Futebol Nacional
None

ANIVERSÁRIO

De olho em grande título para coroar carreira, técnico Cuca completa 50 anos

Treinador alia virtudes na armação tática do Atlético e no trato com os jogadores

postado em 06/06/2013 08:05 / atualizado em 06/06/2013 13:24

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Religioso, sim. Aplicado no trabalho, também. Supersticioso, talvez. Mas entre uma e outra característica, Cuca quer ser lembrado como um grande campeão. Nesta sexta-feira, o técnico completa 50 anos e, se puder fazer algum pedido, a taça da Libertadores com certeza será lembrada.

A afirmação de Cuca como grande nome entre técnicos do futebol brasileiro acontece no Atlético. Desde 2009, quando salvou o Fluminense do rebaixamento para a Série B de forma heroica, acumula bons resultados. Aos 50 anos, o treinador agora busca títulos de expressão no Galo para cravar de vez seu nome na história e deixar rótulos no passado.

Como ponto positivo, Cuca mostra o amadurecimento para aliar virtudes dentro e fora de campo. No Atlético, o treinador tem se destacado taticamente, com futebol ofensivo nacionalmente elogiado. E o comandante alvinegro também tem como ponto chave para o seu sucesso o bom trato com o grupo de jogadores.

“Eu gosto de ser amigo do jogador. E o jogador ser parceiro meu. A gente se dá bem e consegue ter um trabalho a longo prazo”, afirma o técnico.

Diego Tardelli, que já havia trabalhado com Cuca no São Paulo, atesta a importância do treinador para o Galo. “Posso dizer que ele nos deixa muito à vontade, sabe conversar com os jogadores, decidir a hora certa das concentrações, viagens, treinamentos. É muito importante para o momento que o clube vive”, relata.

Depois de salvar o Fluminense em 2009, Cuca chegou ao vice-campeonato nacional pelo Cruzeiro, em 2010, e pelo Atlético, ano passado. Ele ainda conquistou três Campeonatos Mineiros. Agora, o objetivo é, aos 50 anos, coroar o momento positivo com uma conquista de grande porte, como a Copa Libertadores. A próxima parada é a semifinal, contra o Newell's Old Boys, da Argentina, em julho.