, o treinador prometeu, logo depois do jogo com o Tijuana, um bom resultado no Paraná. “Vamos priorizar a Libertadores e poupar alguns, mas vamos começar o Brasileiro com o pé direito.”

FORÇA A confiança de Cuca é resultado do comportamento do grupo diante de situações adversas. O Atlético tem se mostrado forte emocionalmente. “No ano passado, no Brasileiro, viramos jogos incríveis em cima da hora. Foram muitos. É uma equipe aguerrida. Há um ano e meio ou dois, tomava um gol e se abatia muito. Hoje é uma equipe madura”, afirmou o treinador.

O técnico, no entanto, confessou o medo que sentiu diante da possibilidade de seu time ser eliminado na Libertadores. “Os jogadores não entenderam o campo, a marcação. O 1 a 0 estava de bom tamanho, mas daí começou o segundo tempo e tomamos o segundo gol. Deu um medo danado de levar o terceiro e sair da competição. No intervalo, falamos para jogar, fazer um gol. E o nosso segundo tempo foi melhor. Fomos premiados com a atitude briosa dos jogadores”.

O zagueiro Leonardo Silva, que ficou à disposição de Cuca no banco de reservas diante do Tijuana, também confia na maturidade dos companheiros para iniciar o Nacional com um triunfo diante do Coritiba. “Agora é pensar no Campeonato Brasileiro. Temos um jogo difícil contra o Coritiba e vamos confiar na força do grupo para conseguir um bom resultado.”

Tags: coritiba ronaldinho serie a campeonato brasileiro