Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Trinca antes da pausa

Ainda sem vencer no Brasileiro, Galo busca sequência de três triunfos até a parada do campeonato para disputa da Copa das Confederações. Primeiro desafio é o Vasco

postado em 05/06/2013 08:00 / atualizado em 05/06/2013 09:06

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

De folga na Libertadores até o fim da Copa das Confederações, o Atlético volta a jogar hoje pelo Campeonato Brasileiro em busca de primeiro triunfo no Nacional: encara o Vasco, às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quarta rodada. O Galo ainda não engrenou na competição, conquistando apenas um dos seis pontos que disputou – tem um jogo a menos, já que a partida contra o Grêmio, pela segunda rodada, foi adiada – e está na penúltima colocação.

A justificativa para o início nada empolgante é o desgaste consequente do ritmo intenso na temporada. A equipe de Cuca foi campeã mineira e classificou-se às semifinais do torneio continental, que é considerado prioridade no planejamento. Mas é bom começar a vencer para conseguir melhor classificação antes da pausa no Brasileiro.

Além do Vasco, o Galo vai enfrentar o Grêmio, em Sete Lagoas, e o Santos, na Vila Belmiro. Depois, só voltará a jogar em 6 de julho, contra o Criciúma, no Independência. Três dias antes, enfrentará o Newell’s Old Boys pela partida de ida das semifinais da Libertadores, na Argentina. Três vitórias seriam importantes para dar mais tranquilidade ao time e, sobretudo, à torcida, que não tem boas recordações da última vez em que o Atlético passou por situação semelhante, em 2010.

Na ocasião, o Galo, comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, ocupava o 18º lugar quando o Brasileiro parou em razão da Copa do Mundo da África do Sul. Vencera apenas dois dos sete jogos disputados e havia sido eliminado na Copa do Brasil pelo Santos. Passado o Mundial, o time não conseguiu engrenar no campeonato. Ocupava a 17ª colocação quando o treinador foi demitido, depois de goleada por 5 a 1 sofrida para o Fluminense, no Rio. O alvinegro só conseguiu se livrar do risco de rebaixamento na penúltima rodada, quando derrotou o Goiás por 3 a 1, sob o comando de Dorival Júnior.

O que pesa a favor do Atlético é a qualidade do time atual. A equipe de Cuca é superior à de 2010. Talvez por isso os jogadores estejam incomodados com a ausência de triunfos. “Incomoda porque a gente se acostumou a ganhar jogos e a ganhar bem. A gente fica se cobrando para melhorar. Todo mundo sabe que precisa melhorar”, assegura o atacante Jô, artilheiro do Galo na temporada, com 12 gols (seis no Estadual e o restante na Libertadores).

FORÇA NO MEIO

Diante do Vasco, no entanto, Cuca não contará com o armador Ronaldinho Gaúcho e o atacante Diego Tardelli. Os dois serão poupados. Diante disso, Guilherme ganhará nova chance no meio-campo e Luan foi escolhido para substituir Tardelli. Sem Bernard, que está na Seleção Brasileira, o treinador vai escalar três volantes, com a entrada de Josué. “Muda um pouco a nossa forma de jogar, mas o time ganha no setor no setor defensivo, na marcação. Para os jogos fora de casa, a equipe precisa ganhar força no meio-campo”, argumentou o escolhido. No lugar do zagueiro Réver, que também está na Seleção, entra Gilberto Silva.

E MAIS...


Venda antecipada
Os sócios do Galo na Veia Prata poderão comprar ingresso para o jogo contra o Grêmio (adiado da segunda rodada do Brasileiro) hoje, das 10h às 20h, na sede de Lourdes. Os bilhetes custam R$ 50. Será vendido apenas uma entrada por cartão. A partida será domingo, às 18h30, na Arena do Jacaré.

Datas confirmadas
A Fifa divulgou ontem a tabela do Mundial de Clubes, que será disputado de 11 a 21 de dezembro, no Marrocos. Os quatro primeiros jogos serão disputado em Agadir e os quatro últimos em Marrakech. O anfitrião Raja Casablanca abrirá o torneio contra o Auckland City, campeão da Oceania. Campeão da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique vai estrear no dia 17, já na semifinal, contra adversário ainda indefinido. O Monterrey, vencedor da Concacaf, aguarda sorteio. Três vagas ainda estão em aberto. Uma delas será do campeão da Libertadores, que também entrará na semifinal, no dia 18, contra adversário a definir. Os classificados de África e Ásia sairão no início de novembro.

Vasco x Atlético

Vasco
Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Nei (Dyeson); Fellipe Bastos, Sandro Silva, Dakson (Carlos Alberto) e Pedro Ken; Edmílson e Tenorio
Técnico: Paulo Autuori

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Josué e Guilherme; Luan e Jô
Técnico: Cuca

Estádio: Raulino de Oliveira
Horário: 21h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Vicente Romano Neto (SP)
TV: Pay per view

CHAVE DO JOGO

Com a ausência de Bernard, que serve à Seleção Brasileira, Luan é a aposta de Cuca para manter o ritmo do setor ofensivo. O jogador é veloz, embora menos técnico, e pode dar trabalho aos defensores vascaínos