Futebol Nacional
None

Agora mais que o vice

Depois de terminar em segundo lugar no ano passado, Atlético começa caminhada no Nacional hoje contra o Coritiba e pensamento nesta temporada é conquistar o caneco

postado em 26/05/2013 09:14

 (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press-16/4/13)

Vice-campeão no ano passado, o Atlético inicia hoje a luta pelo tão almejado título do Campeonato Brasileiro, diante do Coritiba, às 18h30, no Couto Pereira. Depois do título mineiro e da boa campanha na Libertadores, o alvinegro inicia a competição como um dos favoritos. Mas mesmo disposto a lutar pela taça do Nacional, o time de Cuca será, diante do Coxa, um pouco diferente daquele que fez a melhor campanha na fase de grupos do torneio continental. O Galo está bem próximo de assegurar vaga nas semifinais dessa competição – depois do empate por 2 a 2 com o Tijuana, no México, precisa de nova igualdade por 0 a 0 ou 1 a 1 na volta, no Independência, quinta-feira, para avançar. Por causa disso, o treinador decidiu poupar alguns de seus principais titulares no jogo de hoje.

O armador Ronaldinho Gaúcho e o atacante Jô não enfrentarão o Coxa. Por opção do técnico, o zagueiro Gilberto Silva também está fora do confronto e Leonardo Silva vai reassumir a vaga ao lado de Réver. “Agora é pensar no Campeonato Brasileiro. Temos um jogo difícil contra o Coritiba e vamos confiar na força do grupo para conseguir um bom resultado”, comentou Leo Silva, recuperado de fratura em um dedo da mão direita.

Já Bernard, que sentiu dores na coxa esquerda durante o jogo contra o Tijuana, também deve ficar de fora da estreia. O jogador foi substituído por Luan no início do segundo tempo da partida contra os mexicanos. Cuca ainda não confirmou se ele ficará de fora do confronto.

Com a ausência de R10 nesta noite, Guilherme, pouco aproveitado na atual temporada, pode ganhar mais uma oportunidade entre os titulares. Ele não viajou para o México na semana passada para enfrentar o Tijuana, mas foi convocado pelo treinador sexta-feira, juntamente com o também armador Leleu e o volante Serginho. Os três encontraram-se com o grupo que retornava do México, ontem, em Coritiba. O atacante Alecsandro deve assumir a vaga de Jô, e Luan, automaticamente, será o substituto de Bernard se Cuca optar por poupá-lo.

TRIUNFO ASSEGURADO

O técnico assegura que, mesmo com um time misto, o Galo tem condições de vencer a primeira partida. Pelo menos é o que ele espera dos jogadores, que tentam esquecer a Libertadores provisoriamente. Ele aposta suas fichas, sobretudo, em Diego Tardelli, que vive excelente fase no alvinegro. “O Tardelli tem rendido bem na direita e tem jogos em que o jogador encontra o melhor lado”, avaliou o técnico.

O atacante destacou sua importância para o time e espera conseguir desenvolver seu melhor jogo diante do Coxa. “Acabo atrapalhando o sistema do adversário porque me movimento bastante. Tenho qualidade no passe e, quando estou bem fisicamente, posso voltar e ajudar na marcação.”

O retrospecto do Galo em estreias na competição é favorável. Desde que o sistema por pontos corridos foi adotado, em 2003, o Atlético jamais foi derrotado na primeira partida. Incluindo a Série B em 2006, venceu seis das 10 partidas de estreia e empatou quatro.

FICHA TÉCNICA
Coritiba X Atlético

Coritiba
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Pereira e Dênis Neves; Junior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo e Deivid
Técnico: Marquinhos Santos

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Leandro Donizete, Luan e Guilherme; Diego Tardelli e Alecsandro
Técnico: Cuca

Estádio: Couto Pereira
Horário: 18h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Jackson L. Massarra dos Santos (RJ)
TV: Sportv e Pay per view

A CHAVE DO JOGO

Artilheiro da Libertadores ao lado de Jô, o atacante Diego Tardelli tem sido fundamental na campanha do Atlético na temporada. O jogador já balançou as redes rivais no torneio continental seis vezes e tem participado dos principais contra-ataques. É uma das apostas de Cuca para estrear com triunfo no Brasileiro.