Futebol Nacional
None

ANÁLISE

Cuca vê Atlético 'nervoso' em campo, mas reconhece bom desempenho do Tijuana

Técnico diz que qualidade do time mexicano valorizou a classificação do Galo no Horto

postado em 31/05/2013 01:41 / atualizado em 31/05/2013 02:43

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Nos pés do goleiro Victor, o Atlético garantiu a classificação para a semifinal da Copa Libertadores após empatar em 1 a 1 com o Tijuana, nesta quinta-feira, no Independência. O bordão “caiu no Horto, tá morto!”, constantemente utilizado pelos torcedores alvinegros, quase caiu por terra. Aos 47 minutos do segundo tempo, os mexicanos estiveram bem próximos da vitória, mas Riascos acabou desperdiçando cobrança de pênalti. Para o técnico Cuca, os principais fatores para as dificuldades sofridas por sua equipe foram a tensão e o nervosismo, principalmente no segundo tempo.

“Um jogo dramático, tenso e nervoso. O time foi assim durante o jogo, diferentemente do toque de bola e da tranquilidade que a gente teve na maioria dos jogos desta temporada e do ano passado também”, disse o treinador. Apesar da falta de calma, ele ressaltou os momentos de domínio de sua equipe no primeiro tempo. “Demoramos cerca de 15 minutos para entrar no jogo. Apesar do gol sofrido, nós estávamos com o controle do jogo. Era uma questão de tempo para a equipe se acalmar, tocar a bola e empatar”, completou.

O segundo tempo, no entanto, foi motivo de muita preocupação. O Galo encontrou dificuldades para vencer a marcação do Tijuana, que mesmo com esquema tático diferente – o técnico Antonio Mohamed colocou o atacante Fidel Martinez no lugar do zagueiro Ortíz e passou do 3-5-2 para o 4-4-2 –, apresentou grande força defensiva e ameaçou bastante nos contra-ataques. Assim, o goleiro Victor, em duas oportunidades, evitou o que poderia ser a eliminação atleticana em casa.

“No segundo tempo, o fato de eles estarem inteiros nos causou dificuldade. O Richarlyson e o Réver disputaram a mesma bola, sem comunicação, e eles quase fizeram o gol em um lance que o Victor salvou. Na sequência nós criamos algumas chances para fazer o segundo gol e perdemos. No final nós perdemos uma bola aérea e ficamos sem a sobra. O pênalti aconteceu”, analisou Cuca, que ainda se referiu ao lance crucial do jogo, aos 47 minutos da etapa complementar.

“Foi um jogo histórico com o goleiro pegando um pênalti aos 47 com o pé. Esse grupo merece passar adiante por tudo que temos feito. Fomos abençoados hoje. Temos que ter um pouco de sorte na vida. Há muito tempo o Atlético chega, bate, tenta e não dá e hoje parecia mais uma noite daquelas. Mas quem sabe nós tenhamos sido ajudados por essa bola não ter entrado e que esse seja o jogo da Libertadores”, completou.

O técnico do Galo ainda enalteceu a qualidade do Tijuana, que se apresentou com muita qualidade no Independência. “Não conseguimos jogar o que jogamos muito em função do adversário também. Movimenta, passa a bola, marca bem, sai no contra-ataque. Não é à toa que é o atual campeão mexicano e perdeu só uma partida na Libertadores. Temos de valorizar também o adversário”, finalizou.