Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

De olho no gaúcho

Bolada que levou no rosto no primeiro jogo contra o Tjuana ainda incomoda R10. O craque foi liberado do treino e encaminhado para exames

postado em 28/05/2013 08:30 / atualizado em 28/05/2013 09:10

Passada a derrota para o Coritiba por 2 a 1, pela estreia no Campeonato Brasileiro, o Atlético inicia efetivamente hoje os preparativos para o jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores contra o Tijuana, às 22h de quinta-feira, no Independência. Em razão do empate por 2 a 2 no confronto no México, ao Galo bastam as igualdades por 0 a 0 ou 1 a 1 para avançar às semifinais, além de vitória por qualquer placar. O técnico Cuca, que comemorava a possibilidade de contar com todos os titulares na partida, tem uma preocupação de última hora.

O olho esquerdo do armador Ronaldinho Gaúcho permanece inchado. Ele se machucou na primeira partida contra o Tijuana, ao levar uma bolada, e foi poupado na rodada de abertura do Brasileiro. Ontem, R10 foi à Cidade do Galo e liberado das atividades em seguida, para consultar um oftalmologista.

Segundo o médico Rodrigo Lasmar, é necessário o diagnóstico de um especialista para saber se o jogador poderá enfrentar os Xolos. “A recomendação foi esta até para sabermos qual tratamento será dado. O olho dele melhorou bastante em relação ao dia em que machucou, mas não sou oftalmologista”, ponderou, lembrando que Tostão, ex-ponta de lança do arquirrival, Cruzeiro, sofreu descolamento de retina também do olho esquerdo depois de levar uma bolada do zagueiro Ditão. O lance ocorreu em jogo contra o Corinthians, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, no Pacaembu, em 1969.

Segundo a imprensa carioca, Ronaldinho teria aproveitado a folga do fim de semana, ao lado de Jô (também liberado por Cuca), em uma festa em sua casa no Rio. Questionado sobre o assunto, o atacante respondeu de forma evasiva. “De folga. A partir de hoje (ontem) é que começa a concentração. É um jogo muito importante para darmos outro passo em busca do nosso objetivo.”

Polêmica à parte, Jô espera confronto difícil contra os Xolos, mas confia na força do Galo para avançar no torneio continental, e dos torcedores, que prometem lotar o estádio do Horto. “A gente viu que a equipe do Tijuana é boa, marca bem. Mas sabemos que com a força da torcida podemos conquistar a classificação.”

O atacante garante que não é intenção do alvinegro jogar com o regulamento. O objetivo do Galo é confirmar a classificação com um triunfo convincente. “Conseguimos o empate com gols, resultado muito importante, e agora jogamos por dois resultados. Mas dentro de casa temos de nos impor, como sempre, e respeitando a equipe deles.”

DE VOLTA Para o jogo, Richarlyson pode retornar à lateral esquerda. Ele se recuperou de uma infecção na testa e treinou normalmente ontem. O problema começou antes do clássico decisivo do Campeonato Mineiro, mas mesmo assim ele enfrentou o Cruzeiro. Usou uma touca durante a partida para proteger o local. Contudo, a situação se agravou e ele desfalcou o time diante do Tijuana e do Coritiba, por determinação médica.

Richarlyson conta que suspeitava de sinusite, mas ao consultar um oftalmologista foi diagnosticada infecção próxima ao olho. “Ele me disse que a lesão poderia afetar a retina no futuro, entrei em desespero, pois queria jogar, ajudar, mas fiquei preocupado em dar um passo e me arrepender depois. Fiquei em casa abatido e triste, mas torcendo. Agora estou 100% e quero aproveitar a chance quando tiver para continuar fazendo o meu trabalho.”

Cuca liberou todos os jogadores que enfrentaram o Coxa tão logo desembarcaram ontem, em Confins. Os que foram poupados e que atuaram pouco treinaram no CT de Vespasiano.

E MAIS...
Serginho no Sul
O volante Serginho fez contra o Coritiba, pela estreia do Galo no Brasileiro, o último jogo com a camisa alvinegra este ano. O jogador está em Santa Catarina para fazer exames médicos e, se aprovado, ficará emprestado até o fim do ano ao Criciúma. O clube catarinense já anunciou a contratação. No fim de 2012, a cúpula alvinegra recebeu proposta do futebol russo pelo volante, mas a negociação não progrediu. O armador Morais também deve deixar o Atlético, pelo qual fez três partidas em 2013.

Pânico
O atacante Diego Tardelli retuiutou ontem à noite post de um torcedor sobre a campanha Caiu no Horto, tá morto, disseminada desde ontem nas redes. Nela os atleticanos são conclamados a ir para o estádio, quinta-feira, com máscaras do filme de terror Pânico e camisas pretas. “ Imagina 20 mil torcedores no Independência, contra o Tijuana, com máscaras e roupas pretas do Galo”. Comentário de Tardelli sobre a ideia: “Vixiii!!!”.

O ADVERSÁRIO
Técnico de saída
O confronto com o Atlético poderá ser o último do técnico Antonio Mohamed à frente do Tijuana. O argentino afirmou que, por causa de problemas pessoais, vai deixar a equipe assim que os Xolos encerrarem sua participação na Libertadores. “Não vou sair por causa de alguma oferta. É apenas porque sinto muita falta da minha família e vou retornar à Argentina.” Ele já se despediu dos torcedores pelo twitter, embora tente manter uma postura otimista em relação ao jogo no Horto: “Vamos buscar a vitória, confio no grupo. Demonstramos que podemos ganhar em qualquer campo, do México e da América do Sul”. Segundo a imprensa argentina, Mohamed é o mais cotado para assumir o Huracán, time que comandou em 2005 e 2006. O Tijuana desembarcou ontem à noite em BH, depois de 22 horas de viagem. O armador Fidel Martínez até postou foto no Twitter durante o jantar do grupo em um hotel da capital.

VANTAGEM COLOMBIANA
O primeiro semifinalista da Libertadores vai sair hoje, do confronto entre o colombiano Independiente Santa Fé e o peruano Real Garcilaso, às 22h, no Estádio El Campín, em Bogotá. O Santa Fé venceu o primeiro jogo, em Cusco, por 3 a 1, e pode perder até por 2 a 0 que se classifica. O Real, por sua vez, tem de golear por mais de três gols de diferença ou ganhar por dois gols a partir de 4 a 2. Se devolver o 3 a 1, forçará a disputa de pênaltis. Pela tabela, quem ficar com a vaga encararia o vencedor de Fluminense x Olimpia nas semifinais. Mas se o tricolor carioca e o Atlético avançarem na competição, eles se enfrentarão na próxima fase.