Futebol Nacional
None

Rasteira no último minuto

Atlético sai na frente do Coritiba, no Couto Pereira, mas não mantém o ritmo e acaba derrotado na estreia. Gol do triunfo do Coxa foi marcado aos 46min do segundo tempo

postado em 27/05/2013 08:35 / atualizado em 27/05/2013 08:52

Cansaço, desgaste físico, falta de entrosamento do time misto, bola diferente? Tudo isso pode ter influenciado para a estreia com derrota de virada (2 a 1) do Atlético no Campeonato Brasileiro, ontem, no Couto Pereira, diante do Coritiba. Mas não serve como desculpa para o tropeço. Houve falhas técnicas e táticas, além do brio do Coxa, que não desistiu e acabou premiado com o gol do triunfo aos 46min do segundo tempo.

O atacante Bernard foi um dos que reconheceram a atuação ruim. Admitiu, inclusive, que tem jogado abaixo do esperado há três partidas. “Mas sei onde preciso melhorar.”

O atual vice-campeão brasileiro começou sua trajetória na competição mais importante do país com um susto, mas não terá tempo para lamentar, até porque precisa se concentrar novamente na Copa Libertadores – quinta-feira, encara o Tijuana-MEX, no Independência, na partida de volta das quartas de final. Logo em seguida, voltará a campo pelo Brasileiro: domingo, enfrenta o São Paulo, também no Horto, pela terceira rodada. O jogo da segunda, contra o Grêmio, foi adiado para 9 de junho, na Arena do Jacaré, por causa da participação alvinegra no torneio continental.

Em Curitiba, foi o duelo do bicampeão mineiro contra o tetracampeão paranaense. O Galo, time com o futebol mais elogiado no Brasil, contra um adversário cabisbaixo, depois da eliminação na Copa do Brasil. Com a bola rolando, no entanto, as forças se equivaleram. Os paranaenses se impuseram logo ao apito inicial do árbitro, com mais posse de bola.

Já os comandados de Cuca demoraram a se encontrar. O trio formado por Tardelli, Luan e Bernard pecou no entrosamento. Carlos César e Junior César também sentiram dificuldades e tiveram trabalho com o ataque adversário, que explorou bem as laterais. Nos 20 minutos finais do primeiro tempo, contudo, o Galo cresceu e passou a incomodar mais, obrigando o Coxa a diminuir o ritmo. O lance mais perigoso dessa etapa foi dos paranaenses, com Júnior Urso exigindo grande defesa de Victor.

A nova formação do Atlético pesou. Sem Ronaldinho Gaúcho e Jô, o Galo ainda perdeu Leandro Donizete que, expulso na última rodada do Brasileiro’2012 diante do Cruzeiro ( vitória alvinegra por 3 a 2), foi vetado pela diretoria por precaução. Ele foi absolvido em julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas não tinha cumprido a suspensão automática em competição nacional, por isso ficou de fora. Assim, faltou o toque de bola criativo e de qualidade dos atleticanos, sobrando marcação.

CASTIGO


Todos os gols da partida saíram no segundo tempo, quando a partida ganhou em emoção. Tardelli cobrou falta, a bola quicou e enganou o goleiro Vanderlei: 1 a 0 para o Galo. Pouco depois, foi a fez de o Coritiba empatar, com Deivid, que apareceu livre na área. O castigo veio aos 46min, com Arthur. Depois da derrota, Cuca destacou: “O resultado foi doído por termos perdido aos 46, mas no México vencemos aos 46. Assim é o futebol. Quinta temos uma pedreira e domingo outra”. Que sirva de alerta: há 10 anos o Atlético não perdia em estreias no Brasileiro.

TRIO CHILENO NA LIBERTADORES

A partida entre Atlético e Tijuana-MEX, quinta-feira, às 22h, no Independência, pela rodada de volta das quartas de final da Copa Libertadores, vai ter arbitragem chilena. Patricio Polic será responsável por apitar o jogo decisivo. Ele será auxiliado pelos compatriotas Juan Maturana e Raul Orellana. Como empatou por 2 a 2 na casa dos mexicanos, o Galo se classifica com igualdades por 0 a 0 ou 1 a 1, além de vitória por qualquer placar. Novo empate por 2 a 2 levará a definição do classificado para os pênaltis.

Coritiba 2 x 1 Atlético

Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Dênis Neves; Júnior Urso, Gil, Robinho (Bottinelli 22 do 2º) e Alex (Lincoln 33 do 2º); Geraldo e Deivid (Arthur 42 do 2º)
Técnico: Marquinhos Santos

Atlético: Victor; Carlos César (Serginho 21 do 2º), Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Josué, Luan e Bernard (Leleu 30 d0 2º); Diego Tardelli e Alecsandro (Guilherme 36 do 2º)
Técnico: Cuca

Estádio: Couto Pereira
Gols: Diego Tardelli 5, Deivid 8 e Arthur 46 do 2º
Cartão amarelo: Geraldo, Alecsandro, Josué e Diego Tardelli
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Jackson L. Massarra dos Santos (RJ)
Pagantes: 14.189
Renda: R$ 206.204

Viva
Para a entrega dos jogadores do Atlético, como Josué, que, apesar do cansaço da viagem ao México espantaram o desgaste com vontade e luta em campo

Vaia
Para a arbitragem do Wagner do Nascimento Magalhães, que adotou critérios diferentes para suas marcações, errando para os dois lados

Vilão A falta de entrosamento do time misto do Atlético foi visível. Os jogadores que entraram como titulares sentiram a falta de ritmo e pecaram na produção